Vou deixar nessa postagem e depois me procurem para entregar uma cópia a cada aluno:
CENTRO DE ENSINO MÉDIO 01 DE SOBRADINHO
Disciplina:
Português
Prof.ª:
Ivanildes Silva
TRABALHO DE
DEPENDÊNCIA -2º ano
ROTEIRO DE ESTUDOS - ESCOLAS LITERÁRIAS
DO SÉCULO XIX NO BRASIL
èData
de entrega: 29/08/2014 (Sexta-feira,
turno matutino, sala 09,Português)
1-
Romantismo:
a)
Definição: introdução, autor e obra que
introduziu o movimento no Brasil, período (data de ocorrência), contexto
histórico-social brasileiro;
b)
Poesia: identificar e definir cada fase, características das fases , autores, obras;
c)
Prosa: tipos de romances românticos, autores e
obras.
2-
Realismo:
a)
Definição: introdução, autor e obra que
introduziu o movimento no Brasil, período (data de ocorrência) , contexto
histórico-social brasileiro;
b)
Prosa romântica: autor que mais se destacou no movimento, fases, obras;
c)
Características;
3-
Naturalismo:
a)
Definição: introdução, autor e obra que
introduziu o movimento no Brasil, período (data de ocorrência);
b)
Características;
c)
Correntes filosófico-científicas: Definição de Positivismo,
Darwinismo, Determinismo.
d)
Autores;
e)
Obras principais.
4-
Parnasianismo:
a)
Definição: introdução, autor e obra que
introduziu o movimento no Brasil, período (data de ocorrência);
b)
Poesia: fases, características de cada fase
autores, obras;
c) Características
das obras poéticas;
d) Autores;
e) Obras
principais.
5- Simbolismo:
a)
Definição: introdução, autor e obra que
introduziu o movimento no Brasil, período (data de ocorrência);
b)
Poesia: fases, características de cada fase
autores, obras;
c)
Características das obras poéticas;
d)
Autores;
e)
Obras principais.
Observações para confecção do trabalho:
1- Trabalho
manuscrito com caneta de tinta azul ou preta;
2- Capa: Cabeçalho, escola, nome, número,
disciplina e professora; Tema: Dependência – Movimentos literários do século
XIX;
3- Introdução: explicar a contribuição dos
movimentos literários do século XIX para a literatura brasileira;
4- Desenvolvimento (não é preciso escrever
o nome desenvolvimento)-INCLUIR O ROTEIRO DE ESTUDOS
5- Conclusão: Apresentar a importância
deste trabalho para o seu aprendizado e em que a pesquisa pode contribuir para
seu aprimoramento no futuro.
6-
Bibliografia:
indicar o conjunto de obras utilizadas para a pesquisa de acordo com os
critérios da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).Se a pesquisa foi
em sites, verificar como se prepara a bibliografia
correta. Veja o site abaixo ,pois há
algumas normas importantes:
http://www.gazetadopovo.com.br/vida-universidade/pesquisaetecnologia/conteudo.phtml?id=1457820.
Acesso em 03/08/2014
..................................................................................................................................................................
CENTRO DE ENSINO MÉDIO 01 DE
SOBRADINHO
Disciplina: Português
Prof.ª: Ivanildes Silva
TRABALHO
DE DEPENDÊNCIA-1º ano
ROTEIRO DE ESTUDOS – ERA MEDIEVAL
E ERA CLÁSSICA DA LITERATURA
è Data de entrega: 29/08/2014
(Sexta-feira, turno matutino, sala 09,Português)
1-
Era
Medieval
a) Trovadorismo
-Definir o movimento, indicar a data e obra que deu início ao movimento, os tipos
de cantigas, principais cancioneiros, destacar as funções do: trovador, menestrel,
segrel, teocentrismo.
b) Humanismo-
Definir o movimento, indicar a data e obra que deu início ao movimento, características,
ressaltar a importância de Gil Vicente e
o teatro aqui no Brasil.
2-
Era
Clássica
a) Renascimento/Classicismo:
Definir o movimento, período, características, escrever a biografia de Luís
Vaz de Camões e sua importância para o período clássico, caracterizar cada fase
do autor e suas obras, indicar a obra que deu destaque ao autor(tema da obra,
estrutura da obra),diferenciar Renascimento e Classicismo;
b) Quinhentismo
no Brasil: justificar a expressão “literatura informativa”, período, características,
destacar a influência dos padres jesuítas e a importância da Carta de Pero Vaz
de Caminha no Descobrimento do Brasil.
c) Barroco
no Brasil: definir o movimento, período, características, autores e
obras, destacar a importância de Padre Antônio Vieira e Gregório de Matos, suas características, obras e fases;
d)
Neoclassicismo(Arcadismo): definir o movimento,
definir o termo “antropocentrismo”, indicar o período, características, autores e obras,
destacar a importância dos autores árcades brasileiros, o contexto histórico
,local onde se deu o movimento no Brasil.
Escrever a biografia de cada autor árcade brasileiro ,indicando características
e obras.
3-
Figuras
de Linguagem: definir e exemplificar com frases as figuras de linguagem
abaixo.
Metáfora
|
Hipérbole
|
Aliteração
|
Metonímia
|
Comparação
|
Antítese
|
Eufemismo
|
Onomatopeia
|
Prosopopeia
|
Inversão
|
Ironia
|
|
Observações para confecção do
trabalho:
1-Trabalho manuscrito
com caneta de tinta azul ou preta;
2-Capa: Cabeçalho, escola, nome, número, disciplina e
professora; Tema: Dependência – Era
Medieval e Era Clássica na Literatura e Figuras de Linguagem
3-Introdução: explicar a contribuição dos movimentos
literários do período medieval e clássico até a nossa literatura brasileira;
4-Desenvolvimento (não é preciso escrever o nome
desenvolvimento)-INCLUIR O ROTEIRO DE ESTUDOS
5-Conclusão: Apresentar a importância deste trabalho
para o seu aprendizado e em que a pesquisa pode contribuir para seu
aprimoramento no futuro.
6-Bibliografia: indicar o conjunto de obras
utilizadas para a pesquisa de acordo com os critérios da Associação Brasileira
de Normas Técnicas (ABNT).Se a pesquisa foi em sites, verificar como se prepara
a bibliografia correta. Veja o site
abaixo ,pois há algumas normas importantes:
Acesso em 03/08/2014
Nenhum comentário:
Postar um comentário