Boa tarde!
Em um tempo de quarentena, quem imaginaria que estaríamos aqui em nossas casas confinados, em um verdadeiro reality show, tendo que conviver com uma série de novos termos que ,a cada dia, nos são apresentados? Aprendemos , então, lições de solidariedade e amizade jamais vistas por aí.Com isso, a convivência com o novo vai nos ensinando novos conceitos que antes nos eram totalmente estranhos e distantes do nosso dia a dia.Aprendemos as práticas de higiene do corpo e do lar.Enfim, fomos levados a reaprender determinados hábitos e adequá-los à rotina diária.Tudo é um mecanismo das palavras com seu léxico e vocabulário intrigante,além das práticas e regras de higiene.
Olhem como a nossa língua é dinâmica.De uma hora para outra as palavras e certos termos científicos são familiares porque estão em nosso cotidiano.Palavras como "quarentena", "epicentro","exponencial","empatia","Covid-19", "Coronavírus", "pandemia" e outros tantos.Observem como é importante nos aperfeiçoarmos. Se antes desse momento, perguntássemos a alguém esses vocábulos, é claro que alguns se veriam em maus lençóis. A quantidade de palavras aprendidas nessa fase tenebrosa em nossas vidas é tão grande que cada um já está sabendo usá-las adequadamente.
Outro ponto bem positivo é que o aconchego do lar desse jeito nos leva a conviver com membros da família de maneira intensa.Viver a rotina como se estivéssemos em pleno período de atividades é o que se deve fazer.Aproveitemos também o período de confinamento para atualizar nossos estudos e fazer nossos apontamentos.Não nos esqueçamos de realizar exercícios, assim como continuar a entrar em contato com nossos familiares distante ,colegas e companheiros de estudos.
Portanto, nem sempre há uma perda quando se vive em crise.Também a época é a reflexão em fatos da realidade que nos acontece.Tiramos dela aprendizados de novos termos e novas práticas.É necessário tirar proveito da situação para a instrução e para a vida que nos prega cada peça.Sejamos solidários e conscientes de nosso papel neste mundo.Vivamos as palavras e vivamos pelo outro.Sejamos empáticos e aprendamos que só venceremos o mal se existir a fé, a força e a determinação.Isso acontece não só na vida como em nossos estudos.Vamos vencer mais essa batalha.
Professora Ivanildes Silva
Nenhum comentário:
Postar um comentário