terça-feira, 28 de maio de 2019

CONJUGAÇÃO DOS VERBOS TER E VIR COM EXERCÍCIOS

N a minha experiência profissional, percebo que muitas pessoas cometem equívocos quanto ao uso dos verbos TER e VIR.O mesmo acontece com os seus derivados.
Farei o possível para que se desfaçam as dúvidas , a fim de que possam usar, tranquilamente, esses verbos.
Em primeiro lugar, oriento aos alunos que o importante é conjugar o verbo primitivo e depois buscar os seus derivados;
Vejamos:

Conjuga-se o verbo ter ou vir e depois acrescenta-se o prefixo

  VERBO TER
presente- Indicativo
Eu tenho - detenho- retenho-obtenho-contenho
Tu tens
Ele tem
Nós temos
Vós tendes
Eles têm -detêm-  retêm -obtêm -contêm
pretérito imperfeito   -Indicativo
Eu tinha - detinha- retinha-obtinha-continha
Tu tinhas
Ele tinha
Nós tínhamos
Vós tínheis
Eles tinham
Pretérito perfeito-Indicativo
Eu tive - detive- retive-obtive-contive
Tu tiveste
Ele teve
Nós tivemos
Vós tivestes
Eles tiveram

Pretérito imperfeito-Subjuntivo

Se eu tivesse - detivesse - retivesse -obtivesse -contivesse
Se tu tivesses
Se ele tivesse
Se nós tivéssemos
Se vós tivésseis
Se eles tivessem

Futuro -Subjuntivo
Quando eu tiver - detiver - retiver -obtiver - contiver
Quando tu tiveres
Quando ele tiver
Quando nós tivermos
Quando vós tiverdes
Quando eles tiverem

Imperativo afirmativo
Tem tu   -detém - retém -obtém -contém
Tenha você
Tenhamos nós
Tende vós
Tenham vocês

VERBO VIR
pretérito imperfeito   -Indicativo
Eu vinha -  intervinha
Tu vinhas
Ele vinha
Nós vínhamos
Vós vínheis
Eles vinham
Pretérito perfeito-Indicativo

Eu vim -    intervim
Tu vieste
Ele veio
Nós viemos
Vós viestes
Eles vieram
Futuro -Subjuntivo
Quando eu vier -    intervier
Quando tu vieres
Quando ele vier
Quando nós viermos
Quando vós vierdes
Quando eles vierem 
Pretérito imperfeito-Subjuntivo
Se eu viesse -    interviesse
Se tu viesses
Se ele viesse
Se nós viéssemos
Se vós viésseis
Se eles viessem 

Futuro -Subjuntivo
Quando/Se eu vier -     intervier
Quando/Se tu vieres
Quando/Se ele vier
Quando/Se nós viermos
Quando/Se vós vierdes
Quando/Se eles vierem

Exercícios

1- Siga o modelo abaixo:
Eu não vim, mas se eu viesse?
Eu não intervim , mas se eu interviesse?

a) Quando eu vier,quando eu inter_____.
b) Se ele viesse, se ele inter____.
c) Eu venho, mas ele não inter____
d) Isto tem, mas aquilo não con_____
e) Ele tem, mas não de_____
f) Ele veio, mas não inter____
g) Eu vim, mas não inter____

2- Complete corretamente as lacunas com as formas verbais entre parênteses:
a) O policial _________o bandido.(deter pret.perf. indicativo)
b) O frasco _________uma substância estranha.(conter- pret.imperf.indicativo)
c) As funcionárias____________algumas pessoas na sala.(reter-pret.perf.indicativo)
d) Ele sempre ________produtos frescos da horta.(obter- pret.imperf.indicativo)]
e) Nós ____________os fugitivos na cela.(conter-pret.perf.indicativo)
f) Se os diretores__________ mais dinheiro, reformariam a creche.(obter-pret.impef.subjuntivo)
g) Quando___________mais no combate à corrupção, ficaremos aliviados(intervir-fut.subjuntivo)
h) Ele ________na luta entre os irmãos.(intervir-pret.perf.indicativo)
i) Se nós ______________na manifestação nas ruas,seríamos agredidas pelos participantes.(intervir-pret.imperf.subjuntivo)
j) As salas _________ventiladores de última geração.(conter-presente indicativo)
k) Se sua amiga ___________ em nossa conversa, ficarei chateada.(intervir-futuro-subjuntivo)
l)Caso esse assunto lhe __________, você sairia lucrando.(convir-pret.imperf.subjuntivo)
m) O Governo __________na briga entre os parlamentares.(intervir-pret.perf.indicativo)




Nenhum comentário:

Atividade postada com novas alterações

Alunos, graças à observação de uma aluna, eu fiz a análise nas respostas  e a imediata retificação na atividade abaixo que foi alterada na q...