UnB: 4.016 vagas para 93 cursos
Mariana Laboissière
Estudantes interessados em fazer um curso de graduação na UnB poderão concorrer a uma vaga no Plano Piloto, em Ceilândia, no Gama e em Planaltina
O cadastro para o segundo processo seletivo da instituição federal em 2011 começa em 2 de maio e segue até o dia 19. Candidatos devem estar atentos a mudanças nas provas
Saiu o edital para o vestibular do segundo semestre letivo de 2011 da Universidade de Brasília (UnB). Serão oferecidas 4.016 vagas, das quais 796 estão reservadas para o sistema de cotas para negros. Ao todo, são 93 cursos de graduação, distribuídos pelos câmpus no Plano Piloto, em Ceilândia, no Gama e em Planaltina. Os interessados poderão se inscrever pela internet entre 2 e 19 de maio. Basta acessar a página eletrônica do Centro de Seleção e de Promoção de Eventos (Cespe).
Os exames serão realizados em 11 e 12 de junho em sete cidades do Distrito Federal, em três de Goiás e em uma de Minas Gerais. No primeiro dia de provas, além da redação, serão cobrados conhecimentos em língua estrangeira, língua portuguesa e literaturas de língua portuguesa; geografia e história; artes, filosofia e sociologia. No segundo dia, é a vez de biologia, física, química e matemática.
Nesta edição do vestibular, candidatos de arquitetura e urbanismo, direito, administração, ciências contábeis e ciências farmacêuticas terão de encarar uma novidade: a concorrência unificada. Essa é a primeira de uma série de mudanças aprovadas pela Câmara de Ensino de Graduação (CEG) da universidade, como explicou o coordenador acadêmico do Cespe, Paulo Portela. “As cinco opções listadas oferecem vagas no período diurno e noturno. Até o último vestibular, a pessoa se inscrevia no curso e no turno e concorria dentro da sua escolha. Agora, entretanto, ela terá apenas a opção preferencial, que poderá ser atendida ou não, dependendo da nota que a pessoa alcançar. Candidatos com a melhor pontuação ocuparão a vaga no turno desejado”, esclareceu.
Língua portuguesa Há três semestres, o Cespe investe na valorização da produção de textos em língua portuguesa, além da melhoria da avaliação do desenvolvimento das habilidades do candidato na área. Segundo Portela, havia um anseio dos professores da UnB em aumentar as dificuldades no português. “Eles manifestaram a necessidade de se ter alunos com habilidades de produção de texto mais desenvolvidas. Sendo assim, essa foi uma maneira encontrada para se chegar a isso”, justificou Portela.
Para os cursos de habilidades específicas, é necessário que os candidatos de graduação tenham em mãos um certificado emitido pela UnB. Esse documento deverá estar dentro do prazo de validade. Os cursos que necessitam dessa certificação são: arquitetura e urbanismo, artes cênicas, artes plásticas, desenho industrial, educação artística e música. Para obter mais informações, os interessados em concorrer a um espaço na universidade federal devem acessar o site .
Alterações
Mudanças serão implementadas gradativamente ao longo dos próximos vestibulares da UnB. Nas seleções para ingresso na instituição a partir de 2012, por exemplo, as provas deverão ter o mínimo de quatro questões do tipo D (respostas construídas pelos próprios candidatos, entre diagramas, gráficos, desenhos e textos) em cada uma das etapas do PAS e nas provas do vestibular. Outra modificação é que as questões desse tipo terão nota de corte. Os candidatos deverão atingir ao menos 20% da pontuação máxima.
Reunião define transferência
Uma reunião será realizada na tarde de hoje para tratar da transferência de professores e de alunos da Universidade de Brasília (UnB), atingidos pela forte chuva do último dia 10. A ideia é levá-los para o Clube do Servidor, localizado no Setor de Clubes Norte, próximo ao câmpus Darcy Ribeiro, e retomar o quanto antes atividades que estão paradas devido aos estragos provocados pelo temporal. “Agora, estamos mais preocupados com a locação dessas pessoas. Precisamos providenciar essa distribuição, mas sabemos que será um processo de negociação difícil”, adiantou o decano de administração, Pedro Murrieta, também membro da comissão formada para tratar do assunto. “Os docentes acharam boas as instalações do clube. Enquanto isso, muitos estão trabalhando de casa ou em salas improvisadas”, lamentou.
Veja o edital 2 vestibular 2011 UnB: Edital .