sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Gabarito da prova de Português -3ºbimestre-3ºano -matutino


Centro de Ensino Médio 01 de Sobradinho
Provão de Português-3º Bimestre
3ºano –Matutino (3 A,B,C,D,E,F)
Profª Ivanildes Silva

Uma reflexão de Clarice Lispector:
“Amar os outros é a única salvação individual que conheço: ninguém estará perdido se der amor e às vezes receber amor em troca.”
Boa prova
Profª Ivanildes

Leia o texto para responder às questões 1 e 2
QUESTÃO 01-B
Texto I
“Mas, por fim, eu tomei coragem, e tudo perguntei:
-"O senhor acha que a minha alma eu vendi, pactário?!
Então ele sorriu, o pronto sincero, e me vale me respondeu:
-"Tem cisma não. Pensa para diante. Comprar ou vender, às vezes, são as ações que são as quase iguais..."

(...)
“ Cerro. O senhor vê. Contei tudo. Agora estou aqui, quase barranqueiro. (...) Amável senhor me ouviu, minha idéia confirmou: que o Diabo não existe. Pois não? O senhor é um homem soberano, circunspecto. Amigos somos. Nonada. O diabo não há!
É o que eu digo, se for... Existe é homem humano.
Travessia.”

A primeira parte do romance (até aproximadamente à página 80), Riobaldo faz um relato "caótico" e desconexo de vários fatos (aparentemente sem relações entre si), sempre expondo suas inquietações filosóficas (reflexões sobre a vida, a origem de tudo, Deus, Diabo,...)
É correto afirmar-se sobre o trecho acima:
a) Trata-se de uma das maiores obras escritas por Graciliano Ramos. Riobaldo figura como o protagonista da história contada.
b) A linguagem ultrapassa os limites "prosaicos" para ganhar dimensão poético-filosófica (principalmente ao relatar os sentimentos para com Diadorim ou a tirar conclusões sobre o ocorrido).
c) Essa obra foi toda narrada em 3ª pessoa e mostra a figura do ex jagunço Riobaldo e suas questões mais tradicionais e mais complexas: a existência ou não do diabo.
d) A obra narrada acima foi um trabalho muito bem elaborado de estilo de Euclides da Cunha. O autor utiliza uma linguagem baseada na recriação de palavras - os neologismos. A narrativa é marcada pela oralidade.
e) O falar mineiro associado a arcaísmos, brasileirismos e neologismos faz com que esse mesmo autor de Vidas Secas extrapole os limites geográficos de Minas.
QUESTÃO 02- E
A obra em questão trata-se de:
a) Vidas Secas
b) São Bernardo
c) Morte e vida severina
d) Os Sertões
e) NDA
QUESTÃO 03-D
(UFRS com adaptações)
O romance de Clarice Lispector:
a) Filia-se à ficção romântica do século XIX, ao criar heroínas idealizadas e mitificar a figura da mulher;
b) Define-se como literatura feminista por excelência, ao propor uma visão da mulher oprimida num universo masculino;
c) Prende-se à crítica de costumes, ao analisar com grande senso de humor uma sociedade urbana em transformação;
d) Renova, define e intensifica a tendência introspectiva de determinada corrente de ficção da segunda geração modernista.
e) NDA
QUESTÃO 04-C
Texto II
Leia o texto de Clarice Lispector para responder às questões 4 e 5
Meu Deus do céu, não tenho nada a dizer. O som de minha máquina é macio.
Que é que eu posso escrever? Como recomeçar a anotar frases? A palavra é o meu meio de comunicação. Eu só poderia amá-la. Eu jogo com elas como se lançam dados: acaso e fatalidade. A palavra é tão forte que atravessa a barreira do som. Cada palavra é uma idéia. Cada palavra materializa o espírito. Quanto mais palavras eu conheço, mais sou capaz de pensar o meu sentimento.
Devemos modelar nossas palavras até se tornarem o mais fino invólucro dos nossos pensamentos. Sempre achei que o traço de um escultor é identificável por uma extrema simplicidade de linhas. Todas as palavras que digo - é por esconderem outras palavras.
Qual é mesmo a palavra secreta? Não sei é porque a ouso? Não sei por que não ouso dizê-la? Sinto que existe uma palavra, talvez unicamente uma, que não pode e não deve ser pronunciada. Parece-me que todo o resto não é proibido. Mas acontece que eu quero é exatamente me unir a essa palavra proibida. Ou será? Se eu encontrar essa palavra, só a direi em boca fechada, para mim mesma, senão corro o risco de virar alma perdida por toda a eternidade. Os que inventaram o Velho Testamento sabiam que existia uma fruta proibida. As palavras é que me impedem de dizer a verdade.
Simplesmente não há palavras

O fragmento acima caracteriza:
a) Uma narrativa tensa, de denúncia social e explícita
b) Um assunto narrado voltado para o passado da personagem em busca de seu encontro com a realidade concreta: constatação de que nada sabe.
c) Uma narrativa que utiliza como ponto de partida o caráter metalinguístico da obra, realizando uma reflexão sobre o processo de composição de sua criação literária.
d) Uma visão mais social e crítica do universo feminino, incluindo novas palavras ao texto, as quais se baseiam em fatos do cotidiano.
e) NDA
QUESTÃO 05-A
Considerando as ideias veiculadas no texto, conclui-se sobre a linguagem na obra de Clarice Lispector:
a) Percebe-se que o narrador captura o pensamento da personagem e mostra isso através das metáforas e do discurso indireto livre. A renovação da linguagem se encontra constante num grau que aproxima a prosa da poesia.
b) Clarice enfocou em seus textos o ser humano em suas angústias e questionamentos existenciais, usando uma linguagem feminista em torno da defesa da mulher e sua condição na sociedade machista.
c) Em suas narrativas, o enredo é tão importante assim como as personagens. Sendo assim, as referências de tempo e espaço ganham novos significados: o enredo é cronológico.
d) O tempo e o espaço por sua vez têm muita influência sobre o comportamento das personagens; o tempo é cronológico e espaço é quase acidental.
e) Todas as afirmações acima estão corretas

Utilize o texto abaixo, fragmento de Morte e vida Severina, de João Cabral de Melo Neto, para responder às questões 6 e 7

Texto III
O RETIRANTE EXPLICA AO LEITOR QUEM É E A QUE VAI

— O meu nome é Severino,
não tenho outro de pia.
Como há muitos Severinos,
que é santo de romaria.
Deram então de me chamar
Severino de Maria;
como há muitos Severinos
com mães chamadas Maria,
fiquei sendo o da Maria
do finado Zacarias.
Mas isso ainda diz pouco:
há muitos na freguesia,
por causa de um coronel
que se chamou Zacarias
e que foi o mais antigo
senhor desta sesmaria.
Como então dizer quem fal
Ora a Vossas Senhorias?
Vejamos: é o Severino
da Maria do Zacarias,
lá da serra da Costela,
limites da Paraíba.
(João Cabral de Melo Neto, Morte e Vida Severina)

QUESTÃO 06- B
(FUVEST) É correto afirmar que, em Morte e Vida Severina:
a) A alternância das falas de ricos e de pobres, em contraste, imprime à dinâmica geral do poema o ritmo da luta de classes.
b) A viagem do retirante, que atravessa ambientes menos e mais hostis, mostra-lhe que a miséria é a mesma, apesar dessas variações do meio físico.
c) A visão do mar aberto, quando Severino finalmente chega ao Recife, representa para o retirante a primeira afirmação da vida contra a morte.
d) As falas finais do retirante, após o nascimento de seu filho, configuram o “momento afirmativo”, por excelência, do poema.
e) O caráter de afirmação da vida, apesar de toda a miséria, comprova-se pela ausência da idéia de suicídio.
QUESTÃO 07- C

Assinale a alternativa INCORRETA sobre “Morte e Vida Severina”:

a) Apesar das dificuldades que se anunciam para o filho do Seu José, a perspectiva do final do poema é positiva em relação à vida.
b) O adjetivo Severina, do título, tanto se refere ao nome do personagem central como às condições severas em que ele, como tantos outros, vive.
c) Como em muitas outras obras de tendência regionalista, o tema central do poema é a seca nordestina e a miséria por ela criada.
d) A indicação auto de natal não se refere somente ao sentido de religiosidade, mas também à aceitação do poder de renovação que existe na própria natureza.
e) Existe no poema um grande contraste causado pelo nascimento do filho do Seu José em relação à figura da morte, presente em toda a obra.
QUESTÃO 08-E ou D

Considere as afirmações abaixo sobre a Geração de 45:
I- O momento histórico era o fim da Era Vargas, altos e baixos do Populismo, Ditadura e a Guerra Fria no contexto internacional. O ano de 1945 é a marca do fim da Segunda Guerra Mundial e do fim da Ditadura de Getúlio Vargas no Brasil. Nessa época, o mundo inicia a Guerra Fria e o Brasil um processo de democratização política.
II- A poesia dessa geração oscila entre o estetismo subjetivo e a poética experimentalista. A palavra é valorizada na sua forma escrita, com o objetivo de restabelecer o formal.
III- Na prosa e nos contos a introspecção foi uma das características mais presentes, além do regionalismo por meio da recriação de costumes e uso da língua portuguesa no campo. Como exemplo desse uso regional cita-se a Clarice Lispector.
IV- Em suma, a Geração de 45 marcou uma mudança na produção poética do Modernismo, buscou uma pesquisa sobre a linguagem, desenvolveu um traço formalizante, valorização da palavra escrita e releitura dos costumes regionalistas.
Assinale a alternativa correta:
a) Todos os itens estão corretos
b) Estão corretos os itens I ,II e III
c) Estão corretos os itens II e III
d) Estão corretos os itens I,II e IV
e) Estão corretos os itens I,II e IV
QUESTÃO 09- D
Observe o período:
“Quanto mais palavras eu conheço, mais sou capaz...” (Clarice Lispector)

Assinale a alternativa correta:

a) No período acima, a segunda oração tem valor semântico de comparação;
b) O período é composto e as orações subordinadas adverbiais possuem valor semântico de consequência;
c) A primeira oração é a principal e a segunda possui valor semântico de concessão;
d) A primeira oração tem valor semântico de proporção e a segunda é principal.
e) Todas as afirmações estão corretas.

QUESTÃO 10-A
Observe a tirinha da Mafalda:




Segundo quadrinho: “Para não viver ao acaso, estou traçando um plano que me ajude a organizar minha vida com clareza”
No segundo quadrinho da tirinha existe uma oração reduzida cujo valor semântico é de:
a) Finalidade
b) Causa
c) Consequência
d) Concessão
e) NDA

Nenhum comentário:

Atividade postada com novas alterações

Alunos, graças à observação de uma aluna, eu fiz a análise nas respostas  e a imediata retificação na atividade abaixo que foi alterada na q...