quinta-feira, 30 de agosto de 2018

Prática com os aspectos linguísticos e reescritura de orações

Agora, faremos questões para verificar o seu nível em relação a  aspectos linguísticos muito cobrados em concursos.
Lembre-se de que a atenção é sua  principal aliada, ao  avaliar alternativas ou julgar os itens de uma prova.
Boa sorte!
Leia o fragmento de texto e julgue os itens  abaixo:


Poesia do Tempo

1  O equívoco entre poesia e povo já é demasiadamente sabido para que valha a pena insistir nele. Denunciemos antes o equívoco entre poesia e poetas. A poesia não se “dá”, é hermética ou inumana, queixam-se por aí. Ora, eu creio que os poetas poderiam demonstrar o contrário ao público. De que maneira? Abandonando a ideia de que poesia é evasão. E aceitando alegremente a ideia de que poesia é participação. Não basta dizer que já não há torres de marfim; a torre desmoronou-se pelo ridículo, porém muitos poetas continuam vendo na poesia um instrumento de fuga da realidade ou de correção do que essa realidade ofereça de monstruoso e de errado. Desenvolve-se então entre eles a linguagem cifrada, que nenhum leigo entende, e que suscita o equívoco já célebre entre poesia e povo.(Carlos Drummond de Andrade)
(...)(Extraído do Concurso da Aeronáutica-Exame de Admissão -Sargento da Aeronáutica)



01  O termo "nele" (l.02) completa diretamente o sentido da forma verbal "insistir"(l.01).
02 Os vocábulos "já"(l.01), "não"(l.02) e "há"(l.05) são acentuados graficamente de acordo com a mesma regra de acentuação gráfica.
03  O vocábulo "para" (l.01) introduz uma oração de caráter temporal.
04  As orações  "que nenhum leigo entende"(l.08-09) e "que suscita o equívoco já célebre entre poesia e povo."(l.09)  possuem idêntica classificação e são subordinadas  a uma mesma oração principal .
05 A reescritura da oração "Não basta dizer que já não torres de marfim..."(l.05-06) obedeceria à correção gramatical , caso  a forma verbal destacada fosse substituída  pela forma verbal "existir"  no singular.
06 O vocábulo "porém"(l.06) introduz uma oração subordinada com valor adverbial,sendo substituído, com correção, pelo vocábulo "embora".
07 A oração "de que poesia é evasão" (l.04) ,por ser introduzida por uma preposição, tem o valor semântico de um objeto indireto.
08 A expressão "é hermética"( l.02) é formada de verbo de ligação e adjetivo com função de predicativo do sujeito.
09 A expressão "entre poesia e povo"(l.01)  é introduzida por uma conjunção e completa o sentido do vocábulo"equívoco"(l.01), sendo classificada como complemento nominal.
10 Os vocábulos "demasiadamente" (l.01) , "ao público"(l.03) e "alegremente"(l.04)são classificados como advérbios de modo.
11  A forma verbal "Denunciemos" (l.02) está no modo  imperativo, na 1ª pessoa do plural.  
12  Está na voz passiva sintética a oração "Desenvolve-se então entre eles a linguagem cifrada..."(l.08)  cujo sujeito é indeterminado e o vocábulo "se" classifica-se como partícula apassivadora.
13 O vocábulo "se"  em "queixam-se por aí."(l.03) é a partícula integrante do verbo  que é  classificado como pronominal.

Nenhum comentário:

Atividade postada com novas alterações

Alunos, graças à observação de uma aluna, eu fiz a análise nas respostas  e a imediata retificação na atividade abaixo que foi alterada na q...