sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Orações subordinadas Adverbiais





Uma oração é considerada subordinada adverbial quando se encaixa na oração principal, funcionando como adjunto adverbial. São introduzidas pelas conjunções subordinativas e classificadas de acordo com as circunstâncias que exprimem. Podem ser: causais, comparativas, concessivas, condicionais, conformativas, consecutivas, finais, proporcionais e temporais.
Vejamos
a) Causais (causa) : Como estava chovendo bastante, fiquei em casa. A causa para se ficar em casa foi a forte chuva.A consequência, com isso foi o fato de se ter ficado em casa.
b)Consecutivas(consequência): Chovia tanto que fiquei em casa. O efeito causado pela forte chuva foi permanecer em casa.
c) Concessivas (concessâo): Embora os ingressos do Rock in Rio estivessem esgotados, eu consegui um. Nesse caso, o valor semântico é de oposição ao fato expresso pela oração principal.O normal seria não haver mais possibilidades de compra de ingressos, porém o inesperado ocorreu( a compra do ingresso).A concessiva,no período composto por subordinação, possui a mesma relação semântica da coordenada adversativa , no período composto por coordenação.
Veja:
A venda de ingressos encerrou, mas consegui comprar um.
d) Conformativas(conformidade): Segundo afirmaram ,as tropas leais ao ditador entraram em combate com os rebeldes.
e) Comparativas (comparação): Eles estudam como os colegas(estudam).O verbo da oração subordinada fica implícito,já que existe uma partícula comparativa ,ligando as duas orações.
f) Condicionais (condição): Caso termine a tarefa de casa, poderá se divertir.
g) Finais(finalidade): Estudava muito, a fim de aprender bem mais .
h)Proporcionais( proporção): À medida que crescia, ia recebendo novos ensinamentos sobre a vida.
i) Temporais( tempo): "Quando a chuva passar,abre a janela.."
Orações reduzidas- aquelas que podem ser sintetizadas , usando as formas nominais de infinitivo, gerúndio ou particípio.
Relido o texto, comecei a interpretá-lo.(oração subordinada adverbial temporal reduzida de particípio)
Logo que reli o texto,comecei a interpretá-lo.(desenvolvida-oração subordinada adverbiail temporal)
Cantando assim, ficará rouca. (oração subordinada adverbial condicional reduzida de gerúndio)
Se cantar assim, ficará rouca.(oração subordinada adverbial condicional)
Por estar doente o garoto ficou internado no hospital.(oração subordinada adverbial causal reduzida de infinitivo)
Como estava doente, o garoto ficou internado no hospital.(oração subordinada adverbial causal)
A transformação de desenvolvida em reduzida realiza-se quando se omite a conjunção ou locução conjuntiva e se coloca uma forma nominal no infinitivo, gerúndio ou particípio
EXERCÍCIOS

1-Nos fragmentos destacados,há períodos completos de oração principal e oração subordinada adverbial e em outros excertos, há apenas orações subordinadas adverbiais.Classifique-os adequadamente, a depender do caso:

Incêndio atinge área próxima ao estacionamento do Detran
Publicação: 02/09/2011 19:01Atualização: 02/09/2011 19:21
Correio Braziliense

a)"Um incêndio florestal atingiu a área próxima ao estacionamento do Detran, ao lado do Autódromo, no fim da tarde desta sexta-feira (2/9). Os bombeiros limparam a área para que o fogo não se espalhasse".

MEC vai distribuir tablets para alunos de escolas públicas em 2012

b)"O ministro disse que o MEC está em processo de transformação. “Precisamos, agora, dar um salto, com os tablets. Mas temos que fazer isso de maneira a fortalecer a indústria, os autores, as editoras, para que não venhamos a sofrer um problema de sustentabilidade, com a questão da pirataria.”(Correio Braziliense 02/09/11)

c)"Pra que falar
Se você não quer me ouvir?
Fugir agora não resolve nada.

Mas não vou chorar
Se você quiser partir.
(...)

Quando a chuva passar,
Quando o tempo abrir,
Abra a janela e veja:
Eu sou o Sol!
Eu sou céu e mar;
Eu sou céu e fim
E o meu amor é imensidão.

(Quando a Chuva Passar
Ivete Sangalo)

d)"Quando chegar o momento
Esse meu sofrimento
Vou cobrar com juros. Juro
!
Todo esse amor reprimido
Esse grito contido
Esse samba no escuro"
(Apesar de Você -Chico Buarque)

e)"Se meu amor me deixar
Eu não posso me queixar

Vou sofrendo sem dizer nada a ninguém
A razão dá-se a quem tem."
(A Razão dá-se a quem tem-Arnaldo Antunes)

f)Eu não caibo mais nas roupas que eu cabia
Eu não encho mais a casa de alegria
Os anos se passaram enquanto eu dormia
E quem eu queria bem me esquecia...(Não vou me adaptar-Arnaldo Antunes)

g)"E por mais que você
Se esquivasse
Eu tinha certeza
Que no fim do baile
Na minha lambreta
Aquele broto bonito
Ia me abraçar..."
(A Raposa e as Uvas-Lenine)

2-Observe a letra de música "Muito estranho " de Dalto.Identifique orações subordinadas adverbiais e as classifique adequadamente:

Muito Estranho
(Dalto)

Hum!
Mas se um dia eu chegar
Muito estranho
Deixa essa água no corpo
Lembrar nosso banho...

Hum!
Mas se um dia eu chegar
Muito louco
Deixa essa noite saber
Que um dia foi pouco...

Cuida bem de mim
Então misture tudo
Dentro de nós
Porque ninguém vai dormir
Nosso sonho...

Hum!
Minha cara prá que
Tantos planos
Se quero te amar e te amar
E te amar muitos anos...

Hum!
Tantas vezes eu quis
Ficar solto
Como se fosse uma lua
A brincar no teu rosto
Cuida bem de mim
Então misture tudo
Dentro de nós
Porque ninguém vai dormir
Nosso sonho...(2x)

Nenhum comentário:

Atividade postada com novas alterações

Alunos, graças à observação de uma aluna, eu fiz a análise nas respostas  e a imediata retificação na atividade abaixo que foi alterada na q...