domingo, 3 de agosto de 2014

Trabalhos de Dependência

Queridos alunos em dependência de Português do 1º ano e do 2º ano, aqui estão os trabalhos .
Vou deixar nessa postagem e depois me procurem para entregar uma cópia a cada aluno:

CENTRO DE ENSINO MÉDIO 01 DE SOBRADINHO
Disciplina: Português
Prof.ª: Ivanildes Silva
TRABALHO DE DEPENDÊNCIA -2º ano
ROTEIRO DE ESTUDOS - ESCOLAS LITERÁRIAS DO SÉCULO XIX NO BRASIL
èData de entrega: 29/08/2014 (Sexta-feira, turno matutino, sala 09,Português)
1-      Romantismo:
a)      Definição: introdução, autor e obra que introduziu o movimento no Brasil, período (data de ocorrência), contexto histórico-social brasileiro;
b)      Poesia: identificar e definir cada  fase, características das fases , autores, obras;
c)       Prosa: tipos de romances românticos, autores e obras.
2-      Realismo:
a)      Definição: introdução, autor e obra que introduziu o movimento no Brasil, período (data de ocorrência) , contexto histórico-social brasileiro;
b)      Prosa romântica: autor que mais se  destacou no movimento, fases, obras;
c)       Características;
3-      Naturalismo:
a)      Definição: introdução, autor e obra que introduziu o movimento no Brasil, período (data de ocorrência);
b)      Características;
c)       Correntes filosófico-científicas: Definição de Positivismo, Darwinismo, Determinismo.
d)      Autores;
e)      Obras principais.
4-      Parnasianismo:
a)      Definição: introdução, autor e obra que introduziu o movimento no Brasil, período (data de ocorrência);
b)      Poesia: fases, características de cada fase autores, obras;
c)       Características das obras poéticas;
d)      Autores;
e)      Obras principais.
5-      Simbolismo:
a)      Definição: introdução, autor e obra que introduziu o movimento no Brasil, período (data de ocorrência);
b)      Poesia: fases, características de cada fase autores, obras;
c)       Características das obras poéticas;
d)      Autores;
e)      Obras principais.

Observações para confecção do trabalho:
1-      Trabalho manuscrito com caneta de tinta azul ou preta;
2-      Capa: Cabeçalho, escola, nome, número, disciplina e professora; Tema: Dependência – Movimentos literários do século XIX;
3-      Introdução: explicar a contribuição dos movimentos literários do século XIX para a literatura brasileira;
4-      Desenvolvimento (não é preciso escrever o nome desenvolvimento)-INCLUIR O ROTEIRO DE ESTUDOS
5-      Conclusão: Apresentar a importância deste trabalho para o seu aprendizado e em que a pesquisa pode contribuir para seu aprimoramento  no futuro.
6-       Bibliografia: indicar o conjunto de obras utilizadas para a pesquisa de acordo com os critérios da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).Se a pesquisa foi em sites, verificar como se prepara  a bibliografia correta. Veja  o site abaixo ,pois há algumas normas importantes:


                           


..................................................................................................................................................................


CENTRO DE ENSINO MÉDIO 01 DE SOBRADINHO
Disciplina: Português
Prof.ª: Ivanildes Silva
TRABALHO DE DEPENDÊNCIA-1º ano
ROTEIRO DE ESTUDOS – ERA MEDIEVAL E ERA CLÁSSICA DA LITERATURA
è Data de entrega: 29/08/2014 (Sexta-feira, turno matutino, sala 09,Português)

1-                  Era Medieval
a)      Trovadorismo -Definir o movimento, indicar a data e obra que deu início ao movimento, os tipos de cantigas, principais cancioneiros, destacar as funções do: trovador, menestrel, segrel, teocentrismo.
b)      Humanismo- Definir o movimento, indicar a data e obra que deu início ao movimento, características, ressaltar a  importância de Gil Vicente e o teatro aqui no Brasil.
2-                  Era Clássica
a)      Renascimento/Classicismo: Definir o movimento, período, características, escrever a biografia de Luís Vaz de Camões e sua importância para o período clássico, caracterizar cada fase do autor e suas  obras, indicar a  obra que deu destaque ao autor(tema da obra, estrutura da obra),diferenciar Renascimento e Classicismo;
b)      Quinhentismo no Brasil: justificar a expressão “literatura informativa”, período, características, destacar a influência dos padres jesuítas e a importância da Carta de Pero Vaz de Caminha no Descobrimento do Brasil.
c)       Barroco no Brasil: definir o movimento, período, características, autores e obras, destacar a importância de Padre Antônio Vieira e Gregório de  Matos, suas características, obras  e fases;
d)       Neoclassicismo(Arcadismo): definir o movimento, definir o termo “antropocentrismo”, indicar o  período, características, autores e obras, destacar a importância dos autores árcades brasileiros, o contexto histórico ,local  onde se deu o movimento no Brasil. Escrever a biografia de cada autor árcade brasileiro ,indicando características e obras.
3-                  Figuras de Linguagem: definir e exemplificar com frases as figuras de linguagem abaixo.

Metáfora
Hipérbole

Aliteração

Metonímia

Comparação

Antítese

Eufemismo

Onomatopeia

Prosopopeia
Inversão

Ironia



Observações para confecção do trabalho:
1-Trabalho manuscrito com caneta de tinta azul ou preta;
2-Capa: Cabeçalho, escola, nome, número, disciplina e professora; Tema: Dependência – Era Medieval e Era Clássica na Literatura e Figuras de Linguagem
3-Introdução: explicar a contribuição dos movimentos literários do período medieval e clássico até a nossa literatura brasileira;
4-Desenvolvimento (não é preciso escrever o nome desenvolvimento)-INCLUIR O ROTEIRO DE ESTUDOS
5-Conclusão: Apresentar a importância deste trabalho para o seu aprendizado e em que a pesquisa pode contribuir para seu aprimoramento  no futuro.
6-Bibliografia: indicar o conjunto de obras utilizadas para a pesquisa de acordo com os critérios da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).Se a pesquisa foi em sites, verificar como se prepara a bibliografia correta. Veja  o site abaixo ,pois há algumas normas importantes:
Acesso em 03/08/2014


Nenhum comentário:

Atividade postada com novas alterações

Alunos, graças à observação de uma aluna, eu fiz a análise nas respostas  e a imediata retificação na atividade abaixo que foi alterada na q...