terça-feira, 7 de outubro de 2014

Aposentadoria

Meus queridos colegas,funcionários,alunos e alunas

Eu estava relutante para escrever este texto.Não foi pela falta das palavras, mas pela grande quantidade delas que habitavam minha mente o tempo todo.Mas vamos lá. 

Chegou o tão esperado dia para qualquer profissional, depois de uma longa e diária jornada de trabalho,depois de muito aguardar : a tão ansiada aposentadoria. 

Tudo o que eu sinto neste momento é um misto de alegria e ao mesmo tempo de tristeza.Sinto-me alegre por ter cumprido com o papel de educadora , defendendo uma educação de qualidade ,ainda que com parcos recursos, sem a devida valorização profissional ,mas que nunca se deixou abater por fatores externos ,pois   sempre gostei do que fazia com muito respeito a todos.Por outro lado,surge uma pontinha de  tristeza  ,quando relembro os momentos felizes e os dedicados colegas, alunos e funcionários do Centro de Ensino Médio 01 de Sobradinho que comigo conviveram nesses anos de luta. Foram os pilares de meu crescimento como pessoa e profissional que hoje eu sou.

Jamais me esquecerei das batalhas que travamos, da preparação,da execução e da conclusão dos árduos trabalhos interdisciplinares,das festinhas,das discussões nas reuniões de cooordenação,dos conselhos de classe,da tristeza e choro na perda de colegas e funcionários,das alegrias e dos momentos de tensão dentro do nosso Ginásio. Tudo representou mais experiència , mais crescimento e mais amadurecimento  a cada ano.

Eu olho para trás e vejo ainda os colegas que se foram dessa vida e com os quais mantive ótimos relacionamentos de amizade,quando estavam entre nós.Lembro-me bem de suas feições e de seus princípios pelos quais lutavam.Que Deus olhe por todos eles.Contribuíram também para que eu me tornasse essa pessoa de hoje.Outros colegas também que não se encontram mais na escola e que ,atualmente,trabalham em outra instituição de ensino ou que se aposentaram antes ,também tiveram sua merecida parcela de contribuição em minha vida.Cada um com seu modo de pensar e agir, preparou os alicerces de meu crescimento profissional.

Porém jamais deixarei que se apague em mim  o espírito de luta.Inquieta como sou, desejo me inserir em outras áreas,sem me esquecer de tudo que eu aprendi ao lado de cada um de vocês ,na escola.Portanto, agradeço às turmas pelas homengens que me fizeram  ,assim também à escola que homenageou os aposentados.Foi emocionante ver tudo aquilo e sentir tudo o que eu senti.

Enfim, estou com um espírito de leveza, sem dor na consciência porque cumpri minha função de maneira honesta e com muita devoção .Aposentar-se é algo de bom,principalmente quando nós ainda estamos lúcidos e com toda a energia.Quero que experimentem tudo o que eu estou vivendo agora.É algo sensacional!

Eu espero que os alunos sigam sua caminhada de sucesso rumo à felicidade no campo profissional,pois não existe coisa melhor que você trabalhar naquilo que escolheu como profissão.Sintam-se abraçados e sejam felizes.Se precisarem de meu auxílio, é só me procurarem no email que lhes passei em sala .

Um beijo a todos
Que Deus os proteja sempre.
Muito obrigada por tudo,meus grandes colegas,meus fiéis e grandes amigos, meus grandes alunos.

Calendário de provas do PAS-UnB

Atenção,alunos!
Calendário
29 de setembro a 13 de outubro: período de inscrições

7 de novembro: data-limite para pagamento da taxa de inscrição

23 de novembro: às 13h, prova da terceira etapa do Subprograma 2012

6 de dezembro: às 13h, prova da segunda etapa do Subprograma 2013

7 de dezembro: às 13h, prova da primeira etapa do Subprograma 2014

Inscrições para o PAS-UnB 2014

PAS, agora, com cotas raciais
Pela primeira vez, o sistema valerá no Programa de Avaliação Seriada. As inscrições para os candidatos da 3ª série do ensino médio começam na próxima segunda-feira e vão até 13 de outubro. No total, são 2,1 mil vagas em 97 graduações oferecidas nos quatro câmpus da UnB

Ana Paula Lisboa
Publicação: 24/09/2014 12:07 Atualização: 24/09/2014 13:39
Bruna disputará uma vaga para biomedicina pelo sistema de cotas: %u201CÉ uma oportunidade que pretendo aproveitar%u201D. Jhon quer cursar farmácia, mas avalia que terá mais chances pelo sistema universal (Minervino Júnior/CB/D.A Press)
Bruna disputará uma vaga para biomedicina pelo sistema de cotas: "É uma oportunidade que pretendo aproveitar". Jhon quer cursar farmácia, mas avalia que terá mais chances pelo sistema universal

Alunos das três séries do ensino médio podem se preparar para se inscreverem no Programa de Avaliação Seriada (PAS) da Universidade de Brasília (UnB). O Centro de Seleção e de Promoção de Eventos (Cespe) publicou os editais para as três etapas do programa na última sexta-feira, e as inscrições começam na próxima segunda-feira (29) e terminam em 13 de outubro. Os inscritos para a terceira etapa do Subprogama 2012 concorrem a 2.106 vagas em 97 graduações nos quatro câmpus da instituição (Darcy Ribeiro, Ceilândia, Gama e Planaltina).
Esta será a primeira vez em que o PAS adota o sistema de cotas para negros, para o qual ficam reservadas 132 vagas. Para as cotas de escolas públicas, válidas desde 2012, estão reservadas 833 oportunidades. Os candidatos do sistema universal concorrem a 1.141 cadeiras. Na 3ª série do ensino médio, Bruna Coutinho, 17 anos, busca uma vaga para biomedicina pelo PAS. Ela acredita que as cotas raciais são uma alternativa para a inclusão e vai se inscrever para as vagas do sistema. “É uma oportunidade que pretendo aproveitar. É uma possibilidade para me ajudar na aprovação”, afirma.
Jhon Willatan Saraiva, 17 anos, dedica seis horas diárias além do colégio para a última etapa da avaliação seriada. Apesar de acreditar que o sistema de cotas é uma forma eficaz de incluir afrodescendentes na universidade, ele acha uma desvantagem concorrer pelo sistema. “Para o curso que eu quero, farmácia, o número de vagas universais é maior do que para cotas. Então, prefiro tentar no sistema que oferece mais oportunidade”, conta.
O decano de Ensino de Graduação da UnB Mauro Luiz Rabelo explica que a decisão de aplicar as cotas raciais ao PAS foi tomada pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe). “Fizemos um balanço dos 10 anos da adoção de cotas para negros, e o Cepe decidiu democraticamente manter, além das cotas sociais, a reserva para estudantes negros em todos os processos de acesso primário à UnB, que são o PAS, o vestibular e o Sistema de Seleção Unificada (Sisu)”, conta. “A cota para negros é uma ação afirmativa própria da universidade, que tem autonomia para isso. Essa mudança visa garantir o acesso aos estudantes negros a todos os cursos de graduação. O PAS não tinha essa reserva. A adoção vem contribuir para a representatividade dos negros na instituição.”
Procura
Valter Pedroso Vitelli, 17 anos, aluno da 3ª série do ensino médio se prepara para o PAS na escola, além de estudar sozinho à tarde e fazer um cursinho noturno para concorrer a uma vaga de direito. Ele está otimista e vê no programa uma grande vantagem. “O PAS é uma maneira mais fácil de conseguir entrar na universidade. Nesse tipo de seleção, estou concorrendo apenas com os alunos que estão na mesma série que eu. Pelo vestibular, a concorrência é maior, porque entram pessoas que estão estudando em cursinho, que concluíram o ensino médio.” O segredo para se sair bem, ele acredita, é conhecer a prova, resolver exercícios e manter o ritmo de estudos. “Esta será a minha terceira etapa, e estou bastante otimista. Estou bem encaminhado pelas etapas anteriores e bastante focado nos estudos para essa etapa. Acredito que, mantendo o desempenho, é possível conseguir a vaga."
No ano passado, 63.619 pessoas se inscreveram nas três etapas: 29.620 na primeira etapa, 21.312 na segunda etapa e 12.687 na terceira etapa. A expectativa do diretor do Cespe, Paulo Portela, é que a quantidade de candidatos permaneça próxima disso em 2014. “Esse número vem se mantendo constante, não está crescendo. O PAS é um programa para alunos de ensino médio e, para que haja aumento, seria necessário um crescimento substancial dos alunos que cursam essa fase educacional”, explica.
Portela recomenda que os estudantes fiquem atentos ao período de inscrições. “É muito importante, especialmente para os alunos que vão fazer a primeira etapa, não perderem o prazo. Nem todos têm CPF, um documento indispensável para a inscrição. É importante providenciá-lo com antecedência e não deixar para obter o documento próximo do fim das inscrições”, alerta. Portela avisa ainda que é fundamental não apenas respeitar  o período de inscrições, como também pagar a taxa dentro do prazo — que vai até 7 de novembro.
Segurança
Uma mudança à qual os interessados devem se atentar é a implantação de nova norma do Cespe: a proibição de acessar o local de prova com qualquer recipiente ou embalagem que não seja fabricado em material transparente, tais como, garrafas de água, suco, biscoitos, barras de cereais, chocolate, entre outros. Segundo o diretor do Cespe, Paulo Portela, a medida visa garantir um processo de seleção mais justo e seguro. “Este ano, estamos inserindo mais um item de segurança para garantir a lisura e a isonomia dos processos de seleção. Não proibimos que o aluno entre com água ou alimentos, desde que o material seja transparente”, ressalta.
Ele informa que os candidatos não serão prejudicados caso se esqueçam desse detalhe. “No início da aplicação da prova, o coordenador informará aos participantes sobre essa regra e dará o último momento para que eles utilizem o saco de proteção ou optem pelo descarte nas lixeiras.” Paulo Portela avisa que outros materiais não devem ser levados ao local de prova, como lápis, lapiseira, borracha, celular e relógio. “No edital, indicamos que não levem. Porém para aqueles que chegarem ao local portando esses materiais ofereceremos envelopes de segurança. Recomendo que o aluno analise: se não é necessário levar, por que levar?”, orienta o diretor.
As provas
Os candidatos de todas as etapas contam com cinco horas para responder a prova, incluindo a redação em língua português. As provas do PAS são aplicadas em cidades do Distrito Federal, de Goiás e de Minas Gerais. O diretor do Cespe, Paulo Portela, diz que o edital deste ano não apresenta mudanças. “Continuam as mesmas regras das últimas edições, com as mesmas características. É uma prova contextualizada, interdisciplinar e integral para abordar todas as matérias do ensino médio”, conta.

Colaborou Kelsiane Nunes, especial para o Correio

quinta-feira, 18 de setembro de 2014

OBRAS DO PAS/UnB -3ª ETAPA

Alunos,
Consegui um link ,no qual podem acessar a peça "Campeões do Mundo" ,Dias Gomes
 
Seria indispensável executar a leitura do texto, baseando-se no contexto da época em que a peça foi lançada.
 
Boa leitura

segunda-feira, 15 de setembro de 2014

Conteúdo do provão e avaliações bimestrais do 3º bimestre

CONTEÚDO DO PROVÃO 3º BIMESTRE
2G

LITERATURA

                - CAPÍTULO 05-REALISMO-NATURALISMO NO BRASIL
                 -CAPÍTULO 06- O REALISMO PSICOLÓGICO DE MACHADO DE ASSIS
           -QUESTÕES SOBRE A OBRA O ALIENISTA DE MACHADO DE ASSIS (TINHA SIDO AVISADO EM SALA)
GRAMÁTICA

        - CAPÍTULO 05 - PALAVRAS INVARIÁVEIS

3 A ao 3F
LITERATURA

 -CAPÍTULO-05 -MODERNISMO EM PORTUGAL E A POESIA DE FERNANDO PESSOA
 -CAPÍTULO 06-A SEGUNDA GERAÇÃO MODERNISTA BRASILEIRA: POESIA
OBS:NÃO SERÁ COBRADO O LIVRO SÃO BERNARDO-GRACILIANO RAMOS
GRAMÁTICA

       -CAPÍTULO 04 - PERÍODO COMPOSTO POR COORDENAÇÃO

AVALIAÇÕES BIMESTRAIS- 3º BIMESTRE (2G /3 A ao 3F)
Provinha de gramática
1,0
Provinha de literatura (em dupla com consulta ao livro e ao caderno)
2,0
Ponto a Ponto
2,0
Provão -03/10/2014
5,0
TOTAL
10,0
Outras informações, exercícios resolvidos e dúvidas –  Acessar o blog:  ivamasifa.blogspot.com 
Observação: Segunda Chamada da provinha

Para os alunos que faltaram (Aqueles que viajaram no Brasília sem Fronteiras e atestados médicos, a provinha em dupla de literatura valerá 3,0)

terça-feira, 2 de setembro de 2014

Características da primeira e segunda fases modernistas


Alunos,
Leiam e analisem cada característica entre as fases

1ª fase modernista       (1922-1930)
2ª fase modernista     (1930-1945)
Liberdade de expressão
Reaproveitamento das conquistas da 1ª fase
Nacionalismo exacerbado
Revalorização do tradicional
Crítica e denúncia social
    Neoparnasianismo
Linguagem coloquial
    Neossimbolismo
Uso de versos livres
    Neorromantismo
Espírito revolucionário,demolidor
    Neorrealismo- Prosa
irreverência
Consciência social baseada na temática regionalista
Ironia
Universalismo
Humor
Poesia de cosmovisão
Volta ao passado histórico deforma  crítica
Caráter de construção e amadurecimento dos  ideais do passado
Caráter destrutivo com o passado literário



Aqui estão questões sobre os assuntos que estudamos até agora.Respondam aos exercícios,consultando os capítulos do livro.Boa sorte.
Questões:
01. (FUVEST) Com o próprio titulo indica, no Romanceiro da Inconfidência, de Cecília Meireles, os romances têm como referência nuclear já frustrada rebelião na Vila Rica do Século XVIII. No entanto, deve-se reconhecer que:
a) A base histórica utilizada no poema converte-se no lirismo transcendente e amargo que caracteriza as outras obras da autora.
b) As intenções ideológicas da autora e a estrutura narrativa do poema emprestam ao texto as virtudes de uma elaborada prosa poética.
c) A imaginação poética dá à autora a possibilidade de interferir no curso dos episódios essenciais da rebelião, alterando-lhes o rumo.
d) A matéria histórica tanto alimenta a expressão poética no desenvolvimento dos fatos centrais quanto motiva o lirismo reflexivo.
e) A preocupação com a fidedignidade histórica e com o tom épico atenua o sentimento dramático da   
vida, habitual na poesia da autora.

 02. (FUVEST) Refere-se corretamente a Alguma poesia, de Drummond, a seguinte afirmação:

a) A imagem do poeta como gauche revela a sua militância na poesia engajada e participante, de esquerda.
b) As oposições sujeito-mundo e província-metrópole são fundamentais em vários poemas.
c) A filiação modernista do livro liberou o poeta das preocupações com a elaboração formal dos poemas.
d) O livro não contém textos metalinguísticos, o que caracteriza a primeira fase do autor.
e) A ironia e o humor evitam que o eu lírico se distancie ou se isole, proporcionado-lhe a comunhão com o mundo exterior.


 Texto para as questões 03 e 04

 
       SENTIMENTAL

Ponho-me a escrever teu nome
com letras de macarrão.
No prato, a sopa esfria, cheia de escamas
E debruçados na mesa todos contemplam
esse romântico trabalho.

Desgraçadamente falta uma letra,
uma letra somente
para acabar teu nome!

-  Está sonhando? Olhe que a sopa esfria!

Eu estava sonhando...
E há em todas as consciências um cartaz amarelo:
Neste país é proibido sonhar.

03. (PUCCAMP) Este poema é caracteristicamente modernista, porque nele:

a) A uniformidade dos versos reforça a simplicidade dos sentimentos experimentados pelo poeta.
b) Tematiza-se o ato de sonhar, valorizando-se o modo de composição da linguagem surrealista.
c) Satiriza-se o estilo da poesia romântica, defendendo os padrões da poesia clássica.
d) A linguagem coloquial dos versos livres apresenta com humor o lirismo encarnado na cena cotidiana.
e) O dia-a-dia surge como novo palco das sensações poéticas, sem imprimir a alteração profunda na linguagem lírica.



04. (PUCCAMP) Destacam-se neste poema características marcantes do Drummond modernista. São elas:

a) A tendência metafísica, o discurso sentencioso e o humor sutil.
b) A memória familiar, o canto elegíaco e a linguagem fragmentada.
c) A exposição da timidez pessoal, a fala amargurada e a recuperação da forma fixa.
d) A preocupação de cunho social, o pessimismo e a desintegração do verso.
e) O isolamento da personalidade lírica, a ironia e o estilo prosaico.

 Texto para as questões 05 e 06

(...) Da garrafa estilhaçada,
no ladrilho já sereno
escorre uma coisa espessa
que é leite, sangue... não sei.
Por entre objetos confusos,
Mal redimidos da noite,
Duas cores se procuram,
suavemente se tocam,
amorosamente se enlaçam,
formando um terceiro tom
a que chamamos de aurora.

05. (PUC) Em 1945, Carlos Drummond de Andrade escreveu A Rosa do Povo, da qual o fragmento acima faz parte. Nele podemos verificar:

a) uma análise do comportamento humano, na relação cidade e campo;
b) apenas uma teoria de sua própria produção poética;
c) uma reflexão sobre os valores teológicos e metafísicos do homem contemporâneo;
d) uma temática social e política e uma denúncia das dilacerações do mundo;
e) n.d.a.

06(PUC) No fragmento acima, Carlos Drummond de Andrade constrói, poeticamente, a aurora. O que permite visualizar este momento do dia corresponde:
a) a objetos confusos mal redimidos da noite;
b) à garrafa estilhaçada e ao ladrilho sereno;
c) à aproximação suave de dois corpos;
d) ao enlace amoroso de duas cores;
e) ao fluir espesso do sangue sobre o ladrilho.

 07. (UFSM-RS-adaptada) Assinale a alternativa incorreta a respeito da poesia de Carlos Drummond de Andrade:
 a) O jogo verbal, em alguns poemas, acentua a relativização das várias faces da realidade.
b) O sujeito poético, várias vezes, reveste suas expressões de um fino traço de humor.
c) O sujeito poético, constantemente, transmite sensações de dúvida e de negação.
d) Os versos que contêm uma ênfase mística podem ser vistos como produtos do fervor católico do poeta.
e) Importantes poemas publicados na década de 1940 tratam de temas de caráter social.


08. (FATEC)

E o olhar estaria ansioso esperando
e a cabeça ao sabor da mágoa balançado
e o coração fugindo e o coração voltando
e os minutos passando e os minutos passando...
(Vinícius de Moraes, O olhar para trás)
  A figura de linguagem que predomina nestes versos é:


a) A metáfora, expressa pela analogia entre o ato de esperar e o ato de balançar.
b) A sinestesia, manifestada pela referência à  interação dos sentidos: visão e coração no momento de
espera.
c) O polissíndeto, caracterizado pela repetição da conjunção coordenada aditiva e, para conotar já
intensidade da crescente sensação de ansiedade contraditória do ato de esperar.
d) O pleonasmo, marcado pela repetição desnecessária da conjunção coordenada sindética aditiva e.
e) O paradoxo, expresso pela contradição das ações manifestadas pelos verbos no gerúndio.


09. (MACKENZIE) 

Você, que só faz usufruir
e tem mulher para usar ou para exibir,
você vai ver um dia
em que toca você foi bulir.
A mulher foi feita
pro amor e pro perdão.
Cai nessa, não.
Cai nessa, não
.
(Vinícius de Moraes e Toquinho)
 Assinale a alternativa correta, de acordo com o trecho acima:
 a) O homem não se deve iludir, porque a mulher é traiçoeira.
b) O importante, na relação amorosa, são as aparências.
c) Usufruir, no texto, significa esbanjar dinheiro.
d) A mulher é superior ao homem, porque ama e perdoa.
e) Não se deve crer que a mulher sabe apenas amar e perdoar.


10. (MACKENZIE)

CIDADEZINHA QUALQUER

Casas entre bananeiras
Mulheres entre laranjeiras
Pomar amor cantar

Um homem vai devagar.
Um cachorro vai devagar.
Um burro vai devagar.
Devagar... as janelas olham.

Eta vida besta, meu Deus!

  Assinale a alternativa incorreta sobre o autor desse poema:

a) Destacou-se como poeta da “fase heroica” do Modernismo.
b) O humor, como recurso crítico, é uma das características de sua poesia.
c) Em A Rosa do Povo expressa a esperança num mundo mais justo.
d) É escritor reconhecido quer por sua obra poética, quer por sua prosa, da qual se destacam as crônicas.
e) Antilirismo e ironia são traços estilísticos de sua poesia.



Resolução:
01. D
02. B
03. D
04. E
05. D
06. D
07. D
08. C
09. E
10. A

FERNANDO PESSOA , SEUS HETERÔNIMOS E ELE - MESMO

Queridos alunos do terceiro ano,


Fiz um esquema de estudo do Capítulo 05- Livro de Português-Literatura Portuguesa

HETERÔNIMOS- 


Álvaro de Campos
Poeta das sensações
Futurista
Cubista
Escreve com versos livres
Linguagem coloquial
Crise de valores-ser humano fragmentado=>símbolo da Modernidade
Versos com ritmos explosivos
Ricardo Reis
Poeta neoclássico
Consciência da passagem do tempo
Usa versos curtos
Escreve com vocabulário erudito e linguagem culta
Faz referência à Mitologia 
Usa a sintaxe clássica

Alberto Caeiro
Poeta pastor
Homem vinculado com a natureza
Homem que  rejeita as estéticas, as abstrações  e os valores
Usa versos livres e aproximados da prosa

ORTÔNIMO-ELE-MESMO

Poeta filósofo
Usa redondilhas rimadas
    redondilha menor-verso de cinco sílabas
    redondilha maior- versos de sete sílabas
Sujeito poético apresenta clima de inquietação nos versos
Necessidade de compreender todas as  coisas
Busca constante da consciência







terça-feira, 26 de agosto de 2014

OBRAS DO PAS/UnB -Segunda etapa -2013-2015

Queridos alunos do 2º G,

Relacionei o material selecionado pelo Pas/UnB ,na segunda etapa para o ano de 2014.Além disso, existe um link na Plataforma Moodle da escola,o qual vocês podem acessar a obra indicada.
Boa leitura e análise!

OBRAS DO PAS/UnB -2ª ETAPA-2013-2015



Peça
Casa de bonecas, de Henrik Ibsen

Obras literárias
Canto IV do Poema I Juca Pirama, Gonçalves Dias
Conto de escola, Machado de Assis
O alienista, Machado de Assis
Noite de almirante, Machado de Assis
Um homem célebre, de Machado de Assis
Contos sugeridos, Machado de Assis.
O cortiço,  Aluísio Azevedo
Almanaque Brasil socioambiental 2008
Discurso do método, Rene Descartes

Obras de Artes Visuais
Escultura Bartira,  Victor Brecheret
Louis XIV, Hyacinthe Rigaud
De onde viemos? O que somos? Para onde vamos? Paul Gauguin
A redenção de Cam,  Modesto Brocos
Serigrafias sobre fotografias de Pelé e Michael Jackson,  Andy Warhol
Quadro Sessão do Conselho de Estado,  Georgina Albuquerque, de 1922
Eros e Psique,  Antônio Canova,
 Apolo e Dafne,  Bernini,
O pensador, de Rodin
Série fotográfica Sufocamento,  Pedro David
As esculturas de Krajcberg, presentes no vídeo Encontros
Tela Mata reduzida a carvão,  Félix Taunay
Xilogravura Via Láctea - Constelação da Serpente, Gilvan Samico
Autorretrato probabilístico, de Valdemar Cordeiro.

Documentários
Invasores ou excluídos (César Mendes, Dulcídio Siqueira e Universidade de Brasília/UnB)
Índios no Brasil - quem são eles? (Ministério da Educação)
Cartas para Angola (Coraci Ruiz e Julio Matos)

Artigos Científicos
 Plástico vegetal (Revista Pesquisa FAPESP, edição 174 - agosto/2010)
 Laboratório a céu aberto (Revista Pesquisa FAPESP, edição 208 - junho/2013)

 Vídeos  
Visita à Krajcberg - Encontros
Mata reduzida a carvão
Especial Biota Educação IV - Cerrado (Revista Pesquisa FAPESP, edição 208 -junho/2013)

Músicas
O Guarani,Villa Lobos
 V Sinfonia, em Dó Menor - primeiro movimento, de L. Beethoven,
 Prelúdio e fuga nº 1, em Dó Maior, de J. S. Bach,
Odeon, de Ernesto Nazareth
Eleanor Rigby, dos Beatles
Nega Maluca e Billie Jean, na versão de Caetano Veloso  
Em plena lua de mel, grupo Pedra Letícia
Tribunal do Feicebuqui, Tom Zé
3a Pessoa do Plural, Engenheiros do Hawai
Santuário e Sobradinho, Banda Jenipapo

Textos
Resposta à pergunta: o que é o esclarecimento?, Kant,
Declaração Universal dos Direitos Humanos (ONU, 1948)
Constituição Federal, Capítulo II, Direitos Fundamentais, artigos do 6° ao 11° (Congresso Nacional Constituinte - Brasil -1988)


segunda-feira, 11 de agosto de 2014

Alunos que recuperaram a média

Queridos alunos,

Aqui estão as médias obtidas após a prova de Recuperação Processual de hoje ,11/08/2014(Português)

Médias  selecionadas em amarelo-Após recuperação processual
Média selecionada em rosa -Após 2ª chamada do provão

2G
I BIM
IIBIM
17
5,10
5,00
27
4,20
5,00
3C
IBIM
II BIM
13
4,20
5,00
14
5,50
5,00
3D
IBIM
II BIM
13
5,00
4,10
19*
7,40
 7,12
29
5,00
6,00
32
5,00
6,24

3E
IBIM
IIBIM
39
5,00
7,35

3F
IBIM
IIBIM
28
5,00
3,80
36
5,00
7,18



 


 LEMBRETE:
DIA15/08/2014 SERÁ A ENTREGA DOS BOLETINS DO 2º BIMESTRE.
NÃO SE ESQUEÇAM DE CHAMAR SEUS RESPONSÁVEIS PARA RECEBEREM OS BOLETINS E CONVERSAREM COM OS PROFESSORES.

Atividade postada com novas alterações

Alunos, graças à observação de uma aluna, eu fiz a análise nas respostas  e a imediata retificação na atividade abaixo que foi alterada na q...