Luiz Calcagno
A Câmara de Ensino de Graduação definiu que quem faz a primeira etapa do PAS no fim deste ano terá uma prova de redação a cada fase
Modificações aumentaram a exigência na língua portuguesa e valem para a primeira etapa do PAS, em dezembro, e o vestibular de 2012
O Programa de Avaliação Seriada (PAS) e o vestibular da Universidade de Brasília (UnB) sofrerão mudanças a partir de dezembro. A Câmara de Ensino de Graduação (CEG) da instituição discutiu e autorizou ontem a implantação das novas regras. Quem fizer a primeira etapa do PAS no fim deste ano, por exemplo, terá uma prova de redação a cada fase. Antes, a avaliação era aplicada apenas na terceira e última fase (leia quadro). A mudança é uma das implementadas para aumentar a exigência do domínio da língua portuguesa. As alterações também valem para o primeiro vestibular de 2012.
Como o edital do PAS é válido para as três etapas e não pode ser alterado, os concorrentes que fizeram o primeiro teste não serão afetados pelas alterações nas avaliações posteriores. Porém, mesmo esses estudantes passarão a ter concorrência única para os cursos de período diurno e noturno de direito, administração, ciências contábeis, ciências farmacêuticas e arquitetura. “Na hora da inscrição, eles vão colocar a preferência de turno. Mas o aluno concorre de acordo com a classificação. Antes, alguns candidatos estimavam qual o horário que teria uma nota de corte menor. Muitas vezes, o aluno perdia a chance de entrar na universidade, porque tinha escolhido um turno, mas passaria no outro”, explicou a decana de Graduação, Márcia Abrahão.
As alterações servirão também para dar mais transparência e garantir isonomia entre as notas do PAS e do vestibular. Agora, os estudantes poderão entrar com recurso, em caso de dúvidas, na prova de redação. Além disso, candidatos dos dois tipos de concorrência por uma vaga na UnB vão contar com o mesmo sistema de pontuação. Terão, assim, de acertar mais de 50% da prova para garantir que não ficarão com zero. “Essa questão só mudou para o PAS e tornou a prova mais fácil. Antes, o aluno não poderia negativar e ainda tinha que tirar pelo menos 20% da nota total para se classificar. Agora, igualou. Isso corrige uma injustiça. Os candidatos das provas seriadas tinham uma exigência a mais”, disse a decana. No último vestibular, 1.985 estudantes ingressaram na UnB.
Provas discursivas
A cobrança mais rigorosa sobre o conhecimento e o domínio da língua portuguesa não fica apenas no PAS. Agora, a redação será classificatória e eliminatória. Isso significa que o candidato que ficar com nota abaixo de 40% do total será eliminado. A pontuação será somada às de outras matérias para o cálculo do resultado final. “Implementamos mudanças nas provas e começamos a exigir um domínio maior da língua portuguesa no ano passado. Essas mudanças surgiram de uma consulta aos colegiados dos cursos de graduação, feita em 2009. Eles foram unânimes ao dizer que queriam que os calouros redigissem e interpretassem bem o nosso idioma”, explicou Márcia.
Outro ponto importante é que o número mínimo de questões discursivas aumentará para quatro, além de também se tornarem eliminatórias. Isso porque, segundo a decana, era comum que os concorrentes pulassem esse tipo de avaliação tanto no vestibular quanto no PAS. “Teremos um número mínimo de itens discursivos. Queremos que os alunos respondam”, afirmou a decana. Candidatos devem atingir pelo menos 20% da nota total do conjunto de perguntas. No PAS, o cálculo será feito com base na pontuação das três etapas. Mas o aumento será gradual. Em 2012, serão apenas duas.
Alterações
Confira o que muda no PAS: » Para aumentar o nível de exigência da língua portuguesa, os candidatos farão redações nas três etapas. Hoje, só acontece na terceira etapa.
» A redação terá caráter classificatório. Ou seja, será calculada com as outras provas e terá peso na nota final. No PAS, a redação valerá 10% do argumento de cada etapa. No vestibular, corresponderá a 10% do argumento final.
» A partir de agora, no entanto, o candidato que não atingir 40% da nota máxima na redação será eliminado. No PAS, esse percentual será calculado com base na soma das notas das três etapas. Se um aluno zerar a redação na primeira etapa, por exemplo, ainda pode se recuperar nas etapas seguintes.
» Para dar mais transparência ao processo, a UnB passa a aceitar recursos às notas da redação tanto no PAS quanto no vestibular.
» O vestibular terá um mínimo de quatro questões discursivas para cada dia de prova. No PAS, serão no mínimo quatro para cada etapa.
» Pelo menos metade das questões discursivas vai envolver elaboração de textos em português. » O candidato deve atingir 20% da nota máxima no conjunto das questões discursivas ou será eliminado.
» Os critérios de eliminação em provas objetivas do PAS passam a se igualar aos do vestibular. Fonte: UnB
Nenhum comentário:
Postar um comentário