Pessoal,
Aqui está cópia do nosso Projeto Copa de 2014.
Se desejarem, podem usá-lo para desenvolver o trabalho entre os grupos de pesquisa.Depois, haverá uma reunião com todos os representantes das 24 turmas para esclarecer melhor possíveis dúvidas.
Bom trabalho.
Boa Sorte.
CENTRO
DE ENSINO MÉDIO 01 DE SOBRADINHO
PROJETO
INTERDISCIPLINAR - COPA DO MUNDO 2014
Desenvolvido
em dois bimestres:
1ºbimestre:
produção
de duas revistas (cultura do país) e dois vídeos (Copa do Mundo no Brasil) por turma,
sendo dez alunos por grupo; visita dos alunos às embaixadas; concurso de
redação sobre o tema: “Uma Copa, dois países” (Revista Veja 01/01/2014)
2
ºbimestre: Culminância do trabalho- jogos interclasses ,feira
cultural com a participação da comunidade (apresentação de
danças folclóricas,stands temáticos por país),festa junina temática; proposta
de uma prova interdisciplinar;
Público-alvo:
Todas as turmas do Centro de Ensino Médio 01 de Sobradinho
Justificativa:
O ano de 2014 chega, trazendo consigo o Brasil como a sede da Copa do Mundo. Além
de se pensar nos inúmeros impactos causados em torno do megaevento em nosso
país, deve-se também saber que, até julho, esse será o principal tema de
discussões em todo o planeta. Não se pode, portanto, limitar a escola em uma
redoma, enquanto um dos maiores eventos esportivos mundiais acontecerá no território
brasileiro. Sendo assim, é indispensável que voltemos nossos olhos para isso e
unamos esforços, a fim de proporcionar a toda comunidade escolar os meios necessários, informações relevantes e
discussões relacionadas à Copa do Mundo, tornando nossos alunos seres mais
críticos por meio das reflexões e das atividades didáticas propostas no
projeto.
Objetivos:
Ø Proporcionar
a reflexão de toda a comunidade escolar sobre as implicações políticas,
econômicas e sociais trazidas pela realização da Copa do Mundo no Brasil,
país-sede do mundial.
Ø Preparar
atividades didáticas que levem ao interesse das turmas no desenvolvimento do
trabalho proposto:.
Ø Elaborar
revistas e vídeos com informações do Brasil e do país sorteado
ATIVIDADE 1 -Vídeo -Brasil-
país-sede
Ø Editorial: abordagem geral do Brasil
Ø
Definição - Copa do mundo
Ø
Histórico das copas do mundo
Ø
Olhar crítico sobre os impactos da Copa
do Mundo: efervescência cultural, social e econômica
Ø
Promessas e propostas de desenvolvimento para o
país(investimentos em infraestrutura)
Ø
Desenvolvimento e conclusão das obras
(superfaturamento, atrasos, iniciativa privada e poder público no financiamento
de obras.)
Ø
Aspectos positivos e negativos do evento
no Brasil
Ø
Manifestações: opinião pública,
Ø Dados
estatísticos (gráficos, tabelas, mapas do evento, etc.)
ATIVIDADE 2-Revista -país sorteado
Ø Editorial: abordagem geral do
país
Ø Dados geográficos: localização geográfica,
bandeira, população, educação, moeda, IDH;
Ø Sociedade: cultura-língua,
bandeira, musicalidade, danças típicas, hino, culinária;
Ø Economia: indústria, comércio
exterior, tecnologia;
Ø Recursos naturais
Ø Dados históricos: formação do território,
independência do país, etc.
Ø Política: forma de governo,
regime, constituição, cidadania, ranking de corrupção.
Ø Dados culturais: religião,
festas, folclore, comidas típicas, danças, lendas, etc.
Ø Problemas sociais do país:
pobreza, exclusão, desemprego, meio ambiente, drogadição, preconceito (de cor,
classe, sexo, religião...), abandono, etc.
Ø Reconhecimento dos problemas
sociais no âmbito internacional
Ø Manifestações culturais e
artísticas relacionadas ao país como foco do trabalho.
Ø Entrevistas na embaixada que
representa o país.
Ø Uma reportagem (evento,
curiosidade, notícia, etc.) sobre os eventos ocorridos naquele país.
Ø Contribuição do conhecimento
científico na transformação da realidade daquele país.
Ø Confecção de:
1)
Símbolos nacionais:
Ø
Abordagem sobre o significado dos símbolos e
importância como valores patrióticos
2)
Mapa do Brasil:
Ø
político -com estados, capitais, linhas imaginárias,
pontos extremos;
Ø
recursos naturais
Observação- Os mapas devem apresentar
tamanho suficiente para a visualização perfeita dos espectadores.
ATIVIDADE 3
– Visita às embaixadas
Ø
Elaboração das
entrevistas (perguntas, questionamentos a respeito de dados e informações
importantes sobre o país)
Ø Preparação dos vídeos e fotos da embaixada a ser visitada;
Ø Recolhimento de materiais necessários à pesquisa sobre o país;
Ø
Visita
monitorada com auxílio dos professores;
ATIVIDADE
4- PROVA INTERDISCIPLINAR
Ø
Conteúdo: tema abordado no projeto ,envolvendo todas as disciplinas
Ø Data provável:
Ø Equipe responsável pela elaboração da prova
Ø
Prof. Moacyr
ATIVIDADE
5- JOGOS INTERCLASSES
Equipe
responsável :professores de Ed.Física
Ø
Data provável:
ATIVIDADE
6-FEIRA CULTURAL
Ø
Organização de
barracas ornamentadas constando itens relacionados ao país sorteado;
Ø Apresentação de danças típicas, comidas, vestuário, história, poesia,
música, símbolos pátrios, etc.
Ø Folheto informativo ( resumo dos dados e informações sobre o país)
Ø Cartilha informativa em inglês e espanhol
Metodologia
- Organização
e preparação do trabalho:
·
Cada turma deve formar 04 grupos de até,
no máximo, 10 alunos. Dois grupos ficarão responsáveis pela elaboração de uma
revista e dois grupos responsáveis pela produção de um vídeo.
·
Os grupos devem fazer divisão de tarefas
entre seus integrantes: editor, jornalista, ilustrador/fotógrafo, diagramador,
revisor. Essas funções deverão ser exercidas dentro do seguinte critério: cada
membro pode exercer mais de uma função, mas é necessário que todas elas sejam
distribuídas entre os membros do grupo.
Editor
– acompanha todos os trabalhos, chefia o grupo, confere os textos, corta o que
ficou grande, solicita mais detalhes se perceber que algo não ficou bem
explicado.
Jornalista
– elabora os textos, que podem ser de diferentes gêneros: artigo, texto com
análise do autor; crônica, texto com temas do cotidiano; entrevista
pingue-pongue, na qual existem perguntas e respostas diretas; e reportagem,
conjunto de informações resultante de um trabalho de pesquisa jornalística.
Ilustrador/fotógrafo –
produz imagens que documentam as repostagens. Podem ser fotografias ou
ilustrações que ajudem na comunicação do texto.
Diagramador –
compõe cada página da revista promovendo uma boa comunicação visual. Dispõe as
imagens, as ilustrações e o texto buscando construir uma estética que estimula
a leitura.
Revisor
– faz a leitura final do trabalho, visando detectar todos os problemas
relacionados ao texto (erros gramaticais, legendas, títulos, diagramação,
espaços); enfim, é o responsável pela etapa final do processo.
Ø Metodologia-Elaboração
do vídeo
Os dois grupos produzirão, de forma
criativa e interdisciplinar, pequenos vídeos COM DURAÇÃO MÍNIMA DE 5 E MÁXIMA
DE 8 MINUTOS que contemplam assuntos ligados ao tema :Brasil –país sede. Depois de prontos, os vídeos serão
assistidos pelos próprios realizadores e colegas de turma, posteriormente,
exibidos para as outras turmas, pais e comunidade escolar. Nessa perspectiva,
os estudantes assumem um papel de sujeitos do processo de produção do
conhecimento e o professor de mediador.
Segundo Kindem & Musburger (1997) o
processo de produção de um vídeo tem, basicamente, três etapas:
Ø Pré-produção: Consiste na
preparação, planejamento e projeto do vídeo a ser produzido. Essa etapa abrange
todas as demais atividades que serão realizadas, desde a concepção da idéia
inicial até a filmagem:
a)
- Sinopse
ou storyline: resumo geral do que vai ser exibido no vídeo;
b)
- Argumento:
passo intermediário entre a sinopse e o roteiro cujo objetivo é descrever, de
forma breve, como se desenvolverá a ação.
c)
- Roteiro:
detalhamento de tudo o que vai acontecer no vídeo. O roteiro tem uma linguagem própria - que se destina a orientar a equipe
de produção nas filmagens – e divide o vídeo em cenas com o objetivo de informar –
textualmente - o leitor a respeito daquilo que o espectador verá/ouvirá no vídeo.
d)
- Storyboard:
é a representação das cenas do roteiro em forma de desenhos seqüenciais,
semelhante a uma história em quadrinhos. Tem o objetivo de tornar mais fácil,
para a equipe de produção, a visualização das cenas antes que sejam gravadas.
Ø Produção: Esta é a etapa
em que são feitas as filmagens das cenas que compõem o vídeo. As filmagens são realizadas em tomadas, isto é,
intervalos de tempo entre o início e o término de cada gravação. Uma cena,
portanto, é composta por um conjunto de tomadas, e um vídeo é composto por um
conjunto de cenas. Depois de terminadas as filmagens, começa a pós-produção do vídeo.
Ø Pós-Produção:
Essa última etapa recobre todas as atividades até então realizadas para a finalização
do vídeo quando então se faz a edição e a organização das tomadas gravadas para
composição das cenas e do vídeo como um todo.
2- Ferramentas de apoio à produção de
vídeos
Para apoiar o desenvolvimento das etapas
da produção de vídeos descritas no item anterior existem diversas ferramentas
computacionais no mercado, como por exemplo: o Final Draft (2006) e o Movie
Magic Screen Whiter (2006) para a produção de roteiros; o Storyboard Quick
(2006) e o SpringBoard (2006) para a produção de storyboards e o Adobe Premiere
(2006), Windows Movie Maker (2006) e o
iMovie (2006) para a edição de vídeos ou versões mais atualizadas desses
recursos.
3- Gênero de vídeo – documentário
Documentário é um gênero cinematográfico que se caracteriza
pelo compromisso com a exploração da realidade. Mas dessa afirmação não se deve
deduzir que ele represente a realidade “tal como ela é”. O documentário, assim como
o cinema de ficção, é uma representação parcial e subjetiva da realidade.
4- Recursos e materiais:
• câmeras (podem ser de celular ou
fotográficas, contanto que façam vídeos);
• projetor;
• equipamento de som (pelo menos boas
caixinhas) para reproduzir áudio dos vídeos a serem exibidos pelo computador
e/ou DVD;
• TV;
• DVD player;
• computadores conectados à internet,
com placa de vídeo e software de edição.
5-
Produtos:
sugestões
·
Vídeo documentário, fanzine, mutirão,
campanha, faixas, etc...
II.
Levantamento
das informações:
·
Visita às embaixadas cujos países foram sorteados entre os
representantes das turmas
·
Pesquisa, consultando os livros de
sociologia, filosofia, história, geografia, bem como outras fontes.
·
Ampliação
da pesquisa, consultando almanaques, jornais, revistas ou o site do IBGE, na
internet.
- Planejamento
da produção:
Os
grupos devem:
·
Definir
um nome para a revista;
·
Enunciar
os temas que serão abordados;
·
Distribuir
tarefas.
·
O
grupo que não entregar na data estabelecida terá o valor do seu trabalho
reduzido pela metade.
·
Entregar
versão encadernada (tamanho de folha A3, 4 folhas dobradas ao meio, frente e
verso, totalizando 8 páginas), fonte Times New Roman, 10. O tipo do
papel fica a critério da turma.
·
Digitar
os textos da revista e tratar as imagens
de forma adequada.
·
Entregar
a versão eletrônica da revista para posterior divulgação da mesma no sítio da
escola.
- As seções de uma
revista:
Uma revista compõe-se
de capa, sumário, editorial, vários artigos, reportagens, crônicas,
ilustrações, fotografias, etc.
·
A capa
de uma revista traz uma imagem forte, que provoca impacto, o nome da revista e
algumas chamadas (recurso utilizado para dar destaque a determinadas matérias),
a data, o número da edição e o nome do grupo responsável pela produção da
revista, a série e a turma.
·
O sumário
informa o conteúdo da edição, para melhor localização dos artigos apresentados
na revista.
·
As matérias,
os artigos e as entrevistas devem ter bons títulos, para expressarem, de maneira
clara e precisa a ideia geral do texto. Deve haver nas matérias conteúdos sobre
o país sorteado por turma. Os textos escritos devem ter entre 5 e 6 parágrafos.
É necessário que tenham o nome do autor e sua qualificação (a série e a escola
em que estuda). O texto jornalístico deve responder às seguintes perguntas: O
quê? Quem? Quando? Onde? Como? Por quê?
·
As ilustrações
podem ser gráficos, mapas e desenhos, e devem ter sempre um título ou legendas
explicativas.
·
As fotografias
são muito importantes, pois contribuem para dar significado ao texto. Uma
boa imagem pode transmitir uma situação de tensão, tristeza, alegria e emoções
diversas. Ao observar os detalhes, pode-se compreender melhor o cenário em que
se passou a reportagem.
·
Seção curiosidades sobre o país (divulgar
a fonte de onde foi retirada a curiosidade)
·
Seção Divertimento ( jogos do
erros,cruzadinhas,charges,charadas,labirintos,jogo da forca,etc.)
- Lembretes
importantes:
Ø O
Trabalho Interdisciplinar terá Culminância
no segundo bimestre
Ø Valor
do trabalho: verificar quadro de valores por disciplinas junto à coordenação.
Ø Os
alunos que produzirem as matérias, os artigos, entrevistas, fotos, imagens, vídeos
etc., deverão colocar seus nomes como autores, referente ao material que
produzir.
Ø Todos
os alunos, sem exceção, em cada grupo, devem colaborar para a organização,
produção e apresentação da revista e do vídeo (título, editorial, matérias,
fotos, entrevistas, digitação, diagramação, impressão, filmagem etc..). Aquele
que não participar ficará sem nota relativa à atividade em todas as
disciplinas.
Ø Podem
ser incluídos na revista e no vídeo: entrevistas, questionários, fotografias,
gráficos, índices estatísticos da população, crônicas, charges, histórias em
quadrinhos e etc., desde que relacionados ao país. Pode ainda trazer
propagandas de eventuais patrocinadores.
Ø Não
serão aceitos na revista, textos extraídos de outras fontes: jornais, revistas,
sites, livros e imagens veiculadas em outros meios.
Ø Para
essa atividade não serão aceitos atestados médicos do aluno, uma vez que cada
um vai poder escolher de que forma vai contribuir para realização do trabalho.
1. Cada
representante, na data especificada, deverá entregar as
cópias DOS ROTEIROS e DOS VÍDEOS, em mídias adequadas e devidamente
identificadas (CD ou DVD) assim como os exemplares das revistas em
versão digitalizada (CD ou DVD );
Observação:Só entregar
para os professores envolvidos no Projeto (equipe a escolher)
Data
de entrega e apresentação: De
07 a 11 de abril de 2014
Será divulgada a tabela com as
datas da apresentação e entrega da revista, no período de
Critérios
comuns de Avaliação: Valor de 0 a 10 pontos, com
graduação evoluindo de 0 a 2,0 por critério assim distribuídos: fraco 0,5/
regular 1,0/ bom 1,5/ ótimo 2,0
Mesmo
tendo um roteiro de avaliação em comum, cada professor deverá ler o exemplar da
revista, a fim de observar se a sua disciplina foi contemplada, segundo as
especificações e dará a nota de acordo com os seus critérios.
Conteúdo:
o grupo deverá apresentar o tema com segurança, desenvoltura, demonstrando
conhecimento do assunto, abordando os temas das disciplinas envolvidas.
|
2,0
|
|
Linguagem:
clareza de idéias, organização, atendimento das normas gramaticais, concisão,
correção, acentuação, adequação da linguagem.
|
2,0
|
|
Criatividade:
apresentação do trabalho de forma dinâmica, utilização de materiais variados,
exploração dos recursos áudio visuais e outros.
|
1,5
|
|
Organização:
vai
ser observada ao longo do processo de produção da revista e envolve desde a
qualidade do material, a montagem e distribuição dos assuntos, o tratamento
dado as matérias e imagens, a forma de apresentação do trabalho, a montagem
da apresentação.
|
1,5
|
|
Entrosamento:
trabalho em equipe, atendimento as regras, divisão e cumprimento das tarefas
com eficiência, o comportamento da turma.
|
1,5
|
|
Estrutura,
organização e tempo da apresentação. O grupo distribuiu
bem as falas e atribuições? Utilizou bem o tempo estipulado da apresentação?
O posicionamento do grupo facilitou a visualização da apresentação? Atingiu
os objetivos?
|
1,5
|
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