sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Gabarito da prova de Português 3ºbimestre -2H

Centro de Ensino Médio 01 de Sobradinho
Provão 3º bimestre -2H
Profª Ivanildes Silva
Reflexão
“É melhor, muito melhor, contentar-se com a realidade; se ela não é tão brilhante como os sonhos, tem pelo menos a vantagem de existir.” (Machado de Assis)

Boa prova
Profª Ivanildes

QUESTÃO 01-B
Considere as afirmações abaixo:
I- O realismo foi um movimento artístico e cultural que se desenvolveu na segunda metade do século XIX.
II- A característica principal deste movimento foi a abordagem de temas intimistas e um tratamento subjetivo da realidade do ser humano.
III- Com uma linguagem clara, os artistas e escritores realistas iam diretamente ao foco da questão, reagindo, desta forma, ao subjetivismo do romantismo.
IV- Uma das correntes do realismo foi o naturalismo, onde a objetividade está presente, porém sem o conteúdo ideológico.
Assinale a alternativa correta:
a) Estão corretas todas as afirmações:
b) Estão corretas apenas I e IV
c) Estão corretas apenas II e III
d) Estão corretas apenas I e III
e) Estão corretas apenas I e II

QUESTÃO 02-E
Observe o trecho abaixo e escolha as palavras que melhor preenchem os espaços em branco:
“Na literatura brasileira o realismo manifestou-se principalmente na prosa. Os romances realistas tornaram-se instrumentos de crítica ao comportamento burguês e às instituições sociais. Muitos escritores românticos começaram a entrar para a literatura realista. Os especialistas em literatura dizem que o marco inicial do movimento no Brasil é a publicação do livro____________
__________________que foi escrito por ______________. Nesta obra, o escritor fluminense faz duras críticas à sociedade da época.”

a) Espumas Flutuantes – Castro Alves
b) O Guarani – José de Alencar
c) A Moreninha- Manuel Antônio de Almeida
d) O Mulato-Aluízio de Azevedo
e) Memórias Póstumas de Brás Cubas- Machado de Assis
QUESTÃO 03-D
A única característica que não pode ser realista é:
a) Verdade
b) Realidade
c) descrição minuciosa
d) espiritualismo
e) narração lenta ( e breve)
QUESTÃO 04-C
Assinale a única alternativa incorreta:

a) Apesar de se parecerem, o Realismo e o Naturalismo têm diferenças — o Naturalismo é marcado principalmente pelo determinismo, a idéia de que a natureza define o destino dos personagens.
b) O ser humano é focalizado pelo realista-naturalista numa visão darwinista: um animal, um ser vivo como outro qualquer.
c) O realista-naturalista endossa em sua obra o pensamento evolucionista de Darwin, ou seja, para ele, o homem é produto do meio, do momento e da raça a que pertence.
d) Na obra literária realista-naturalista há atribuição de caracteres de animais ao homem, ou a comparação entre ambos; isso é percebido também quando o autor mostra que os instintos são mais fortes que a razão ("a carne é fraca").
e) As personagens da obra realista são aquelas que o romântico nunca quis focalizar, ou seja, os doentes, os miseráveis, os loucos, as prostitutas, os homossexuais, etc., o mesmo ocorrendo com os espaços, que agora são o cortiço, o hospital, o manicômio, o prostíbulo, etc.
QUESTÃO 05- A
O melhor romance de Aluísio Azevedo tem, como tema, uma habitação coletiva fluminense (favela) nos fins do século XIX e por personagem principal João Romão. Esse romance chama-se:
a) O Cortiço
b) Casa d Pensão
c) O Coruja
d) O Mulato
e) NDA
QUESTÃO 06- B
Considerando o romance O ATENEU, de Raul Pompéia como um todo, constatamos nele uma perfeita correspondência entre a sociedade do Ateneu e a sociedade de fora dele, porque:

a) em ambas, os valores sociais, éticos e morais são irrepreensíveis.
b) o internato é um pequeno mundo que reflete a sociedade e seus desequilíbrios.
c) tanto na escola quanto na família a criança se sente "na estufa de carinho que é o regime do amor doméstico".

d) escola e sociedade completam eficazmente a educação da criança e a preparam para a vida.
e) a figura afável do diretor de escola equivale à do pai de família.
QUESTÃO 07- C
(FUVEST / GV) "O meu fim evidente era atar as duas pontas da vida, e restaurar na velhice a adolescência. Pois, senhor, não consegui recompor o que foi nem o que fui."
É o que diz o narrador no segundo capítulo do romance Dom Casmurro. Afinal por que não teria ele alcançado o seu intento?
a) Pelas dificuldades inerentes à estrutura do romance, na recuperação de outros tempos.
b) Pelo receio de confessar suas fraquezas e a traição sofrida.
c) Porque era impossível recuperar o sentido daquele período, pois ele já não era a mesma pessoa.
d) Pela falta de bom senso e de clareza na apreensão das lembranças.
e) Porque o tempo, impiedoso, apaga todos os acontecimentos e transforma as pessoas.
QUESTÃO 08- E
Considerando a importância de Machado de Assis para a literatura brasileira, identifique as alternativas como VERDADEIRAS ou FALSAS:

( ) Os romances e contos anteriores à década de 1880 revelam influências românticas, assim como Ressurreição (1872), A mão e a luva (1874), Helena (1876), Iaiá Garcia (1878), Contos Fluminenses (1870) e Histórias da meia-noite (1873).
( ) Na nova fase, a partir de Memórias póstumas de Brás Cubas (1881), incluem-se os romances Quincas Borba (1891), Dom Casmurro ( 1899), Esaú e Jacó (1904) e Memorial de Aires (1908).
( ) Entre seus inúmeros contos estão: “O alienista”, “A cartomante”, “Missa do galo”, “Uns braços”, “O espelho”, “Cantiga de esponsais”, “Teoria do medalhão”, “A causa secreta”.
( ) Escrito quando o Realismo era a estética dominante, Dom Casmurro é antes um “romance filosófico” que um “romance social”.
A sequência correta é:
a) F,F,F,F
b) V,F,V,F
c) V,V,V,F
d) F,V,F,V
e) V,V,V,V
Leia o texto para responder às questões 09 e 10
Sentimental

Ponho-me a escrever teu nome
com letras de macarrão.
No prato, a sopa esfria, cheia de escamas
e debruçado na mesa, todos contemplam
esse romântico trabalho.
Desgraçadamente falta uma letra,
uma letra somente
para acabar teu nome!
- Está sonhando? Olhe que a sopa esfria!
Eu estava sonhando...
E há em todas as consciências um cartaz amarelo:
"Neste país é proibido sonhar".
(Carlos Drummond de Andrade - Seleta em Prosa e Verso, RJ: Record ,1995)

QUESTÃO 09-D
Considere as seguintes afirmações:
I- No verso “Ponho-me a escrever teu nome” (v.1),existe um sujeito implícito.
II- A expressão “teu nome”(v.1) funciona como complemento do verbo “escrever”(v.1),logo é um objeto indireto.
III- A linguagem essencialmente poética que constitui os versos “No prato, a sopa esfria, cheia de escamas e debruçados na mesa todos contemplam” (v.3 e 4) conferem ao poema uma atmosfera irreal e impede o leitor de reconhecer no texto dados constitutivos de uma cena realista. (ENEM 2009)
IV- Na primeira estrofe, o poeta constrói uma linguagem centrada na amada, mas, na segunda, ele deixa de se dirigir a ela e passa a exprimir o que sente. (ENEM, 2009)
V- Em “... a sopa esfria...”(v.3) pode-se afirmar que o predicado possui um verbo significativo, intransitivo,logo denominado de predicado verbal.
a) Estão todas incorretas
b) Estão corretas apenas a I,II,IV e V
c) Estão corretas apenas II e III
d) Estão corretas I,III e V
e) Estão corretas IV e V

QUESTÃO 10-A
Observe o verso, ”E há em todas as consciências um cartaz amarelo:” (v.11)
É correto afirmar sobre o verso citado:
a) Não possui sujeito; o predicado é formado pela forma verbal impessoal “há”.
b) O sujeito da oração está no fim do verso: “ um cartaz amarelo”
c) O sujeito está implícito na oração, mas se sabe a quem se dirige a afirmação.
d) Trata-se de uma frase nominal, logo não pode ser um período.
e) A expressão “... em todas as consciências...” (v.11) é o sujeito do enunciado.


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