sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

MENSAGEM DE NATAL



JESUS
União
Alegrias
Esperanças
Amor. Sucesso
Realizações Luz
Respeito Harmonia
Saúde Solidariedade
Felicidade Humildade
Confraternização Pureza
Amizade Sabedoria .Perdão
Igualdade Liberdade. Boa - Sorte
Sinceridade Paz, Paz Fraternidade
Equilíbrio Dignidade Benevolência
Fé Bondade.Paciência. Gratidão
Força
JESUS JESUS JESUS
Eterna gratidão por terem me escolhido como uma das professoras homenageadas do Centro de Ensino Médio 01 de Sobradinho
Turmas do 3°s anos-2011

Embora tenha declinado inicialmente, depois eu aceitei tal honraria , diante de minha postura em sala, dita fechada e carrancuda. Afinal, foi a primeira vez que recebi tal homenagem. Não é querendo puxar saco de ninguém, mas preciso falar da felicidade de ter encontrado um grupo tão bem preparado, como há muito tempo não tinha nesses nessa escola.Nesse caminhar,sigo os passos da minha autora predileta : Clarice Lispector
Ela certa vez escreveu e que serve de coragem a todos na hora das difíceis decisões, enfrentando com sabedoria e amor todos os desafios:
“Agora preciso de tua mão, não para que eu não tenha medo, mas para que tu não tenhas medo. Sei que acreditar em tudo isso será, no começo, a tua grande solidão. Mas chegará o instante em que me darás a mão, não mais por solidão, mas como eu agora: Por amor.”


Com a aquisição de nossa maturidade, queridos pupilos, adquirimos também mais conhecimento. Nesse sentido, precisarão dos pré- requisitos básicos e necessários à gama de informações que lhes surgirão à frente. Para que isso aconteça é preciso que tais conteúdos não lhes saíam da cabeça .

Jamais se esqueçam de seus mestres, desde os primeiros até aqueles que promoveram sua saída do colégio, da faculdade ou cursos os mais diversos. Lembrem-se de que foram pessoas que prepararam o caminho em busca à gloria e ao sucesso.Sejam-lhes sempre gratos , pois , apesar de termos uma profissão desvalorizada por muitos, tenho muito orgulho por exercê-la com respeito,devoção, carinho e ética.O professor consegue impulsionar grandes mentes à vitória,forma grandes homens de bem,orienta aqueles que se sentem perdidos e transmite-lhes um bem inestimável:o conhecimento.Também ensina valores como:honestidade, humildade , coragem,tenacidade e ética.Por isso que deveria ser melhor remunerado, frente às inúmeras atribuições a ele destinadas.

Aproveitem cada momento, enquanto têm tempo. Depois que saírem ,lembrem-se da escola, para a qual sempre sentirão vontade de voltar,algumas vezes. No CEM 01, sentiam-se seguros, sentiam-se em meio a amigos e colegas que conviveram por longos anos. Afinal, desde as séries iniciais encontraram colegas com os quais compartilharam experiências e que depois se transformaram em verdadeiros amigos, para todas as horas. A qualquer momento poderiam contar com eles.

Nesse momento, vem o sentimento de perda e surge a nostalgia. Dura realidade!Sentirão falta dos amigos, dos colegas, das primeiras paqueras, dos corredores, dos professores, servidores. Vocês sentirão saudades do Ginásio. Enfim, sentirão saudades de todas as pessoas que fizeram e construíram com vocês um caminho em busca ao sucesso. Verão que eles se perderão, pouco a pouco como as pétalas das flores que, uma a uma, vão caindo e perdendo a referência, mas que sempre permanecerá a lembrança do perfume simbolizada nas fieis amizades.

É certo que, cada um vai tendo sua vida e cada vez mais, será difícil reunirem-se todos em um momento,ainda que seja um simples encontro anual de ex alunos do CEM01 -ano 2011. O que vai valer, nessas horas, entretanto, é a lembrança que ficou e que restou em vocês. Os amigos de sempre permanecerão em sua memória e até por perto, mas com certeza, não será como antes. Procurem, portanto consolidar os laços de amizade, pois serão as referências mais positivas que os apoiarão em momentos difíceis. Lembro-me de que a Thainá, aluna do 3D, externou esse sentimento de saudade na prova do último bimestre .

Sei que nem tudo são flores. É claro que há percalços em nossa carreira que nos fazem, temporariamente, retroceder, mas que com força de vontade, vamos em frente, derrubando as barreiras e desafios. Não caiam por pouca coisa. Tenham sempre a inquietação no seu cotidiano. Afinal como seriam as grandes invenções se não fossem as almas inquietantes de nossos grandes inventores?Como seriam os avanços na tecnologia, na medicina se não fossem nossos cientistas trabalhando com afinco, tentando encontrar a cura para muitas doenças e as soluções práticas para o nosso cotidiano?

É por isso que peço a todos que se imponham continuamente diante das adversidades. Vençam as barreiras por méritos próprios e não por atos escusos ou desonestos. Desafiem com educação, postura e orgulho aqueles que desejarem explorá-los. Mostrem a todos a sua capacidade. Saibam também que muitos homens podem construir uma realidade perfeita, ideal, mas poucos são aqueles que a mantêm digna e deixam transparecer seus méritos.

Reflitam que a vida segue seu curso, como a água do rio que corre rumo ao mar. Reconheçam sempre que o tempo não para, já dizia Cazuza em sua letra de música. Sempre que necessitarem, recorram ao baú das lembranças, revivam cada momento e visitem a escola.Revejam seus antigos professores,funcionários e reatem os laços que foram se desfazendo ao longo do tempo. Se algum dia precisarem da mestra, podem me procurar. Estarei ainda sendo-lhes fiel a tudo por que sempre lutei: a defesa de uma língua com suas peculiaridades e complexidades, mas que é sempre nossa língua brasileira.

Sejam gratos aos pais e responsáveis e muitos que serviram de bússola na orientação ao caminho do conhecimento.O trabalho ainda não acabou para eles.Ainda há muitos desafios pela frente,muitos caminhos a percorrer,muitas dúvidas e vão precisar do apoio da família.Como dizia um deles, “Nós ainda somos crianças, professora!”.

Agradeçam ao Deus supremo que os levou até aqui com fé, força, saúde, alegria, coragem e dignidade.Agradeçam a alguma força da natureza ou a qualquer força de suprema magnificência que os fez estarem aqui , neste momento.Nunca se esqueçam de sempre agradecerem a tudo e a todos porque o motivo de sua chegada até aqui são as pedras que vão colocando ao longo de sua caminhada,construindo um horizonte de grandes possibilidades.
Finalizo aqui com uns trechos da Clarice Lispector:

PRECISA-SE

Sendo este um jornal por excelência, e por excelência dos precisa-se e oferece-se, vou pôr um anúncio em negrito: precisa-se de alguém homem ou mulher que ajude uma pessoa a ficar contente porque esta está tão contente que não pode ficar sozinha com a alegria, e precisa reparti-la. Paga-se extraordinariamente bem: minuto por minuto paga-se com a própria alegria. É urgente, pois a alegria dessa pessoa é fugaz como estrelas cadentes, que até parece que só se as viu depois que tombaram; precisa-se urgente antes da noite cair porque a noite é muito perigosa e nenhuma ajuda é possível e fica tarde demais. Essa pessoa que atenda ao anúncio só tem folga depois que passa o horror do domingo que fere. Não faz mal que venha uma pessoa triste porque a alegria que se dá é tão grande que se tem que a repartir antes que se transforme em drama. Implora-se também que venha, implora-se com a humildade da alegria-sem-motivo. Em troca oferece-se também uma casa com todas as luzes acesas como numa festa de bailarinos. Dá-se o direito de dispor da copa e da cozinha, e da sala de estar. P.S. Não se precisa de prática. E se pede desculpa por estar num anúncio a dilacerar os outros. Mas juro que há em meu rosto sério uma alegria até mesmo divina para dar.
Um beijo em cada um de vocês e sejam felizes.




sábado, 10 de dezembro de 2011

Revisão para a Recuperação Final-2ºano


Características-Escolas literárias dos séculos XIX e XX
Romantismo (século XIX )
Subjetivismo, Individualismo, valorização do "eu"
Nacionalismo, valorização do índio, no Brasil, na primeira fase do Romantismo, valorização da pátria.
Retomada dos fatos históricos importantes
Idealização da mulher
Espírito criativo e sonhador
Valorização da liberdade, espírito revolucionário na poesia social ou condoreira, referência à vida do escravo.
Uso de metáforas
Fuga da realidade, evasão, escapismo
O Guarani de José de Alencar
Suspiros Poéticos e Saudades de Gonçalves de Magalhães
Espumas Flutuantes de Castro Alves
Primeiros Cantos de Gonçalves Dias
Álvares de Azevedo
Junqueira Freire
Movimento romântico começa com a publicação de Suspiros poéticos e saudades, de Gonçalves de Magalhães, em 1836, e vai até 1881, quando são publicados os romances O mulato, de Aluísio de Azevedo, e Memórias póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis.

Realismo -Naturalismo (segunda metade do século XIX)
Objetivismo, racionalismo
Linguagem popular
Trama psicológica
Valorização de personagens inspirados na realidade, apresentação da realidade sem preocupações morais, As personagens são, em geral, seres que encontramos no mundo real: aparece a linguagem de baixo calão, os vícios humanos, e outras mazelas humanas.
Uso de cenas cotidianas, narração de fatos partindo da observação, presença da sexualidade nas obras.
Crítica social, crítica ao homem e à sociedade
Visão irônica da realidade, surgimento do romance social, psicológico e de tese.
Principal representante: Machado de Assis

Obras: Memórias Póstumas de Brás Cubas
Quincas Borba
Dom CasmurroO Alienista
Aluisio de Azedo autor de O Mulato e O Cortiço
Raul Pompéia autor de O Ateneu.
Características essencialmente naturalistas:
1. Preferência a ambientes em que predominem a miséria e a ignorância.
2. Ânsia de explicar tudo cientificamente.
3. Determinismo com relação à atitude das personagens (nem tudo depende de sua vontade; pode haver imposição do meio, da hereditariedade física e psicológica, e outros fatores influenciáveis).
4. O homem e os outros elementos da natureza são vistos como sujeitos às mesmas leis da evolução.
5. O homem é encarado como produto da raça, do meio e do ambiente.
6. As personagens são semelhantes entre si, na mediada em que apresentam desequilíbrios
característicos de sua condição.

Parnasianismo ( final do século XIX e início do século XX )
Purismo (preocupação com o apuro da linguagem e correção gramatical), linguagem rebuscada, vocabulário erudito, envolvendo utilização de palavras incomuns no linguajar cotidiano.
Vocabulário culto, rigidez formal, com respeito à métrica e rimas, retorno ao Classicismo, valorizando mais a descrição que a análise.

Temas mitológicos, exotismo, com exploração de temas mais extravagantes
O artista não devia envolver-se emocionalmente com o objeto descrições detalhadas, impessoalidade.
Faziam a arte pela arte, preferência pelos sonetos, só que com verso alexandrino (doze sílabas) e não com decassílabo como nos clássicos .
Não retratavam os problemas sociais
Poesia mais preocupada com a técnica, com a forma
Olavo Bilac
Raimundo Correia
Alberto de Oliveira
Vicente de Carvalho

Simbolismo ( fins do século XIX )
Linguagem abstrata e sugestiva,
Presença de motivos religiosos; a poesia representaria uma espécie de ritual: misticismo e religiosidade espiritualismo,
Subjetivismo.
Predominância da emoção.
O objeto deve estar subentendido, não mostrando claramente – daí o "símbolo".
Musicalidade (através de aliterações, assonâncias e outras figuras de estilo.
Referências a cores
Sonho e imaginação
Culto da forma, com influências parnasianas
Uso da figura de linguagem chamada sinestesia, que representa a fusão de sensações (beijo amargo, cheiro azul).
Abordagem vaga de impressões subjetivas e/ou sensoriais (Impressionismo), sobretudo na pintura
Cruz e Sousa: Broquéis, Missal, Evocações, Faróis, Últimos sonetos.
Alphonsus de Guimaraens: Setenário das dores de Nossa Senhora, Câmara ardente, Dona Mística, Kiriale.
Pedro Kilkerry: Re-visão de Kilkerry (organizado por Augusto de Campos).

quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

DICAS PARA UMA BOA REDAÇÃO:REDAÇAO NOTA DEZ



Dicas da Dad Squarisi // Redação nota dez

Escrever é mandar recado. A receita de uma sobremesa é um recado. O convite para a festa de aniversário é um recado. A prova que você faz na escola é um recado. E a dissertação do vestibular? É recado. Então por que aquele frio na espinha? Só de pensar nela as mãos ficam geladas. O coração dispara. O suor jorra.

Os sintomas têm nome – medo. Do quê? O que apavora é não ter nada para dizer. Qual a saída? Ser esperto. Você já leu muitos livros, revistas e jornais. Viu filmes. Conversou sobre variados assuntos. Assistiu a incontáveis telejornais. Está pra lá de preparado. Na hora de dar seu recado, fique calmo. E siga as dicas.

1 – Respire fundo. Três vezes. Devagarinho. Deixe o ar chegar lá em baixo, no fundão da barriga. Visualize o umbigo. Sorria pra ele.
2 – Leia o tema da redação. Entenda-o. Faça as outras provas. Enquanto isso, a cabeça vai se organizando.
3 – Planeje o texto. Faça um plano com os seguintes elementos: tema (o assunto geral do texto), delimitação do tema (aspecto do tema que vai ser tratado), objetivo (aonde você quer chegar com seu texto?), ideias do desenvolvimento (argumentos, exemplos, comparações, confrontos e tudo que ajudar na sustentação do ponto de vista que você quer defender).

Eis um exemplo:
Tema: Brasília.
Delimitação: turismo em Brasília.
Objetivo: informar as opções de turismo em Brasília.
Ideias de desenvolvimento: Brasília monumental (palácios, catedral, torre, superquadras), Brasília ecológica (parques, cachoeiras), Brasília mística (Vale do Amanhecer, Cidade da Paz).

4. Com o plano feito, é hora de redigir. Mãos à obra.
5 – Comece pelo começo. Escolha uma frase bem atraente. Pode ser uma declaração, uma citação, uma pergunta, um verso, a letra de uma música. Depois desenvolva a sua tese. Cada ideia num parágrafo. Por fim, conclua. Com um fecho elegante.
6 – Seja natural. Imagine que o leitor esteja à sua frente ou ao telefone conversando com você. Fique à vontade. Sempre que couber, introduza uma pergunta direta. Confira a seu texto um toque humano. Você está escrevendo para pessoas. Gente igual a você.
7 – Use frases curtas. Com elas, você tropeça menos nas vírgulas, nos pontos ou nas reticências.
8 – Ponha as sentenças na forma positiva. Diga o que é, nunca o que não é. Em vez de “ele não assiste às aulas”, escreva “ele falta às aulas”.
9 – Prefira palavras curtas e simples. Casa, residência ou domicílio? Casa.
10 – Abuse de substantivos e verbos. Seja sovina com adjetivos e advérbios. Eles são os inimigos do estilo enxuto.
11 – Seja conciso. A frase não deve ter palavras desnecessárias. Por quê? Pela mesma razão que o desenho não deve ter linhas desnecessárias ou a máquina peças desnecessárias.
12 – Revise e avalie. Sua redação tem começo, meio e fim? Você defendeu seu ponto de vista? Escreveu parágrafos com tópico frasal e desenvolvimento? Respeitou a correção gramatical? As frases soam bem? Sem cacófatos (por cada, por tão, uma mão, boca dela)? Sem rimas (rigor do calor)? Você começou bem? Terminou melhor? Tenha a certeza: uma vaga na universidade é sua.

CORREIO BRAZILIENSE:Candidatos à UnB no vestibular terão de ficar atentos aos itens discursivos

Alunos,
Fiquem atentos às últimas notícias sobre o Vestibular 2012

Publicação: 08/12/2011 11:30Atualização: 08/12/2011 12:17

As questões discursivas serão eliminatórias e a redação, classificatória, no primeiro vestibular 2012 da Universidade de Brasília, neste fim de semana. Com essas mudanças, o Centro de Seleção e de Promoção de Eventos (Cespe) pretende avaliar a habilidade dos candidatos de interpretar e se expressar em língua portuguesa. Além das respostas aos itens dos tipos A (certo e errado), B (resposta numérica) e C (múltipla escolha), a prova exigirá a elaboração de textos, gráficos, diagramas e desenhos por meio do tipo D. Para evitar a eliminação, os 25.570 inscritos devem atingir 20% da pontuação total máxima dessas questões, que serão pelo menos quatro e vão valer três pontos cada.

A redação antes tinha caráter apenas eliminatório. Agora, será também classificatória. No sábado, ela aparecerá com os 150 itens da prova de humanas, mas o candidato terá o mesmo tempo do segundo dia, cinco horas. A pontuação máxima continua sendo 10 pontos, assim como os critérios de avaliação: desenvolvimento do tema proposto, número de linhas e de erros, como acentuação, ortografia, pontuação, concordância e regência. Será eliminado aquele que obtiver menos de quatro pontos. O desempenho na redação equivale a 10% da nota final.

Os itens tipo D apareceram pela primeira vez no Programa de Avaliação Seriada (PAS) em 2006. Há um ano, passaram a ser adotados no vestibular tradicional. O conteúdo não se limita às disciplinas de humanas, como história, língua portuguesa ou literatura. Luíza Solano, 20 anos, é candidata ao curso de arquitetura e urbanismo e se lembra da dificuldade para interpretar a questão tipo D de biologia no primeiro vestibular de 2011. “A pergunta em si estava tranquila, não exigia uma resposta difícil. O problema era a interpretação da imagem”, critica. O item trazia um diagrama de comunicação celular e, com base nas informações do texto, pedia para explicar as diferenças entre uma célula-tronco pluripotente e um eritrócito do sangue, em mamíferos.

domingo, 4 de dezembro de 2011


Queridos alunos:
A hora é de estudar e fixar o que não foi bem estudado.Apliquem-se nos estudos ,verifiquem os cadernos do ano letivo de 2011,os exercícios do livro que estão no caderno e peçam auxílio aos colegas.
SUCESSO NAS AVALIAÇÕES!!!

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO –RECUPERAÇÃO FINAL- TURMAS:3ºS anos
TODO O CONTEÚDO ESTÁ NO LIVRO DE PORTUGUÊS
A PROVA SERÁ OBJETIVA

1-LITERATURA PORTUGUESA
2-MODERNISMO- as três fases na poesia e na prosa
3-LITERATURA CONTEMPORÂNEA
4-PERÍODO COMPOSTO POR COORDENAÇÃO E POR SUBORDINAÇÃO
5-CONCORDÂNCIA E REGÊNCIA VERBAL E NOMINAL
CONTEÚDO PROGRAMÁTICORECUPERAÇÃO FINAL- TURMA-2H
TODO O CONTEÚDO ESTÁ NO LIVRO DE PORTUGUÊS
A PROVA SERÁ OBJETIVA


1-ROMANTISMO- na poesia e na prosa
2-REALISMO
3-NATURALISMO
4-PARNASIANISMO
5-SIMBOLISMO
6-TERMOS DA ORAÇÃO(sujeito,predicado,aposto, vocativo,adjunto adnominal e adverbial)

Atividade postada com novas alterações

Alunos, graças à observação de uma aluna, eu fiz a análise nas respostas  e a imediata retificação na atividade abaixo que foi alterada na q...