sábado, 8 de maio de 2010

Recuperação 2010

Queridos alunos:

A recuperação de Português ocorrerá em minhas aulas.Fiquem atentos aos dias e estudem.
3ºs anos- Capítulos 1 a 5
1ºs anos - Variações linguísticas,figuras de linguagem, linguagem formal e informal, fábula (narração), texto científico e lírico-características.
Deixo aqui as respostas do Provão para que estudem.A prova também será discursiva como foi o provão.
Prova bimestral dos 3ºs anos
Questão 01
Texto I
"A nossa montanha é vítima de um parasita, um piolho da terra, peculiar ao solo brasileiro... Este funesto parasita da terra é o caboclo, inadaptável à civilização...
Começa na morada. Sua casa de sapé e lama faz sorrir aos bichos que moram em toca...
Só ele não fala, não canta, não ri, não ama. Só ele, no meio de tanta vida, não vive...”(Trechos de Urupês-Monteiro Lobato)
“O Romantismo brasileiro, em sua vertente regionalista, enalteceu o homem rural, tanto o do Sul quanto o do Norte, idealizando-o ou tratando-o como herói. A personagem Jeca Tatu apresentada por Monteiro Lobato em “Urupês” confirma ou nega o tratamento romântico dado ao homem rural”? Justifique sua resposta. (Questão corrigida na sala e retirada do livro-texto Capítulo I,pág.23)
Jeca Tatu nega o tratamento romântico uma vez que no Romantismo o homem rural era enaltecido,apresentando-lhe suas qualidades e descrevendo-lhe seus costumes e hábitos .No Pré-Modernismo,Monteiro Lobato apresenta o homem rural com seus probelmas.É um homem doente , com uma casa em péssimas condições e as condições de vida são mínimas.
Questão 02

Texto II
“ O mundo ocidental,nas primeiras décadas do século XX, apresentava-se marcado por mudanças profundas em diferentes setores:econômico, político, social, cultural.Movimentos operários, guerra,revolução e crise econômica conviveriam, lado a lado, com o surto da industrialização e de importantes invenções,como o automóvel, o avião, o cinema.”(Capítulo 3-livro-texto,pág.32).
a) De acordo com a conjuntura descrita no fragmento acima, caracterize a literatura e seus reflexos diante dessa realidade apresentada no texto II.

A literatura dessa época pode ser caracterizada de modo a trazer os ideias de liberdade de expressão vindos com as transformações na sociedade.É uma literatura que se volta para o retorno ao passado histórico e critica os problemas sociais,através das lutas enfrentadas pela sociedade.Portanto,pode-se observar que se volta para a fragmentação da realidade, herança deixada pelas Vanguardas Europeias.


b) Antonio Calado, crítico literário, afirma que a vida cultural e literária brasileira no século XX estava diretamente relacionada com as transformações sociais. Considerando o momento literário brasileiro, cite dois fatos históricos que compuseram o contexto do início do Modernismo em 1922. (Capítulo 3-Questão adaptada do livro, pág.35)

Guerra de Canudos, Proclamação da República,Revolução Russa,etc



Questão 03
Texto III
Vanguardas: o futuro é agora
Do francês avant-garde, a palavra vanguarda significa “o que marcha na frente”. Artística ou politicamente, vanguardas são grupos ou correntes que apresentam uma proposta e/ou uma prática inovadoras.”(pág.38 do livro-conteúdo apresentado em seminário)
a) Considerando a ideologia pregada pelos representantes das Vanguardas Europeias, justifique a importância dessas correntes no panorama do Modernismo brasileiro.
As Vanguardas Europeias tiveram a importância para o Modernismo brasileiro porque serviram de base para que os ideais modernistas fossem difundidos.Trazendo consigo a defesa da liberdade de expressão em todos os sentidos, as vanguardas inspiraram muitos modernistas a colocar esses ideias em seus textos.
b) Levando-se em conta que a linguagem modernista aproveitou das Vanguardas Europeias certos princípios inovadores, pode-se citar a proposta das “palavras em liberdade”. Faça um comentário, demonstrando como se constituía esse princípio. (Capítulo 2 do livro, estudado, corrigido e analisado em sala, pág.27)

O princípio defendia a liberdade na linguagem.Baseava-se em escrever de maneira bem simples, aproveitando toda a criatividade do brasileiro, é praticar o "modo brasileiro" no escrever e no falar, valorizando o fluxo da consciência, a fala do brasileiro das classes mais pobres e deixando a linguagem dos livros mais próxima das classes menos privilegiadas.


Questão 04

“Brás, Bexiga e Barra Funda” de Alcântara Machado representa o clima do primeiro momento modernista.Cheia de experimentalismos desse período, a obra representa a marca da alma popular nos bairros ítalo-paulistas.
a) A que contexto histórico-social apresentado nas primeiras décadas do século XX, na cidade de São Paulo a obra está ligada?Justifique sua resposta.
O livro nos mostra o painel dos italianos recém-chegados à cidade de São Paulo com seus costumes .O próprio autor Alcântara Machado apresenta a imigração italiana que vai se localizar em bairros paulistanos ,vivenciando o contato direto com o brasileiro.

b) Algumas expressões e palavras no livro caracterizam aspectos de certa influência estrangeira. Faça uma comparação entre a linguagem da obra, a contribuição da cultura estrangeira e os experimentalismos defendidos e retratados no primeiro momento do Modernismo.
Os modernistas defendiam uma cultura amplamente nacional, porém houve muitos experimentalismo s na língua muito bem trabalhados por eles.A cultura italiana contribuiu de forma eficaz para a riqueza da nossa língua.Isso serviu de base para que os modernistas fizessem referência à cultura estrangeira de modo a aproveitar tudo de bom que existia como acontece na obra Brás, Bexiga e Barra Funda.

Questão 05
a) Observe as orações no 4º quadrinho. Reescreva o período e divida- o em orações .

Tenho a impressão /de que agora estão brincando de alguma outra coisa.


b) No 4º quadrinho, há uma oração subordinada substantiva. Identifique-a e classifique-a.

"...de que agora estão brincando de alguma outra coisa."-oração subordinada substantiva completiva nominal porque vem depois de um nome"impressão", na oração principal.Além disso é introduzida pela preposição "de".


c) Caso a frase do 4º quadrinho fosse substituída por esta: “Não duvido de que agora estão brincando de alguma outra coisa”, a classificação da oração subordinada substantiva seria a mesma?Justifique sua resposta.

A oração não teria a mesma classificação porque se trata agora de oração subordinada substantiva objetiva indireta por vir depois da forma verbal "duvido",na oração principal.O verbo exige complemento acompanhado da preposição"de"

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Atividade postada com novas alterações

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