sábado, 22 de setembro de 2012

Texto: Sai paraolímpico, entra paralímpico


 
Atividade em dupla com algumas questões pessoais e reflexivas sobre a realidade das pessoas com deficiência em nosso meio social e escolar.
Responder em uma folha à parte , participar do debate na sala e depois entregar.A redação pode ser entregue na aula seguinte ,depois do debate.
Texto: Sai paraolímpico, entra paralímpico
Sérgio Rodrigues, Revista Veja
 
1-Você acabou de ler um texto que faz referência aos deficientes esportistas em várias modalidades nos últimos Jogos Paralímpicos de 2012. A maioria consagrou-se como verdadeiros heróis do esporte pelo grande número de medalhas adquiridas.
 No nosso cotidiano, a realidade da  pessoa com deficiência é notada nos mais diversos setores da sociedade. Em sua opinião, pode-se dizer que há uma  igualdade de condições entre os deficientes com os quais convivemos e  aqueles que disputaram os Jogos Paralímpicos de 2012?Justifique sua resposta.
2- Há leis que amparam os deficientes. Hoje, pode-se ver que aumenta a garantia dos direitos a essas pessoas.
a)       Comparando-se a outras épocas, a situação das pessoas com deficiência mudou ou continua estagnada?Justifique sua resposta.
b)       Pesquise as leis criadas para amparar os deficientes.
3-No mês de setembro, comemora-se o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência.
a)       Em que data ocorre esse evento?
b)       Qual a lei que regulariza a data no calendário?
4-Apesar de o Governo e a sociedade em geral  tentarem  melhorar as condições da pessoa com deficiência, ainda existem barreiras que impedem o alcance a certos direitos previstos e garantidos  na Constituição do Brasil.
a)       Para você, quais têm sido as ações do Governo na tentativa de melhorar as precárias condições dessa parcela da população?
b)       Que sugestões você citaria no sentido de melhorar cada vez mais a situação do deficiente em nosso meio?
c)       Que leis poderiam ser criadas, a fim de dar mais conforto e mais praticidade à vida da pessoa com deficiência?
5-As escolas tornaram-se centros de inclusão para pessoas com as mais variadas deficiências.
a)       Em sua opinião, a realidade da escola inclusiva para os  deficientes é respeitada em todos os aspectos? Justifique sua resposta.
b)       Como você encara  a presença de deficientes na escola?
c)       Que fatores deveriam ser melhorados, a fim de garantir maior respeito às pessoas    com deficiência  no ambiente escolar?
d)       Pesquise o número de deficientes existentes em sua escola e os tipos de deficiência que possuem.
e)       Elabore um questionário para a  entrevista de  um deficiente em sua escola e apresente o resultado à turma.
6- Pesquise sobre a origem da Lei Maria da Penha e sua relação com a pessoa deficiente.
7-Ainda há preconceito em relação aos deficientes. Exemplos não faltam para ilustrar tais fatos. Você já presenciou situações de desrespeito à pessoa com deficiência?
8- A acessibilidade do deficiente é um direito garantido por lei, mas que nem sempre é respeitado.
a)       Você concorda com a afirmação acima?Justifique sua resposta.
b)       O que você entende sobre o termo “acessibilidade”?
c)       Cite exemplos para a aplicação da Lei da Acessibilidade para deficientes.
9-Pesquise sobre a  Lei da Acessibilidade que deve ser  respeitada e garantida em:
a)       Transportes públicos -
b)       Estacionamentos-
c)       Concursos-
d)       Vagas a emprego-
e)       Banheiros-
f)        Escolas-
d)       Teatros, cinemas, parques-
e)       Projetos arquitetônicos-
10- Faça um texto (entre 20 e 30 linhas) sobre a realidade do deficiente no Centro de Ensino Médio 01 de Sobradinho.
a)       Título criativo
b)       Explicação sobre a importância do Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência.
c)       Desafios diários dos deficientes -situação real,exemplos de desrespeito e preconceito
d)       Situação ideal para os deficientes -leis mais severas para os que desrespeitam e agem com preconceitos, criação de meios de acessibilidade
e)       Sugestões mais concretas para melhorar a vida da pessoa com deficiência
 






 
 
 
 
 

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