Eterna gratidão por terem me escolhido como uma das professoras homenageadas do Centro de En
sin
o Médio 01 de Sobradinho
Turmas do 3°s anos-2011
Embora tenha declinado inicialmente, depois eu aceitei tal honraria , diante de minha postura em sala, dita fechada e carrancuda. Afinal, foi a primeira vez que recebi tal homenagem. Não é querendo puxar saco de ninguém, mas preciso falar da felicidade de ter encontrado um grupo tão bem preparado, como há muito tempo não tinha nesses nessa escola.Nesse caminhar,sigo os passos da minha autora predileta : Clarice Lispector
Ela certa vez escreveu e que serve de coragem a todos na hora das difíceis decisões, enfrentando com sabedoria e amor todos os desafios:
“Agora preciso de tua mão, não para que eu não tenha medo, mas para que tu não tenhas medo. Sei que acreditar em tudo isso será, no começo, a tua grande solidão. Mas chegará o instante em que me darás a mão, não mais por solidão, mas como eu agora: Por amor.”
Com a aquisição de nossa maturidade, queridos pupilos, adquirimos também mais conhecimento. Nesse sentido, precisarão dos pré- requisitos básicos e necessários à gama de informações que lhes surgirão à frente. Para que isso aconteça é preciso que tais conteúdos não lhes saíam da cabeça .
Jamais se esqueçam de seus mestres, desde os primeiros até aqueles que promoveram sua saída do colégio, da faculdade ou cursos os mais diversos. Lembrem-se de que foram pessoas que prepararam o caminho em busca à gloria e ao sucesso.Sejam-lhes sempre gratos , pois , apesar de termos uma profissão desvalorizada por muitos, tenho muito orgulho por exercê-la com respeito,devoção, carinho e ética.O professor consegue impulsionar grandes mentes à vitória,forma grandes homens de bem,orienta aqueles que se sentem perdidos e transmite-lhes um bem inestimável:o conhecimento.Também ensina valores como:honestidade, humildade , coragem,tenacidade e ética.Por isso que deveria ser melhor remunerado, frente às inúmeras atribuições a ele destinadas.
Aproveitem cada momento, enquanto têm tempo. Depois que saírem ,lembrem-se da escola, para a qual sempre sentirão vontade de voltar,algumas vezes. No CEM 01, sentiam-se seguros, sentiam-se em meio a amigos e colegas que conviveram por longos anos. Afinal, desde as séries iniciais encontraram colegas com os quais compartilharam experiências e que depois se transformaram em verdadeiros amigos, para todas as horas. A qualquer momento poderiam contar com eles.
Nesse momento, vem o sentimento de perda e surge a nostalgia. Dura realidade!Sentirão falta dos amigos, dos colegas, das primeiras paqueras, dos corredores, dos professores, servidores. Vocês sentirão saudades do Ginásio. Enfim, sentirão saudades de todas as pessoas que fizeram e construíram com vocês um caminho em busca ao sucesso. Verão que eles se perderão, pouco a pouco como as pétalas das flores que, uma a uma, vão caindo e perdendo a referência, mas que sempre permanecerá a lembrança do perfume simbolizada nas fieis amizades.
É certo que, cada um vai tendo sua vida e cada vez mais, será difícil reunirem-se todos em um momento,ainda que seja um simples encontro anual de ex alunos do CEM01 -ano 2011. O que vai valer, nessas horas, entretanto, é a lembrança que ficou e que restou em vocês. Os amigos de sempre permanecerão em sua memória e até por perto, mas com certeza, não será como antes. Procurem, portanto consolidar os laços de amizade, pois serão as referências mais positivas que os apoiarão em momentos difíceis. Lembro-me de que a Thainá, aluna do 3D, externou esse sentimento de saudade na prova do último bimestre .
Sei que nem tudo são flores. É claro que há percalços em nossa carreira que nos fazem, temporariamente, retroceder, mas que com força de vontade, vamos em frente, derrubando as barreiras e desafios. Não caiam por pouca coisa. Tenham sempre a inquietação no seu cotidiano. Afinal como seriam as grandes invenções se não fossem as almas inquietantes de nossos grandes inventores?Como seriam os avanços na tecnologia, na medicina se não fossem nossos cientistas trabalhando com afinco, tentando encontrar a cura para muitas doenças e as soluções práticas para o nosso cotidiano?
É por isso que peço a todos que se imponham continuamente diante das adversidades. Vençam as barreiras por méritos próprios e não por atos escusos ou desonestos. Desafiem com educação, postura e orgulho aqueles que desejarem explorá-los. Mostrem a todos a sua capacidade. Saibam também que muitos homens podem construir uma realidade perfeita, ideal, mas poucos são aqueles que a mantêm digna e deixam transparecer seus méritos.
Reflitam que a vida segue seu curso, como a água do rio que corre rumo ao mar. Reconheçam sempre que o tempo não para, já dizia Cazuza em sua letra de música. Sempre que necessitarem, recorram ao baú das lembranças, revivam cada momento e visitem a escola.Revejam seus antigos professores,funcionários e reatem os laços que foram se desfazendo ao longo do tempo. Se algum dia precisarem da mestra, podem me procurar. Estarei ainda sendo-lhes fiel a tudo por que sempre lutei: a defesa de uma língua com suas peculiaridades e complexidades, mas que é sempre nossa língua brasileira.
Sejam gratos aos pais e responsáveis e muitos que serviram de bússola na orientação ao caminho do conhecimento.O trabalho ainda não acabou para eles.Ainda há muitos desafios pela frente,muitos caminhos a percorrer,muitas dúvidas e vão precisar do apoio da família.Como dizia um deles, “Nós ainda somos crianças, professora!”.
Agradeçam ao Deus supremo que os levou até aqui com fé, força, saúde, alegria, coragem e dignidade.Agradeçam a alguma força da natureza ou a qualquer força de suprema magnificência que os fez estarem aqui , neste momento.Nunca se esqueçam de sempre agradecerem a tudo e a todos porque o motivo de sua chegada até aqui são as pedras que vão colocando ao longo de sua caminhada,construindo um horizonte de grandes possibilidades.
Finalizo aqui com uns trechos da Clarice Lispector:
PRECISA-SE
Sendo este um jornal por excelência, e por excelência dos precisa-se e oferece-se, vou pôr um anúncio em negrito: precisa-se de alguém homem ou mulher que ajude uma pessoa a ficar contente porque esta está tão contente que não pode ficar sozinha com a alegria, e precisa reparti-la. Paga-se extraordinariamente bem: minuto por minuto paga-se com a própria alegria. É urgente, pois a alegria dessa pessoa é fugaz como estrelas cadentes, que até parece que só se as viu depois que tombaram; precisa-se urgente antes da noite cair porque a noite é muito perigosa e nenhuma ajuda é possível e fica tarde demais. Essa pessoa que atenda ao anúncio só tem folga depois que passa o horror do domingo que fere. Não faz mal que venha uma pessoa triste porque a alegria que se dá é tão grande que se tem que a repartir antes que se transforme em drama. Implora-se também que venha, implora-se com a humildade da alegria-sem-motivo. Em troca oferece-se também uma casa com todas as luzes acesas como numa festa de bailarinos. Dá-se o direito de dispor da copa e da cozinha, e da sala de estar. P.S. Não se precisa de prática. E se pede desculpa por estar num anúncio a dilacerar os outros. Mas juro que há em meu rosto sério uma alegria até mesmo divina para dar.
Um beijo em cada um de vocês e sejam felizes.