domingo, 9 de setembro de 2018

Gabarito das questões

Olá, pessoal

Como muitos alunos e interessados estão me pedindo o gabarito das questões, na postagem anterior, resolvi disponibilizá-lo com as devidas explicações.
Peço perdão porque , de acordo com a formatação do texto, pode ser que o número da linha onde se localizaram palavras e expressões possa estar equivocado. Se isso acontecer é só fazer a troca do número da linha , relendo o texto.Obrigada.
Se mesmo assim houver dúvidas, podem me enviá-las para sejam dirimidas a contento.
Lembrem-se de que estudar sempre é necessário para nosso aperfeiçoamento e aumentar nosso nível de criticidade diante das grandes questões que nos afligem.
Bons estudos!

Texto para responder aos itens de 01 a 13
Poesia do Tempo

O equívoco entre poesia e povo já é demasiadamente sabido para que valha a pena insistir nele. Denunciemos antes o equívoco entre poesia e poetas. A poesia não se “dá”, é hermética ou inumana, queixam-se por aí. Ora, eu creio que os poetas poderiam demonstrar o contrário ao público. De que maneira? Abandonando a ideia de que poesia é evasão. E aceitando alegremente a ideia de que poesia é participação. Não basta dizer que já não há torres de marfim; a torre desmoronou-se pelo ridículo, porém muitos poetas continuam vendo na poesia um instrumento de fuga da realidade ou de correção do que essa realidade ofereça de monstruoso e de errado. Desenvolve-se então entre eles a linguagem cifrada, que nenhum leigo entende, e que suscita o equívoco já célebre entre poesia e povo.
(Carlos Drummond de Andrade)
(...)(Extraído do Concurso da Aeronáutica-Exame de Admissão -Sargento da Aeronáutica)




01     (C) O termo "nele" (l.01) completa diretamente o sentido da forma verbal "insistir"(l.01).
Todo verbo transitivo indireto pede complemento verbal(objeto indireto) introduzido por preposição.
Insistir em algo- EM  preposição.

02     (E) Os vocábulos "já"(l.01), "não"(l.02) e "há"(l.05) são acentuados graficamente de acordo com a mesma regra de acentuação gráfica.
Nesse item,apenas dois vocábulos entram na mesma regra- monossílabos tônicos terminados em –A(já e há), porém o vocábulo “não” não possui acento agudo ou circunflexo,  ficando fora dessa regra de acentuação. O til(~) não é acento. Atenção!
Alguns até afirmam que a palavra bênção possui "dois acentos"ou até se espantam quando ressalto que há apenas um acento circunflexo no "ê".Na verdade, só há um acento gráfico, portanto acentuado por ser uma paroxítona terminada em -ão.

03     (E) O vocábulo "para" (l.01) introduz uma oração de caráter temporal.
A  palavra ”para” ,nesse contexto, introduz uma oração com valor semântico de finalidade, objetivo. Não há ,aqui, qualquer valor de caráter temporal.

04     (C) As orações  "que nenhum leigo entende"(l.07) e "que suscita o equívoco já célebre entre poesia e povo."(l.08)  possuem idêntica classificação e são subordinadas  a uma mesma oração principal .
As duas orações citadas são subordinadas, isto é, dependentes de uma mesma oração principal. Elas são classificadas como subordinadas adjetivas explicativas(possuem vírgula ), pois se ligam ao substantivo anterior, além de serem introduzidas pelo pronome relativo.


05     (E) A reescritura da oração "Não basta dizer que já não torres de marfim..."(l.04) obedeceria à correção gramatical , caso  a forma verbal destacada fosse substituída  pela forma verbal "existir"  no singular.
O verbo “haver”, no sentido de “existir”, fica impessoal, ou seja, na 3ªpessoa do singular. Entretanto, se o verbo “existir” puder substituir o verbo “haver”, estando ao lado dele um termo no plural, concordará com esse elemento que se tornará o sujeito da oração.
“... torres...”- existem torres. Portanto, vemos que o verbo existir ficará no plural, concordando com o termo “torres”(sujeito).

06     (E) O vocábulo "porém"(l.05) introduz uma oração subordinada com valor adverbial, sendo substituído, com correção, pelo vocábulo "embora".
A conjunção “porém” é coordenativa de caráter
adversativo,pode ser substituída por qualquer outra de mesmo valor (mas, contudo, todavia, entretanto, no entanto,etc.)  ,logo não pode substituir uma conjunção subordinativa de caráter concessivo ("embora"), que pode ser substituída por outras de mesmo valor( ainda que, apesar de que, conquanto,etc.) 

07     (E) A oração "de que poesia é evasão" (l.04) ,por ser introduzida por uma preposição, tem o valor semântico de um objeto indireto.
Apesar de a oração ser introduzida por uma preposição(“de”), vem logo após um substantivo de sentido incompleto(“ideia”).Como vem completando o sentido de um nome(substantivo), classifica-se como uma oração subordinada substantiva completiva nominal, exercendo, com isso, o papel de complemento nominal da oração anterior. Para ter o valor de objeto indireto, a oração principal deverá conter o verbo transitivo indireto, cujo complemento é um objeto indireto.
Por exemplo, Eu gostaria de que você trancasse a porta. Nesse caso, a oração grifada é introduzida pela preposição “de”, mas completa o sentido do verbo “gostar” .Assim, possui valor de objeto indireto, complemento verbal de “gostar”.

08     (C) A expressão "é hermética" é formada de verbo de ligação e adjetivo com função de predicativo do sujeito.
Quando a estrutura se forma de verbo de ligação, também classificado como de verbo estado, evidencia uma característica ou modo de ser de algum elemento (sujeito), que é denominado predicativo do sujeito.

09     (E) A expressão "entre poesia e povo"  é introduzida por uma conjunção e completa o sentido do vocábulo "equívoco"(l.01), sendo classificada como complemento nominal.
Para haver complemento nominal é necessário existir preposição e não a “conjunção” como afirma o item. Cuidado, pois um leve deslize leva a pessoa a assinalar como correto.

10     (E) Os vocábulos "demasiadamente" (l.01) , "ao público"(l.03) e "alegremente"(l.04)são classificados como advérbios de modo.
Há apenas duas palavras ,"demasiadamente" e "alegremente",que se classificam como advérbios de modo.A expressão "ao público" ,entretanto, não possui valor adverbial,  completando o sentido da forma verbal "demonstrar" portanto objeto indireto =demonstrar A alguém , exige a preposição A. 


11     (C) A forma  verbal "Denunciemos" (l.02) está no modo  imperativo, na 1ª pessoa do plural. 
A forma verbal está na 1ª pessoa do plural do imperativo afirmativo. Aqui o falante tem o objetivo de levar o interlocutor a realizar a ação sugerida ou ordenada por ele, portanto afirmação correta. “Denunciemos (nós) antes o equívoco...”


12     (C) Está na voz passiva sintética a oração "Desenvolve-se então entre eles a linguagem cifrada..."(l.08)  cujo sujeito é indeterminado e o vocábulo "se" classifica-se como partícula apassivadora.
Observa-se que o verbo (“desenvolver”) vem acompanhado da partícula apassivadora ou pronome apassivador (SE), o sujeito (“a linguagem cifrada”) sofre a ação verbal.Essa é, portanto, a elaboração da frase na voz passiva sintética.

13     (C) O vocábulo "se"  em "queixam-se por aí."(l.03) é a partícula integrante do verbo  que é  classificado como pronominal.
Nessa frase, a partícula “se” é parte integrante do verbo. Ao conjugarmos tal forma verbal, essa deve vir acompanhada do pronome.
O SE será uma partícula integrante do verbo quando esses próprios verbos exprimirem sentimentos, mudanças de estado, movimento etc., como queixar-se, arrepender-se, converter-se, conhecidos como verbos essencialmente pronominais. https://www.recantodasletras.com.br/gramatica/3181685. Acesso em 09/09/2018.


Nenhum comentário:

Atividade postada com novas alterações

Alunos, graças à observação de uma aluna, eu fiz a análise nas respostas  e a imediata retificação na atividade abaixo que foi alterada na q...