quarta-feira, 30 de abril de 2014

Origem da expressão "Pegar o bonde andando"

Vejam só que interessante a origem da expressão " Pegar o bonde andando",uma contribuição da Revista  Língua Portuguesa

 Berço da palavra
Pegar o bonde andando
A história desse meio de transporte e como ele está presente em diversas expressões
Por Márcio Cotrim







Expressão antiga. Literalmente, era tomar o veículo em movimento, com cuidado para não levar um espetacular tombo e perder uma perna na estripulia. Em linguagem figurada, significa “pegar uma conversa pela metade, entrar num assunto sem saber direito do que se trata”. Mas falemos do bonde propriamente dito. Se você é jovem, não deve tê-lo conhecido. Então, é bom saber que, durante décadas, ele foi figurinha fácil na paisagem urbana das maiores cidades brasileiras.
O berço do vocábulo é curioso. O dinheiro que financiou os primeiros desses veículos que circularam entre nós no século 19 veio de um empréstimo negociado com a Grã-Bretanha. Para garanti-lo, foram emitidos bonds (“bônus”, “debêntures”, “títulos a receber”). Esses bonds, usados pelos passageiros, exibiam a figura do veículo. O nome pegou e o povo passou a chamar de “bonde” não só o bilhete, mas a própria viatura. Dessa palavra derivaram algumas expressões como “pegar o bonde andando” e “comprar um bonde” – adquirir produto sem valor.
Uma curiosidade sobre o bonde: o que percorria, no Rio, uma linha suburbana em direção ao Real Engenho usava em sua tabuleta frontal a expressão abreviada “Real Engº”, ou seja, Realengo, que acabou virando o nome de um populoso bairro carioca.

O bonde deixou saudade. Gente da terceira e até da quinta idade ainda se lembra da popular figura do “almofadinha”. Como os bancos dos bondes eram de madeira, sem muito conforto, esses sujeitos levavam almofadas onde se sentavam durante a viagem e, vento no rosto, iam cultivando seus sonhos. Enquanto isso, o trocador, pendurado no estribo, ia cobrando a passagem, que os mais gozadores assim imitavam: “Din din din din, dois pra Light e um pra mim” (Light era a concessionária do serviço...), e um cartaz colado perto dos balaústres dizia, com espírito, os versos do poeta Bastos Tigre:
“Veja ilustre passageiro / o belo tipo faceiro / que você tem a seu lado / no entanto, acredite, quase morreu de bronquite / salvou-o o Rhum Creosotado”.(Revista Língua Portuguesa,edição nº 100,p.62)

PROJETO COPA 2014- Critérios para a segunda etapa do trabalho

Queridos alunos,

A segunda etapa do trabalho interdisciplinar Copa 2014 ocorrerá entre os dias 05/06 até dia 11/06 .Fiquem atentos ao período e providenciem os ensaios de danças,pesquisas sobre o país sorteado assim como todo o material necessário para o desenvolvimento do trabalho .Agora a nota é para a turma toda e quanto mais esforço,mais criativo será o trabalho.

Deixo aqui todos os critérios avaliativos do trabalho nessa etapa.Qualquer dúvida,procurem-nos o quanto antes, a fim de entenderem melhor
a dinâmica do projeto

Desde já ,espero que todos tenham uma ótima apresentação

CENTRO DE ENSINO MÉDIO 01 DE SOBRADINHO
TRABALHO INTERDISCIPLINAR - COPA 2014
CRITÉRIOS PARA AS APRESENTAÇÕES -2ª ETAPA DO PROJETO


1-      Apresentação  do trabalho- NAS SALAS –De acordo com a disposição das turmas na  aplicação do provão: ex.: Sala 01-1 A; Sala 02-1B e assim por diante.
Ø  7h - Chegada da turma para arrumação;
Ø  8h30-Início da avaliação da turma pela equipe de professores;
Ø  Tempo de avaliação da equipe- 20 minutos por turma;
Ø  Será sorteado, na hora da apresentação , um aluno para falar sobre os itens do trabalho;
Ø  Limpeza e arrumação da sala: montagem, apresentação, desmontagem;
Ø Ao final da apresentação na sala, deve haver a participação de todos na limpeza e organização da sala ,de acordo com sua disposição nos dias de aula(mesa e cadeira do professor e cinco filas de carteiras dos alunos);
2-      Participação dos alunos no dia da apresentação –a presença e a participação são obrigatórias para todos os alunos nos dias de atividades  previstas em cada turma;
3-      Ornamentação da sala (usar as cores referentes ao país sorteado): os itens abaixo serão distribuídos dentro da sala,de acordo com as preferências de organização da turma:
Ø  Bandeiras
Ø  Símbolos pátrios
Ø  Aspectos geográficos
Ø  Informações culturais
Ø  Turismo
Ø  Curiosidades
Ø  Participação na Copa (histórico)
Ø  Mapas
Ø  Comidas típicas
Ø  Folder –Inglês/Espanhol/Português
Ø  Vestuário :A turma deve apresentar um casal com trajes típicos representando o país sorteado;

4-      Apresentação da dança típica- AUDITÓRIO ( 8 turmas por dia)
1-      7h30-8h
2-      8h-8h30
3-      8h30-9h
4-      9h-9h30
5-      9h30-10h
INTERVALO
6-      10h30-11h
7-      11h-11h30
8-      11h30-12h

5-      Jogos interclassesQUADRAS DA ESCOLA  
Ø  Espírito de participação
Ø  Torcida
Ø  Uniformes
Ø  Fair play (postura esportiva e respeito a todos os envolvidos na atividade)

                     
                                TABELA DE AVALIAÇÃO
JOGOS INTERCLASSES
2,0
APRESENTAÇÃO EM SALA
2,0
DANÇA
2,0
COMIDAS TÍPICAS
2,0
ORNAMENTAÇÃO
2,0


Observações
Ø  A turma que desrespeitar os aspectos listados neste trabalho perderá pontos e será punida de acordo com  as regras do Ponto a Ponto que  constam no Manual do  Aluno do Centro de Ensino Médio 01 de Sobradinho.
Ø  O aluno cujo nome não constar no trabalho ficará sem a nota, excetuando-se os casos de ausência, os quais serão analisados pelos critérios do Manual do Aluno como ocorre nos dias  das avaliações bimestrais;
Ø  Todo e qualquer material para apresentação (no auditório, quadras, salas ou instalações da escola) deverá ser providenciado pela turma.
Ø   A escola não se responsabilizará por danos a equipamentos dos alunos ou quaisquer pessoas, assim como pela perda ou subtração de objetos.
Ø  Se não houver a apresentação da turma, no dia e horário estipulado,os avaliadores deixarão a sala, atribuindo a todos a nota zero (0,0);

Atividade postada com novas alterações

Alunos, graças à observação de uma aluna, eu fiz a análise nas respostas  e a imediata retificação na atividade abaixo que foi alterada na q...