Atividade em dupla com algumas
questões pessoais e reflexivas sobre a realidade das pessoas com deficiência em
nosso meio social e escolar.
Responder em uma folha à parte ,
participar do debate na sala e depois entregar.A redação pode ser entregue na
aula seguinte ,depois do debate.
Texto:
Sai paraolímpico, entra paralímpico
Sérgio
Rodrigues, Revista Veja
1-Você
acabou de ler um texto que faz referência aos deficientes esportistas em várias
modalidades nos últimos Jogos Paralímpicos de 2012. A maioria consagrou-se como
verdadeiros heróis do esporte pelo grande número de medalhas adquiridas.
No nosso cotidiano, a realidade da pessoa com deficiência é notada nos mais
diversos setores da sociedade. Em sua opinião, pode-se dizer que há uma igualdade de condições entre os deficientes
com os quais convivemos e aqueles que
disputaram os Jogos Paralímpicos de 2012?Justifique sua resposta.
2-
Há leis que amparam os deficientes. Hoje, pode-se ver que aumenta a garantia
dos direitos a essas pessoas.
a)
Comparando-se a outras épocas, a
situação das pessoas com deficiência mudou ou continua estagnada?Justifique sua
resposta.
b)
Pesquise as leis criadas para amparar
os deficientes.
3-No
mês de setembro, comemora-se o Dia
Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência.
a)
Em que data ocorre esse evento?
b)
Qual a lei que regulariza a data no
calendário?
4-Apesar
de o Governo e a sociedade em geral tentarem melhorar as condições da pessoa com
deficiência, ainda existem barreiras que impedem o alcance a certos direitos
previstos e garantidos na Constituição
do Brasil.
a)
Para você, quais têm sido as ações do
Governo na tentativa de melhorar as precárias condições dessa parcela da população?
b) Que
sugestões você citaria no sentido de melhorar cada vez mais a situação do
deficiente em nosso meio?
c)
Que leis poderiam ser criadas, a fim
de dar mais conforto e mais praticidade à vida da pessoa com deficiência?
5-As
escolas tornaram-se centros de inclusão para pessoas com as mais variadas
deficiências.
a)
Em sua opinião, a realidade da escola
inclusiva para os deficientes é
respeitada em todos os aspectos? Justifique sua resposta.
b) Como
você encara a presença de deficientes na
escola?
c) Que
fatores deveriam ser melhorados, a fim de garantir maior respeito às
pessoas com
deficiência no ambiente escolar?
d) Pesquise
o número de deficientes existentes em sua escola e os tipos de deficiência que possuem.
e)
Elabore um questionário para a entrevista de um deficiente em sua escola e apresente o
resultado à turma.
6-
Pesquise sobre a origem da Lei Maria da
Penha e sua relação com a pessoa deficiente.
7-Ainda
há preconceito em relação aos deficientes. Exemplos não faltam para ilustrar
tais fatos. Você já presenciou situações de desrespeito à pessoa com
deficiência?
8-
A acessibilidade do deficiente é um direito garantido por lei, mas que nem
sempre é respeitado.
a)
Você concorda com a afirmação
acima?Justifique sua resposta.
b) O
que você entende sobre o termo “acessibilidade”?
c)
Cite exemplos para a aplicação da Lei
da Acessibilidade para deficientes.
9-Pesquise
sobre a Lei da Acessibilidade que deve
ser respeitada e garantida em:
a)
Transportes públicos -
b) Estacionamentos-
c) Concursos-
d) Vagas
a emprego-
e) Banheiros-
f)
Escolas-
d) Teatros,
cinemas, parques-
e)
Projetos arquitetônicos-
10-
Faça um texto (entre 20 e 30 linhas) sobre a realidade do deficiente no Centro
de Ensino Médio 01 de Sobradinho.
a)
Título criativo
b) Explicação
sobre a importância do Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência.
c) Desafios
diários dos deficientes -situação real,exemplos de desrespeito e preconceito
d) Situação
ideal para os deficientes -leis mais severas para os que desrespeitam e agem com
preconceitos, criação de meios de acessibilidade
e) Sugestões
mais concretas para melhorar a vida da pessoa com deficiência
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