Deixo aqui um Estudo Dirigido a ser apresentado em Seminário Oral ,com grupos de 6 pessoas , na semana de 26 a 28/11/2012,seguindo o cronograma abaixo
VALOR DA ATIVIDADE-1,026/11-turmas 1E, 1B, 1D
27/11-turmas 1F,1G,1C
28/11-turma 1A
Os grupos deverão responder às questões abaixo e apresentá-las oralmente à turma no dia marcado,na sala de aula.
Questões sobre as obras a serem lidas para o PAS-Programa de Avaliação
Seriada.
Leia o texto e observe a charge logo abaixo, a fim de
responder às seguintes questões:
“Para Gilberto Dimenstein, o
cidadão brasileiro desfruta de uma cidadania aparente que ele denomina de
cidadania de papel. A verdadeira democracia implica a conquista e efetividade
dos direitos sociais, políticos e civis. Se assim não se constituir, a
cidadania permanece imóvel no papel. Essa cidadania aparente surge através do
desrespeito aos direitos fundamentais do homem, ao não suprir as suas
necessidades básicas, camufladas em assistencialismo político. Isso se dá
através da desnutrição, do desemprego e da pobreza.
Há necessidade de implementação de ações
concretas de geração de trabalho e renda, em vez de projetos assistencialistas,
para que grandes populações de jovens e adultos excluídos encontrem espaço no
mercado de trabalho. É necessário viver deste trabalho, exercendo através dele,
o exercício da cidadania, interferindo na sociedade de maneira produtiva.
No livro “O cidadão de papel”, o
jornalista Gilberto Dimenstein, nos apresenta o Brasil, como um país de
contrastes muito grandes. O Brasil, para ele, é uma das maiores economias do
planeta e, ao mesmo tempo, um dos lugares mais socialmente injustos para se
morar. Nesse livro, é exposto como, apesar da Declaração Universal dos Direitos
Humanos e de todos os modernos códigos legais que regem o nosso país (da
Constituição ao Código Civil, do Código Penal ao Código do consumidor, passando
por tantos outros), o Brasil não conseguiu vencer a úlcera da desigualdade
social e da má distribuição de renda.”
http://educador.brasilescola.com/politica-educacional/cidadania-assistencialismo.htm,
acessado em 4/11/2012.
11--Ao analisar o texto sobre
cidadania e tendo observado as charges , formule um conceito sobre Assistencialismo e Assistência Social. Cite exemplos em nossa sociedade para os dois casos.
Em que aspectos pode ser feita uma relação com as ideias do livro Almanaque Sócio Ambiental de 2008?
2 2- Sobre
a obra O Discurso da Servidão Voluntária,
responda:
a) De que forma os tiranos
consideram as pessoas como seus escravos, seus servos?
b) De que forma as pessoas decidem
ser escravas de um tirano? Cite exemplos que ratificam essa prática em nossa
sociedade atual.
c) De acordo com a obra, La Boetie
enumera três tipos de tiranos. Indique os tipos e explique a relação entre eles.
3-Observe os fatos sobre a queda
dos ditadores, elabore um texto baseado no livro O Discurso da Servidão Voluntária, de La Boetie: “Se nós decidirmos ser livres, o tirano por
si só se anulará.”
Queda dos grandes
ditadores
Muammar al-Gaddafi. 1942-2011 - Político e militar líbio,
derrubado pelos protestos da população local contra seu governo, que durou mais
de 40 anos. Acusado de inúmeros crimes contra a humanidade, despertou a ira da
população, que influenciada pelos conflitos na Tunísia e Egito, passou a
protestar por uma melhor distribuição das riquezas no país. Foi capturado e
morto pelos rebeldes, depois de mais de seis meses de conflitos.
Osama Bin Laden. 1957-2011. Tornou-se o homem mais procurado
do mundo depois de ter assumido os ataques terroristas aos Estados Unidos em
2001. Fundador e líder da al-Qaeda, treinou um verdadeiro exército de fanáticos
religiosos, conhecidos pelos seus atentados utilizando carros e homens-bomba.
Os 10 anos de procura pelo seu paradeiro resultaram na invasão norte-americana
no Afeganistão. Foi capturado e morto pelas tropas americanas em Maio deste
ano. Dizem que foi atirado ao mar, mas nunca vimos o corpo.
O impossível está
acontecendo! Zine el Abidine Ben Ali da Tunísia caiu; Mubarak do Egito caiu;
agora estamos assistindo à queda de Muammar Kadafi da Líbia. Parece até um
"efeito dominó" de ditadores caindo e a esperança da liberdade e
democracia paira no ar!
Muammar Kadafi, ditador da Líbia
4 4- Observe
a letra da música Geração Coca Cola da
Legião Urbana. Explique em que sentido a obra analisada pode estar relacionada ao
conteúdo da letra da música.
Geração
Coca-Cola
Quando
nascemos fomos programados
A receber o que vocês
Nos empurraram com os enlatados
Dos U.S.A., de nove as seis.
A receber o que vocês
Nos empurraram com os enlatados
Dos U.S.A., de nove as seis.
Desde
pequenos nós comemos lixo
Comercial e industrial
Mas agora chegou nossa vez
Vamos cuspir de volta o lixo em cima de vocês
Comercial e industrial
Mas agora chegou nossa vez
Vamos cuspir de volta o lixo em cima de vocês
Somos
os filhos da revolução
Somos burgueses sem religião
Somos o futuro da nação
Geração Coca-Cola
Somos burgueses sem religião
Somos o futuro da nação
Geração Coca-Cola
Depois
de 20 anos na escola
Não é difícil aprender
Todas as manhas do seu jogo sujo
Não é assim que tem que ser
Não é difícil aprender
Todas as manhas do seu jogo sujo
Não é assim que tem que ser
Vamos
fazer nosso dever de casa
E aí então vocês vão ver
Suas crianças derrubando reis
Fazer comédia no cinema com as suas leis
E aí então vocês vão ver
Suas crianças derrubando reis
Fazer comédia no cinema com as suas leis
Somos
os filhos da revolução
Somos burgueses sem religião
Somos o futuro da nação
Geração Coca-Cola
Geração Coca-Cola
Geração Coca-Cola
Geração Coca-Cola
Somos burgueses sem religião
Somos o futuro da nação
Geração Coca-Cola
Geração Coca-Cola
Geração Coca-Cola
Geração Coca-Cola
Depois
de 20 anos na escola
Não é difícil aprender
Todas as manhas do seu jogo sujo
Não é assim que tem que ser
Não é difícil aprender
Todas as manhas do seu jogo sujo
Não é assim que tem que ser
Vamos
fazer nosso dever de casa
E aí então vocês vão ver
Suas crianças derrubando reis
Fazer comédia no cinema com as suas leis
E aí então vocês vão ver
Suas crianças derrubando reis
Fazer comédia no cinema com as suas leis
Somos
os filhos da revolução
Somos burgueses sem religião
Somos o futuro da nação
Geração Coca-Cola
Geração Coca-Cola
Geração Coca-Cola
Geração Coca-Cola
Somos burgueses sem religião
Somos o futuro da nação
Geração Coca-Cola
Geração Coca-Cola
Geração Coca-Cola
Geração Coca-Cola
5 5-Depois de analisado o poema Oração dos Desesperados de Sérgio Vaz que
itens do Artigo 5º da Constituição Brasileira podem ser relacionados
ao texto e que relação pode ser feita com O
Discurso da Servidão Voluntária de La Boetie?
6 6- Baseando-se
na estrutura da obra A alma encantadora
das ruas, de João do Rio, defina o gênero crônica e cite seus aspectos mais
importantes.
7 7 - Explique
a razão para os textos contidos no livro A
alma encantadora das ruas, de João do Rio, serem classificados como crônicas.
8 8- Como
o livro A alma encantadora das ruas,
de João do Rio está dividido em relação aos textos?
9 9-Pela
leitura das crônicas, explique a relação entre o contexto histórico de
transformação do Rio de Janeiro do início do século XX e os aspectos sociais da
cidade a partir dessas mudanças?
10- Comente
a relação que há entre o Almanaque
Sócio Ambiental , o documentário de Milton Santos em O mundo Global visto do lado de cá e o texto Este mundo da
Injustiça Globalizada, de José Saramago?
11- Com
o documentário Atlântico Negro na rota
dos orixás, que ideias podem ser extraídas quanto ao conceito de liberdade
nas etnias africanas, antes de se submeterem ao trabalho escravo no Brasil
colonial?
1 12-As
contribuições cultura desses povos aspectos aproximam a cultura africana da
cultura brasileira. Em que sentido pode-se estabelecer uma ligação entre as
ideias contidas nos documentários Atlântico
Negro na rota dos orixás e no Almanaque
Sócio Ambiental?
1 13-
No Rio de Janeiro, 193 países membros se reúnem em 2012 para
a Conferência das Nações Unidas para o desenvolvimento sustentável, indo de
encontro à missão da ONU no cumprimento de seus princípios e propósitos.
a a) Elabore
um texto, sobre a Conferência, indicando o mês aconteceu, o período, os objetivos,
as divergências com relação à missão da ONU e as conclusões foram tiradas em
relação ao evento no aspecto ambiental e ao desenvolvimento sustentável.
b b) “Este mundo da Injustiça Globalizada" é um ensaio de José Saramago lido por ele no
encerramento do Fórum Social Mundial de 2002,
ocorrido em Porto Alegre, aqui no Brasil. Estabeleça uma relação entre
as discussões no grande evento da Conferência Rio +20,com as ideias defendidas por José Saramago no texto e o
conteúdo do Almanaque Sócio Ambiental.
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