segunda-feira, 10 de março de 2014

PROJETO COPA 2014




Pessoal,
Aqui está cópia do nosso Projeto Copa de 2014.
Se desejarem, podem usá-lo para desenvolver o trabalho entre os grupos de pesquisa.Depois, haverá uma reunião com todos os representantes das 24 turmas para esclarecer melhor possíveis dúvidas.
Bom trabalho.
Boa Sorte.
CENTRO DE ENSINO MÉDIO 01 DE SOBRADINHO

PROJETO INTERDISCIPLINAR - COPA DO MUNDO 2014

Desenvolvido em dois bimestres:

1ºbimestre: produção de duas revistas (cultura do país) e dois vídeos (Copa do Mundo no Brasil) por turma, sendo dez alunos por grupo; visita dos alunos às embaixadas; concurso de redação sobre o tema: “Uma Copa, dois países” (Revista Veja 01/01/2014)

2 ºbimestre: Culminância do trabalho- jogos interclasses ,feira cultural com  a  participação da comunidade (apresentação de danças folclóricas,stands temáticos por país),festa junina temática; proposta de uma prova interdisciplinar;

Público-alvo: Todas as turmas do Centro de Ensino Médio 01 de Sobradinho

Justificativa:

     O ano de 2014 chega, trazendo consigo  o Brasil como a sede da Copa do Mundo. Além de se pensar nos inúmeros impactos causados em torno do megaevento em nosso país, deve-se também saber que, até julho, esse será o principal tema de discussões em todo o planeta. Não se pode, portanto, limitar a escola em uma redoma, enquanto um dos maiores eventos esportivos mundiais acontecerá no território brasileiro. Sendo assim, é indispensável que voltemos nossos olhos para isso e unamos esforços, a fim de proporcionar a toda comunidade escolar  os meios necessários, informações relevantes e discussões relacionadas à Copa do Mundo, tornando nossos alunos seres mais críticos por meio das reflexões e das atividades didáticas propostas no projeto.

Objetivos:

Ø  Proporcionar a reflexão de toda a comunidade escolar sobre as implicações políticas, econômicas e sociais trazidas pela realização da Copa do Mundo no Brasil, país-sede do mundial.

Ø  Preparar atividades didáticas que levem ao interesse das turmas no desenvolvimento do trabalho proposto:.

Ø  Elaborar revistas e vídeos com informações do Brasil e do país sorteado

ATIVIDADE 1 -Vídeo -Brasil- país-sede

Ø  Editorial: abordagem geral do Brasil

Ø  Definição - Copa do mundo

Ø  Histórico das copas do mundo

Ø  Olhar crítico sobre os impactos da Copa do Mundo: efervescência cultural, social e econômica

Ø  Promessas e  propostas de desenvolvimento para o país(investimentos em infraestrutura)

Ø  Desenvolvimento e conclusão das obras (superfaturamento, atrasos, iniciativa privada e poder público no financiamento de obras.)

Ø  Aspectos positivos e negativos do evento no Brasil

Ø  Manifestações: opinião pública,

Ø  Dados estatísticos (gráficos, tabelas, mapas do evento, etc.)

ATIVIDADE 2-Revista -país sorteado

Ø  Editorial: abordagem geral do país

Ø  Dados geográficos: localização geográfica, bandeira, população, educação, moeda, IDH;

Ø  Sociedade: cultura-língua, bandeira, musicalidade, danças típicas, hino, culinária;

Ø  Economia: indústria, comércio exterior, tecnologia;

Ø  Recursos naturais

Ø  Dados históricos: formação do território, independência do país, etc.

Ø  Política: forma de governo, regime, constituição, cidadania, ranking de corrupção.

Ø  Dados culturais: religião, festas, folclore, comidas típicas, danças, lendas, etc.

Ø  Problemas sociais do país: pobreza, exclusão, desemprego, meio ambiente, drogadição, preconceito (de cor, classe, sexo, religião...), abandono, etc.

Ø  Reconhecimento dos problemas sociais no âmbito internacional

Ø  Manifestações culturais e artísticas relacionadas ao país como foco do trabalho.

Ø  Entrevistas na embaixada que representa o país.

Ø  Uma reportagem (evento, curiosidade, notícia, etc.) sobre os eventos ocorridos naquele país.

Ø  Contribuição do conhecimento científico na transformação da realidade daquele país.

Ø  Confecção de:     

1)      Símbolos nacionais:

Ø  Abordagem sobre o significado dos símbolos e importância como valores patrióticos

2)      Mapa do Brasil:

Ø  político -com estados, capitais, linhas imaginárias, pontos extremos;

Ø  recursos naturais

      Observação- Os mapas devem apresentar tamanho suficiente para a visualização perfeita dos espectadores.

ATIVIDADE 3 – Visita às embaixadas

Ø  Elaboração das entrevistas (perguntas, questionamentos a respeito de dados e informações importantes sobre o país)

Ø  Preparação dos vídeos e fotos da embaixada a ser visitada;

Ø  Recolhimento de materiais necessários à pesquisa sobre o país;

Ø  Visita monitorada com auxílio dos professores;


ATIVIDADE 4- PROVA INTERDISCIPLINAR

Ø  Conteúdo:  tema abordado no projeto ,envolvendo todas as disciplinas

Ø  Data provável:

Ø  Equipe responsável pela elaboração da prova

Ø  Prof. Moacyr

ATIVIDADE 5- JOGOS INTERCLASSES

Equipe responsável :professores de Ed.Física

Ø  Data provável:

ATIVIDADE 6-FEIRA CULTURAL

 

Ø  Organização de barracas ornamentadas constando itens relacionados ao país sorteado;

Ø  Apresentação de danças típicas, comidas, vestuário, história, poesia, música, símbolos pátrios, etc.

Ø  Folheto informativo ( resumo dos dados e informações sobre o país)

Ø  Cartilha informativa em inglês e espanhol

Metodologia

 

  1. Organização e preparação do trabalho:

 

·         Cada turma deve formar 04 grupos de até, no máximo, 10 alunos. Dois grupos ficarão responsáveis pela elaboração de uma revista e dois grupos responsáveis pela produção de um vídeo.

·         Os grupos devem fazer divisão de tarefas entre seus integrantes: editor, jornalista, ilustrador/fotógrafo, diagramador, revisor. Essas funções deverão ser exercidas dentro do seguinte critério: cada membro pode exercer mais de uma função, mas é necessário que todas elas sejam distribuídas entre os membros do grupo.

Editor – acompanha todos os trabalhos, chefia o grupo, confere os textos, corta o que ficou grande, solicita mais detalhes se perceber que algo não ficou bem explicado.

Jornalista – elabora os textos, que podem ser de diferentes gêneros: artigo, texto com análise do autor; crônica, texto com temas do cotidiano; entrevista pingue-pongue, na qual existem perguntas e respostas diretas; e reportagem, conjunto de informações resultante de um trabalho de pesquisa jornalística.

Ilustrador/fotógrafo – produz imagens que documentam as repostagens. Podem ser fotografias ou ilustrações que ajudem na comunicação do texto.

Diagramador – compõe cada página da revista promovendo uma boa comunicação visual. Dispõe as imagens, as ilustrações e o texto buscando construir uma estética que estimula a leitura.

Revisor – faz a leitura final do trabalho, visando detectar todos os problemas relacionados ao texto (erros gramaticais, legendas, títulos, diagramação, espaços); enfim, é o responsável pela etapa final do processo.

Ø  Metodologia-Elaboração do vídeo

Os dois grupos produzirão, de forma criativa e interdisciplinar, pequenos vídeos COM DURAÇÃO MÍNIMA DE 5 E MÁXIMA DE 8 MINUTOS que contemplam assuntos ligados ao tema :Brasil –país sede. Depois de prontos, os vídeos serão assistidos pelos próprios realizadores e colegas de turma, posteriormente, exibidos para as outras turmas, pais e comunidade escolar. Nessa perspectiva, os estudantes assumem um papel de sujeitos do processo de produção do conhecimento e o professor de mediador.

Segundo Kindem & Musburger (1997) o processo de produção de um vídeo tem, basicamente, três etapas:

Ø  Pré-produção: Consiste na preparação, planejamento e projeto do vídeo a ser produzido. Essa etapa abrange todas as demais atividades que serão realizadas, desde a concepção da idéia inicial até a filmagem:

a)      - Sinopse ou storyline: resumo geral do que vai ser exibido no vídeo;

b)      - Argumento: passo intermediário entre a sinopse e o roteiro cujo objetivo é descrever, de forma breve, como se desenvolverá a ação.

c)      - Roteiro: detalhamento de tudo o que vai acontecer no vídeo. O roteiro tem uma linguagem  própria - que se destina a orientar a equipe de produção nas filmagens – e divide o vídeo  em cenas com o objetivo de informar – textualmente - o leitor a respeito daquilo que o  espectador verá/ouvirá no vídeo.

d)     - Storyboard: é a representação das cenas do roteiro em forma de desenhos seqüenciais, semelhante a uma história em quadrinhos. Tem o objetivo de tornar mais fácil, para a equipe de produção, a visualização das cenas antes que sejam gravadas.

Ø  Produção: Esta é a etapa em que são feitas as filmagens das cenas que compõem o vídeo. As  filmagens são realizadas em tomadas, isto é, intervalos de tempo entre o início e o término de cada gravação. Uma cena, portanto, é composta por um conjunto de tomadas, e um vídeo é composto por um conjunto de cenas. Depois de terminadas as filmagens, começa a pós-produção do vídeo.

Ø  Pós-Produção: Essa última etapa recobre todas as atividades até então realizadas para a finalização do vídeo quando então se faz a edição e a organização das tomadas gravadas para composição das cenas e do vídeo como um todo.

2-      Ferramentas de apoio à produção de vídeos

Para apoiar o desenvolvimento das etapas da produção de vídeos descritas no item anterior existem diversas ferramentas computacionais no mercado, como por exemplo: o Final Draft (2006) e o Movie Magic Screen Whiter (2006) para a produção de roteiros; o Storyboard Quick (2006) e o SpringBoard (2006) para a produção de storyboards e o Adobe Premiere (2006),  Windows Movie Maker (2006) e o iMovie (2006) para a edição de vídeos ou versões mais atualizadas desses recursos.

3-       Gênero de vídeo – documentário

Documentário é um gênero cinematográfico que se caracteriza pelo compromisso com a exploração da realidade. Mas dessa afirmação não se deve deduzir que ele represente a realidade “tal como ela é”. O documentário, assim como o cinema de ficção, é uma representação parcial e subjetiva da realidade.

4-      Recursos e materiais:

• câmeras (podem ser de celular ou fotográficas, contanto que façam vídeos);

• projetor;

• equipamento de som (pelo menos boas caixinhas) para reproduzir áudio dos vídeos a serem exibidos pelo computador e/ou DVD;

• TV;

• DVD player;

• computadores conectados à internet, com placa de vídeo e software de edição.

5-      Produtos:  sugestões

·         Vídeo documentário, fanzine, mutirão, campanha, faixas, etc...

    II.            Levantamento das informações:

·         Visita às embaixadas  cujos países foram sorteados entre os representantes das turmas

·         Pesquisa, consultando os livros de sociologia, filosofia, história, geografia, bem como outras fontes.

·         Ampliação da pesquisa, consultando almanaques, jornais, revistas ou o site do IBGE, na internet.

 

  1. Planejamento da produção:

 

Os grupos devem:

·         Definir um nome para a revista;

·         Enunciar os temas que serão abordados;

·         Distribuir tarefas.

·         O grupo que não entregar na data estabelecida terá o valor do seu trabalho reduzido pela metade.

·         Entregar versão encadernada (tamanho de folha A3, 4 folhas dobradas ao meio, frente e verso, totalizando 8 páginas), fonte Times New Roman, 10. O tipo do papel fica a critério da turma.

·         Digitar os textos da revista e tratar as  imagens de forma adequada.

·         Entregar a versão eletrônica da revista para posterior divulgação da mesma no sítio da escola.

 

  1. As seções de uma revista:

Uma revista compõe-se de capa, sumário, editorial, vários artigos, reportagens, crônicas, ilustrações, fotografias, etc.

·         A capa de uma revista traz uma imagem forte, que provoca impacto, o nome da revista e algumas chamadas (recurso utilizado para dar destaque a determinadas matérias), a data, o número da edição e o nome do grupo responsável pela produção da revista, a série e a turma.

·         O sumário informa o conteúdo da edição, para melhor localização dos artigos apresentados na revista.

·         As matérias, os artigos e as entrevistas devem ter bons títulos, para expressarem, de maneira clara e precisa a ideia geral do texto. Deve haver nas matérias conteúdos sobre o país sorteado por turma. Os textos escritos devem ter entre 5 e 6 parágrafos. É necessário que tenham o nome do autor e sua qualificação (a série e a escola em que estuda). O texto jornalístico deve responder às seguintes perguntas: O quê? Quem? Quando? Onde? Como? Por quê?

·         As ilustrações podem ser gráficos, mapas e desenhos, e devem ter sempre um título ou legendas explicativas.

·         As fotografias são muito importantes, pois contribuem para dar significado ao texto. Uma boa imagem pode transmitir uma situação de tensão, tristeza, alegria e emoções diversas. Ao observar os detalhes, pode-se compreender melhor o cenário em que se passou a reportagem.

·         Seção curiosidades sobre o país (divulgar a fonte de onde foi retirada a curiosidade)

·         Seção Divertimento ( jogos do erros,cruzadinhas,charges,charadas,labirintos,jogo da forca,etc.)

  1. Lembretes importantes:

Ø  O Trabalho Interdisciplinar terá Culminância no segundo bimestre

Ø  Valor do trabalho: verificar quadro de valores por disciplinas junto à coordenação.

Ø  Os alunos que produzirem as matérias, os artigos, entrevistas, fotos, imagens, vídeos etc., deverão colocar seus nomes como autores, referente ao material que produzir.

Ø  Todos os alunos, sem exceção, em cada grupo, devem colaborar para a organização, produção e apresentação da revista e do vídeo (título, editorial, matérias, fotos, entrevistas, digitação, diagramação, impressão, filmagem etc..). Aquele que não participar ficará sem nota relativa à atividade em todas as disciplinas.

Ø  Podem ser incluídos na revista e no vídeo: entrevistas, questionários, fotografias, gráficos, índices estatísticos da população, crônicas, charges, histórias em quadrinhos e etc., desde que relacionados ao país. Pode ainda trazer propagandas de eventuais patrocinadores.

Ø  Não serão aceitos na revista, textos extraídos de outras fontes: jornais, revistas, sites, livros e imagens veiculadas em outros meios.

Ø  Para essa atividade não serão aceitos atestados médicos do aluno, uma vez que cada um vai poder escolher de que forma vai contribuir para realização do trabalho.

1.      Cada representante, na data especificada, deverá entregar as cópias DOS ROTEIROS e DOS VÍDEOS, em mídias adequadas e devidamente identificadas (CD ou DVD) assim como os exemplares das revistas em versão digitalizada (CD ou DVD );

 Observação:Só entregar para os professores envolvidos no Projeto (equipe a escolher)

Data de entrega e apresentação:     De 07 a 11 de abril de 2014


Será divulgada a tabela com as datas da apresentação e entrega da revista, no período de

Critérios comuns de Avaliação: Valor de 0 a 10 pontos, com graduação evoluindo de 0 a 2,0 por critério assim distribuídos: fraco 0,5/ regular 1,0/ bom 1,5/ ótimo 2,0

Mesmo tendo um roteiro de avaliação em comum, cada professor deverá ler o exemplar da revista, a fim de observar se a sua disciplina foi contemplada, segundo as especificações e dará a nota de acordo com os seus critérios.

Conteúdo: o grupo deverá apresentar o tema com segurança, desenvoltura, demonstrando conhecimento do assunto, abordando os temas das disciplinas envolvidas.
 
2,0
 
Linguagem: clareza de idéias, organização, atendimento das normas gramaticais, concisão, correção, acentuação, adequação da linguagem.
 
2,0
 
Criatividade: apresentação do trabalho de forma dinâmica, utilização de materiais variados, exploração dos recursos áudio visuais e outros.
 
1,5
 
Organização: vai ser observada ao longo do processo de produção da revista e envolve desde a qualidade do material, a montagem e distribuição dos assuntos, o tratamento dado as matérias e imagens, a forma de apresentação do trabalho, a montagem da apresentação.
1,5
 
Entrosamento: trabalho em equipe, atendimento as regras, divisão e cumprimento das tarefas com eficiência, o comportamento da turma.
 
1,5
 
Estrutura, organização e tempo da apresentação. O grupo distribuiu bem as falas e atribuições? Utilizou bem o tempo estipulado da apresentação? O posicionamento do grupo facilitou a visualização da apresentação? Atingiu os objetivos?
 
1,5
 

Nenhum comentário:

Atividade postada com novas alterações

Alunos, graças à observação de uma aluna, eu fiz a análise nas respostas  e a imediata retificação na atividade abaixo que foi alterada na q...