terça-feira, 18 de outubro de 2011

ENEM 2011- REDAÇÃO

Fique atento
» Data dos exames 22 (sábado)e 23 outubro (domingo)

» Início: 13h

» Duração: 5h30. O estudante somente pode deixar a sala depois de duas horas de prova

» Não esqueça: nos dias dos exames é obrigatória a apresentação do documento de identificação original com foto e cartão de confirmação de inscrição. Caso o estudante tenha sido furtado, terá que apresentar o boletim de ocorrência policial, emitido no máximo 90 dias antes da prova.
No Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de nada adianta ser bom em determinada área se a redação não tiver atenção especial. E põe especial nisso. Para começar, é a prova com a maior pontuação, de zero a 1 mil. E é passaporte para a principal instituição pública do estado. A nota da produção de texto será um dos diferenciais da segunda etapa do vestibular da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Em redação treino e boa leitura fazem toda a diferença.

Para essa prova, o Ministério da Educação (MEC) exige que candidato demonstre domínio da norma culta da língua, compreenda a proposta e aplique o conceito das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, além de selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista. Dentro das competências cobradas na matriz do exame, os alunos devem ainda demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação e elaborar a proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural.

A redação será cobrada no domingo, com linguagens, códigos e suas tecnologias e matemática e suas tecnologias. Professora de redação do Colégio Espanhol Santa Maria, unidade Cidade Nova, na Região Leste de Belo Horizonte, Maria Inês Cardoso Rezende da Silveira aconselha a produzir o texto primeiro e, na sequência, se preocupar com as outras questões. “No início, os estudantes estão mais tranquilos e com a cabeça mais fresca e, por isso, têm condições de redigir melhor. É imprescindível grifar a proposta e retornar várias vezes a ela para não perder o foco”, afirma. Outra dica é procurar em revistas, jornais e na internet temas da atualidade que foram destaque há alguns meses. Afinal, a prova já foi elaborada há mais tempo.

Nenhum comentário:

Atividade postada com novas alterações

Alunos, graças à observação de uma aluna, eu fiz a análise nas respostas  e a imediata retificação na atividade abaixo que foi alterada na q...