domingo, 23 de maio de 2010

PROJETO CULTURA E MEIO AMBIENTE


Olá, pessoal!
Vem aí mais um projeto interdisciplinar nas turmas das 1ªs séries do turno matutino.Fiquem atentos.Peço às turmas que comecem a se movimentar , a fim de apresentar um trabalho excelente.Façam suas equipes de trabalho,pois a nota será dada à turma.É HORA DE MOBILIZAÇÃO E MUITO TRABALHO.CONFIO EM VOCÊS.

Cópia da íntegra do projeto vem logo a seguir.
Projeto cultura e meio ambiente
Criação
: Ana Teresa,Simone e Ivanildes

Turmas envolvidas: 1ªs séries do turno matutino
Pontuação- 0,0 a 3,0 pontos
Objetivos
-Conhecer outras culturas (política, religião, moeda, costumes, ou seja, maneira diferente de viverem em sociedade;
-Verificar como cada país está vivenciando as questões ambientais: como foi no passado e quais as estratégias para o futuro;
- Comparar o que está sendo feito no Brasil com os objetivos de cada país escolhido e como o Brasil pode aproveitar idéias já existentes para a preservação do meio ambiente ;ou não.
- Mobilizar os alunos para realizarem ações práticas dentro do ambiente escolar.
Data da culminância do projeto-26/06/2010
Estratégias
1) Cada turma ficará responsável por um país (sorteio)
2) Do país escolhido deverá:
a) Pesquisar sobre cultura em geral (meio ambiente, danças típicas, vestuário, moeda, política, etc)
b)
1)Ornamentação - de acordo com as cores do país,apresentando curiosidades,bandeira do país,tradições, moeda, etc.
2)Um casal com traje típico do país feito em material reciclável
3) Apresentação de comidas típicas ( dois pratos que representem o país)
4) Som ambiente (músicas do país)
5) Cumprimentar na língua do país de origem( bom dia,boa tarde,obrigado,sejam bem vindos,etc.)
Apresentação de slides
-Tema: Meio ambiente

a) Os slides deverão ser criados pelos alunos, sem cópias da internet, utilizando o tempo de 5 minutos;
b) O mesmo deverá conter:
1) Localização do país
2) Como o país investe no meio-ambiente(fauna, flora,o que foi destruído,o que é preservado,estratégias para o futuro,comparando-o com os acordos firmados internacionalmente(Protocolo de Kyoto,etc.)
3) Apresentação de gráficos.
Observação: Os slides deverão ser explicados, principalmente os gráficos.
4)Serão sorteados 6 alunos no momento da avaliação,da seguinte forma:
-três explicarão os estandes-5 a 10 minutos;
-três explicarão os slides – 5 a 10 minutos

5) Cada turma ficará em uma sala,de acordo com a distribuição do provão.Por exemplo:1 A - sala 1,etc.

Avaliação
Os professores passarão nas salas, sortearão os alunos para apresentação, podendo fazer perguntas;
Todos os itens pedidos no projeto também serão observados pelo professores no momento da avaliação.
Observações:
No caso de o aluno sorteado não souber o conteúdo ou se recusar a apresentá-lo, o mesmo ficará com zero e serão chamados outros alunos.
No caso de falta justificada (atestado médico) o aluno será submetido a uma avaliação oral, posteriormente.

AVALIAÇÃO

Valor- 0,0 a 3,0 pontos
Criatividade
Organização: início, meio e fim ( entregar salas limpas)
Apresentação Oral (linguagem)
Ornamentação deverá ser feita com produtos reciclados ou recicláveis
Montagem dos slides
Conteúdo de acordo com as propostas inseridas no projeto.


Estandes- 1,5 (0,3 cada item)
1) Material utilizado
2) Ornamentação- material reciclável e reciclado
3) Criatividade
4) Apresentação oral (linguagem)
5) Trajes típicos – material reciclado

Slides -1,5 (0,3 cada item)
1) Criatividade
2) Organização
3) Conteúdo (gráficos, linguagem escrita, etc.)
4) Apresentação das propostas à nossa escola (ações práticas).

Países envolvidos no projeto :
América do Norte e Central-México e Estados Unidos
América do Sul -Argentina e Chile
África -Camarões,África do Sul e Nigéria
Europa -Itália, Portugal e Alemanha
Ásia -Japão e Coréia do Norte

Nenhum comentário:

Atividade postada com novas alterações

Alunos, graças à observação de uma aluna, eu fiz a análise nas respostas  e a imediata retificação na atividade abaixo que foi alterada na q...