sábado, 6 de agosto de 2011

Projeto Interdisciplinar Machado de Assis

Seria interessante que lessem o projeto e apresentassem as sugestões
Projeto Machado de Assis
Cem anos vivo na memória literária brasileira
Objetivos:
a) Abordar a vida e obra de Machado de Assis, avaliando sua importância para a Literatura Brasileira;
b) Resgatar dados da vida do autor, os quais enriquecerão o conhecimento dos alunos acerca de Machado de Assis como também da época em que ele viveu.

Justificativa
O ano de 2008 homenageou os cem anos da morte do escritor Machado de Assis, ocorrida em 1908. O autor que utilizou uma técnica de narrativa inovadora para o seu tempo, século XIX. Ele estabeleceu, com isso, um diálogo constante com o com o leitor e a reflexão quanto à estrutura da sua obra: características que o singularizaram, atribuindo-lhe a devida importância na literatura nacional e estrangeira. Machado de Assim foi um dos principais autores da Literatura Brasileira, tendo participado como um dos fundadores da Academia Brasileira de Letras. Escreveu um grande número de obras de enorme valor literário para teóricos e pesquisadores da literatura. Sobre ele tem-se pesquisado muito, ainda hoje, uma vez que não se esgota o grande número de obras críticas em torno de características peculiares que notabilizaram o autor de um imenso pendor literário na época do Realismo brasileiro.

Metodologia do trabalho

Os temas abaixo serão distribuídos aos alunos mediante sorteio prévio e cujas datas serão divulgadas, à medida que haja a distribuição do tema por grupo. Cada grupo deverá eleger um representante e vice-representante. Caberá fazer uma ampla pesquisa e seleção de material a ser utilizado na apresentação. Todas as semanas serão feitas reuniões com os representantes dos grupos para se medir o andamento da pesquisa e o desenvolvimento do trabalho. Todos deverão participar do trabalho, apresentando sua parte, com desenvoltura e segurança do tema.


TEMAS A SEREM DESENVOLVIDOS:

1-Machado de Assis e sua época
1.1-Biografia completa do autor;
1.2 Resgate de fotos do autor; cópias das primeiras edições das obras;
1.3-Marco inicial do Realismo no Brasil (ano de publicação e enredo)-Justificar a razão para tal obra ser considerada o marco inicial;
1.4-Análise da obra Dom Casmurro: apresentar a obra de acordo com os elementos da narrativa contidos na página 129 do livro –texto
Machado de Assis e suas fases: apresentar cada fase do autor, mostrando as obras que fizeram parte de cada momento;
1.5- Machado de Assis e as características mais abordadas: humor, ironia, metalinguagem, diálogo com o leitor, narrativa moderna;
1.6-Machado de Assis e temas: preconceito social e racial, o papel da mulher na sociedade da época etc.

2- Machado de Assis e Realismo
2.1.- Origens do Realismo,incluindo período de vigência do movimento e sua relação com o Naturalismo;
2.2- Características – análise de cada característica realista e a comparação com o Romantismo;
2.3-Correntes filosófico-científicas defendidas pelo Realismo: Positivismo, Socialismo, Evolucionismo, Determinismo, Psicanálise de Freud
2.4-Contexto histórico-social do movimento realista no Brasil: fatos históricos, a era das revoluções, estruturação da sociedade brasileira da época;

3.-Machado de Assis e Rio de Janeiro
3.1-Rio de Janeiro ontem
3.1.1-Painel com fotos do Rio de Janeiro no século XIX: habitações, vestuário (moda em geral), população (aspecto físico das pessoas), ruas, meios de transportes, moeda corrente, etc.
3.2- Rio de Janeiro hoje
3.2.1-Painel com fotos atualizadas do Rio de Janeiro no século XXI
3.2.2-Comparação entre o passado e o presente
3.2.3- Entrevista com o autor se ele fosse vivo hoje: impressões do autor sobre o Rio de Janeiro atual, abordando os aspectos mais evidentes: número de casas, crescimento de favelas, violência, trânsito, urbanização, vocabulário, roupas, comportamento, cultura, educação, saúde, etc.

4-Machado de Assis e teatro
4.1-Apresentar características do autor no teatro e relacionar as peças escritas por ele;
4.2-Escolher um capítulo de Dom Casmurro para encená-lo, seguindo as normas de uma apresentação teatral.

Nenhum comentário:

Atividade postada com novas alterações

Alunos, graças à observação de uma aluna, eu fiz a análise nas respostas  e a imediata retificação na atividade abaixo que foi alterada na q...