terça-feira, 13 de março de 2012

Dicas para uma boa apresentação oral





Aqui estão algumas diretrizes para uma boa apresentação oral.
Siga os passos abaixo :

1. Na introdução, deixe claro o objetivo de sua apresentação, assinalando para a audiência. Faça exatamente aquilo que se propôs a fazer.

2. Use recursos visuais para ajudar a audiência a entender o que você está dizendo.

3. Um recurso visual deve conter apenas uma informação-chave na qual você deseja que sua audiência se focalize. Explique o que o recurso visual está mostrando.

4. Tente suscitar interesse e atenção de sua audiência. Um modo útil de fazê-lo é usar vocabulário dramático, (ex. extremamente interessante, muitíssimo importante, de grande valor significante, totalmente inaceitável;

5. Não apenas termine sua apresentação. Ofereça uma conclusão, resumindo o que acabou de dizer ou apresentando uma afirmação conclusiva sobre o que acabou de expor. (Me disponho a responder alguma pergunta..., se tiverem alguma dúvida , terei prazer em respondê-la; Comentários e sugestões são bem vindos/Agradeço a atenção... etc. etc.)

6. Controle o tempo de apresentação. Não exceda o tempo permitido.

7. Ensaie sua apresentação com antecedência tantas vezes quantas forem necessárias. Verifique seus slides (ou cartazes ou transparências), folhetos, vocabulário, pronúncia e entonação. Esteja preparado para perguntas.

Nenhum comentário:

Atividade postada com novas alterações

Alunos, graças à observação de uma aluna, eu fiz a análise nas respostas  e a imediata retificação na atividade abaixo que foi alterada na q...