a) adjetivas -introduzidas por pronomes relativos e classificam-se em:
- restritivas - (sem vírgula(s)- restrição: A paciente que contraiu a doença está em quarentena.
- explicativas-( com vírgula(s)- explicação: A paciente grave contraiu a doença, que é o Covid-19.
b) substantivas -introduzidas por conjunções integrantes e classificam-se em:
- subjetiva-função sujeito: É bom que entenda bem sobre o novo coronavírus.
- objetiva direta- função objeto direto: O médico afirmou que não deve haver pânico.
- objetiva indireta- função objeto indireto: Eles gostariam de que não houvesse tantos infectados.
- completiva nominal-função complemento nominal: As pessoas estão de que haja mais pessoas doentes.
- predicativa-função predicativo: O bom é que entenda bem sobre o novo coronavírus.
- apositiva-função aposto: Todos só falam o mesmo: que devemos higienizar as mãos.
c) adverbiais - introduzidas pelas conjunções subordinativas e classificam-se em:
- causal - causa : Como houve muitas pessoas no show, estenderam o período de apresentação.
- consecutiva-consequência:O show foi tão concorrido que estenderam o período de apresentação.
- condicional-condição: Caso assista ao filme,diga-me sua opinião sobre ele.
- conformativa- conformidade: Como foi anunciado , deve-se ficar em casa.
- concessiva- concessão: Eles estudavam bastante, ainda que a escola estivesse fechada.
- comparativa- comparação: A criança cantava como um adulto.
- final-finalidade: Nós economizávamos para viajar mais tarde.
- temporal-tempo: Quando fez sol, fomos ao cinema.
- proporcional-proporção: À proporção que ele estuda,aprende mais.
EXERCÍCIOS
1-Reescreva os períodos ,elaborando as orações que estão indicadas entre parênteses:
(RESPOSTA PESSOAL)
Qualquer resposta que o aluno deu ,de acordo com a classificação da oração, será aceita.
Observar a conjunção que antecede a oração subordinada
a – (oração subordinada adverbial causal) ,eles tiveram que ficar isolados em casa.
Como a contaminação pela doença aumentava ,eles tiveram que ficar isolados em casa.
Como a contaminação pela doença aumentava ,eles tiveram que ficar isolados em casa.
b – Chovia tão forte (oração subordinada adverbial consecutiva)
Chovia tão forte que não conseguimos sair de casa.
Chovia tão forte que não conseguimos sair de casa.
c – A turma conseguia se concentrar, (oração subordinada adverbial final)
A turma conseguia se concentrar, a fim de estudar mais o assunto complexo.
d– (oração subordinada adverbial proporcional) ,ia ficando mais capacitada na nova função.
À medida que ela se aprimorava, ia ficando mais capacitada na nova função.
e – Sairemos em grupo, (oração subordinada adverbial temporal)
Sairemos em grupo, quando todos estiverem prontos para a atividade.
2-Classifique as orações destacadas nos períodos abaixo:
a) Desde que aconteceu o fato, todos não paravam de comentá-lo.
Subordinada adverbial temporal
Subordinada adverbial temporal
b) Sairá mais cedo,desde que termine sua tarefa toda.
Subordinada adverbial condicional
Subordinada adverbial condicional
c) É indispensável que reforme sua casa agora.
Subordinada substantiva subjetiva
Subordinada substantiva subjetiva
d) O indispensável é que reforme sua casa agora.
Subordinada substantiva predicativa
Subordinada substantiva predicativa
e) Tinha a vontade de que resolvessem logo o caso.
Subordinada substantiva completiva nominal
Subordinada substantiva completiva nominal
f) Ela gostaria de que resolvessem logo o caso.
Subordinada substantiva objetiva indireta
Subordinada substantiva objetiva indireta
g) Parecia que o casal viajaria em suas férias.
Subordinada substantiva subjetiva
Subordinada substantiva subjetiva
h) Os pais diziam que o casal viajaria em suas férias.
Subordinada substantiva objetiva direta
Subordinada substantiva objetiva direta
i) A música que ouvimos trazia-nos belas lembranças.
Oração principal: A música trazia-nos belas lembranças
Oração principal: A música trazia-nos belas lembranças
j) Ainda me emocionava com a música, que ouvíamos na juventude.
Subordinada adjetiva explicativa
Subordinada adjetiva explicativa
k) Os doentes,cujos sintomas eram graves, ficaram internados.
Subordinada adjetiva explicativa
Subordinada adjetiva explicativa
l) Seus esforços no estudo eram tamanhos que passou no concurso bem concorrido.
Subordinada adverbial consecutiva
Subordinada adverbial consecutiva
m) Preencheu a ficha de inscrição ,consoante orientavam as instruções.
Subordinada adverbial conformativa
Subordinada adverbial conformativa
n) Comenta-se que havia mais infectados na cidade.
Subordinada substantiva subjetiva
Subordinada substantiva subjetiva
o) Afirmava o médico que havia programas de prevenção contra a dengue na cidade.
Subordinada substantiva objetiva direta
Subordinada substantiva objetiva direta
3- Observe a Campanha publicitária abaixo,GDF,2020:
a) Quantas orações há no período?Classifique-o adequadamente.
Duas. Período composto por subordinação,pois há uma relação de dependência sintática entre a oração subordinada e a oração principal.
b) Indique o tempo,o modo,a pessoa e a transitividade da forma verbal em"Elimine os focos".
Imperativo afirmativo, 3a.pessoa do singular-verbo transitivo direto
c) Como se classifica a oração:"Elimine os focos"?
Oração principal-sentido completo
d) Como se classifica a oração ?
Oração subordinada adverbial temporal,sentido incompleto e valor semântico de TEMPO
e) Indique o tempo,o modo,a pessoa e a transitividade da forma verbal da oração citada na questão anterior.
presente do subjuntivo,3a. pessoa do singular,verbo transitivo direto
f) Relacione os adjuntos adnominais e suas respectivas classes gramaticais.
Os-artigo; os -artigo; da morte-locução adjetiva
g) No período acima, indique o(s) sujeito(s) (se for possível) e classifique-o(s) respectivamente.
Primeira oração- "Elimine os focos"-sujeito oculto(você); Segunda oração-"antes que o mosquito da morte elimine você." -sujeito simples "o mosquito"
h) Se a palavra "você" pudesse ser substituída por um pronome, qual seria ele? Qual é a função sintática desse pronome?Pronome oblíquo "o"- "Elimine você"<=> Elimine-o
i) Ao se observar a imagem usada na campanha contra a dengue,qual a associação com o objetivo da mensagem a ser passada aos seus interlocutores? (RESPOSTA PESSOAL)
A mensagem da campanha é alertar à população que a dengue(imagem do mosquito) mata,se não houver o combate.Sendo assim ,nada melhor do que usar a imagem de uma caveira com os mosquitos(agentes causadores da dengue),significando, em certos contextos, a morte.
Nenhum comentário:
Postar um comentário