terça-feira, 10 de julho de 2012

Uma rara e nobre cena urbana

Em poucos instantes, dois anônimos moradores de rua, desempregados, que vivem em péssimas condições de moradia, embaixo de um viaduto em Tatuapé, na zona leste de São Paulo tornaram-se os protagonistas de uma rara cena urbana: Rejaniel de Jesus Silva Santos e Sandra Regina Domingues tiveram todas as chances de virarem o rumo de suas vidas, contudo outra razão bem diferente fez com que seus nomes fossem divulgados na mídia. De uma hora para outra, transformaram-se em  heróis por praticarem algo surpreendente em uma megalópole, em pleno século XXI.

O motivo de tão alto merecimento foi encontrarem uma sacola com vinte mil reais, a qual foi  arremessada por bandidos em fuga do alto do viaduto. Ao achar o objeto, o casal, em seguida,  o devolveu à polícia que viria a investigar  o verdadeiro dono da quantia, o sócio de um grande restaurante. Atualmente, recebem auxílio dos proprietários do estabelecimento comercial, os quais ainda pretendiam lhes oferecer emprego, um curso de qualificação profissional ou conseguir uma passagem para o Maranhão.

O ato desse casal exemplifica bem o caráter e boa índole de certas pessoas. Eles  poderiam ter suas vidas mudadas da noite para o dia, ficando com a grande soma encontrada na sacola, no entanto optaram pela boa ação de devolvê-la ao real dono. Ainda que fossem moradores de rua, a nobreza dos dois demonstrou a todos que não há nada melhor que a consciência tranqüila, ao devolver objetos alheios. Tudo isso prova que ainda existem os bons e  retos em sua conduta. A boa ação também indica que muita gente precisa aprender com essas lições de honestidade que ocupam a imprensa nas páginas dos jornais e das  revistas.

Infelizmente, nem sempre, assistimos a cenas grandiosas. O que nos oprime são notícias de escândalos financeiros praticados por altos executivos ou sangramentos dos cofres públicos nas falcatruas em todos os lugares. Quando um fato nobre surge de alguma pessoa anônima originada de uma classe menos prestigiada, costuma-se encarar como  exceção. O fato vira manchete e seus autores transformam-se em conhecidos. Valores mudaram a ponto de nos surpreendermos com isso,  louvando os bons atos. Sendo assim, algo que deveria ser costume, causa estranheza aos olhos de todos, tornando-se manchete. Quantos não quiseram ter encontrado aquele dinheiro, cujo dono, com certeza, jamais veria a cor novamente!

Fatos como esse devem ser divulgados amplamente, a fim de incutirem na população o valor da honestidade, da dignidade, da gentileza e da solidariedade. Que isso não se torne apenas uma exceção, mas que seja comum no ponto de vista da maioria. Talvez assim possamos respirar um ar mais saudável, principalmente quando nossa realidade mostra o contrário, em função de notícias que denigrem mais ainda o caráter do povo brasileiro. É necessário que nos alimentemos desse néctar do bem, tornando-se exemplos para as  futuras gerações em nosso país.                                                                                           

                                                                                                  Ivanildes Silva



                                                                            Texto escrito em 10/07/2012

Nenhum comentário:

Atividade postada com novas alterações

Alunos, graças à observação de uma aluna, eu fiz a análise nas respostas  e a imediata retificação na atividade abaixo que foi alterada na q...