Queridos alunos,
Por problemas técnicos, não pude enviar antes a atividade,porém consegui resolver tudo e postar,com tempo, as tarefas.
Aqui está a segunda atividade para contar como tarefa incluída no Ponto a Ponto.É preciso responder e deixar tudo no caderno para ser dado o visto.Bom trabalho.
Atividade 2
Ler o texto ,copiar e responder às questões em seu caderno
Imprimir o texto e colá-lo no caderno ,pois será lido em sala de aula.
Texto: Santos nomes em vãos
Drama
verídico e gerado por virgulazinhas mal postas, cúmplices de tantas
reticências.
Praxedes
é gramático. Aristarco também. Com esses nomes não poderiam ser cantores de
rock. Os dois trabalham num jornal. Praxedes despacha as questiúnculas à tarde.
Aristarco, à noite. Um jamais concordou com uma vírgula sequer do outro, e é
lógico que seja assim. Seguem correntes diversas. A gramática tem isso: é
democrática. Permitindo mil versões, dá a quem sustenta uma delas o prazer de
vencer.
Praxedes
é um santo homem. Aristarco também. Assinam listas, compram rifas, ajudam quem
precisa. E são educados. A voz dos dois é mansa, quase um sussurro. Mas que
ninguém se atreva a discordar de um pronome colocado por Praxedes. Ou de uma
crase posta por Aristarco. Se a conversa ameaça escorregar para os verbos
defectivos ou para as partículas apassivadoras, melhor escapar enquanto dá.
Porque aí cada um deles desanda a bramir como um leão. [...]
Para
que os dois não se matem, o chefe pôs
cada um num horário. Praxedes, mais liberal (vendilhão, segundo
Aristarco),trabalha nos suplementos do jornal, que admitem uma linguagem mais solta.
Aristarco, ortodoxo (quadradão, segundo Praxedes) assume as vírgulas dos
editoriais e das páginas de política e economia. [...]
Sempre
estiveram a um passo do quebra-pau. Hoje, para festa dos
ignorantes e dos mutiladores do idioma, parece que finalmente vão dar esse
passo. É dia de pagamento e eles se encontram na fila do banco. Um intrigante
vem pondo fogo nos dois há já um mês e agora ninguém duvida: nunca saberemos
quem é o melhor gramático, mas hoje vamos descobrir quem é o mais eficiente no
braço.
Aristarco toma a iniciativa. Avança e despeja:
- Seu patife, biltre, poltrão, pusilânime.
Praxedes responde à altura:
- Seu panaca, almofadinha, calhorda, caguincha.
Aristarco mete o dedo no nariz de Praxedes:
- É a vossa progenitora!
Praxedes toca o dedo no nariz de Aristarco:
- É a sua mãe!
Engalfinham-se,rolam pelo chão, esmurram-se.
Quando
o segurança do banco chega para apartar, é tarde, Praxedes e Aristarco estão
desmaiados um sobre o outro, abraçados,
como amigos
depois de uma bebedeira.
O guarda pergunta à torcida o que aconteceu. Um boy que viu tudo desde o início explica:
-
Pra mim, esses caras não é bom de bola. Eles começaram a falá em estrangeiro,
um estranhô o outro, os dois foram se esquentando, esquentando, e aí aquele
ali, ó, que também fala brasileiro, pôs a mãe no meio. Levô uma bolacha e ficô
doido: enfiô o braço no focinho do outro. Aí os dois rolô no chão.
Para
a sorte do boy, Aristarco e Praxedes continuavam desacordados.
(DREWNICK, Raul.O Estado de São Paulo,Caderno 2, p.
2, 1998)
Vocabulário do texto: (copiar no seu caderno)
1- Verídico:adj. Conforme a
verdade; verdadeiro, autêntico: história verídica. / Que diz a verdade; que não
mente; sincero: homem verídico.
2- Cúmplice:adj. e s.m. e f. Que
ou quem participa do delito, do crime de outro. /Fig. Que ajuda, favorece. /
Comparsa.
3- Questiúncula:s.f. Dimin. de
questão. / Questão fútil e sem proveito.
4- Verbo defectivo: adj. A que
falta alguma coisa; defeituoso. /Gramática Diz-se do verbo que não tem todos os
tempos, modos ou pessoas.
5- Partícula apassivadora: função gramatical
desempenhada pelo pronome reflexivo se quando
acompanhado de verbo transitivo direto (VTD), e o elemento paciente, que
passa a ser sujeito,
não for iniciado por preposição.
Exemplo:
Alugam-se barcos. O verbo "alugar" é transitivo direto (quem aluga, aluga
algo);o elemento paciente não é iniciado
por preposição, funcionando como sujeito;por
isso o verbo
deve ficar no plural.
Essa frase se equivale a "Barcos são alugados."
6- Bramir:v.i. Dar bramidos;
rugir. / Dar gritos coléricos. / Fazer estrondo; ressoar fortemente; retumbar,ribombar.
/ V.t. Dizer aos brados.
7- Inconciliável: adj. Que não é
ou não se pode conciliar: interesses inconciliáveis. /Incompatível.
8- Obsessão :s.f. Ação de
obsedar, de importunar. / Sentimento, ideia, conduta que se impõe a uma pessoa
atingida por uma neurose obsessiva. / Fig. Ideia fixa, preocupação constante.
9- Inibida: o mesmo que inibir:
v.t. Embaraçar, impedir, impossibilitar, proibir, tolher. (embaraçada,
impedida, impossibilitada, proibida, tolhida).
10- Vendilhão: s.m. O mesmo que vendilhão.
/ Indivíduo que mercadeja publicamente coisas de ordem moral: vendilhão da
pátria
11- Ortodoxo:adj. Que está
conforme a uma doutrina definida; p. ext., que é rígido em suas convicções. //
Igreja ortodoxa, igreja cristã oriental, que se separou de Roma em 1054. / S.m.
Aquele que assume uma posição ortodoxa em qualquer domínio.
12- Biltre: s.m. Homem desprezível, tratante, patife; salafrário, safardana.
13- Poltrão: adj. Covarde, pusilânime, medroso.
14- Pusilânime: o mesmo que poltrão.
15- Calhorda: adj. e s.m. e f. Diz-se de, ou pessoa desprezível; mal ajeitada. / Patife, pulha.
16- Caguincha: Medroso,covarde.
17- Progenitora: o mesmo que mãe.
18- Engalfinhar: agarrar, brigar, embolar, ir às vias de
fato, pegar, empolgar, agaturrar, apanhar, segurar
Releitura: Copie as perguntas em seu caderno e as responda,de acordo com o texto:
1. Qual dos dois gramáticos é
mais purista, isto é, mais conservador, mais apegado à tradição no uso da
língua portuguesa:Praxedes ou Aristarco?Justifique com elementos do texto.
2. Ao longo da crônica,o narrador
faz pequenos comentários e emprega determinadas palavras e expressões que
revelam o posicionamento dele em relação aos dois personagens.
a. O narrador é favorável ou
contrário ao modo como Praxedes e Aristarco veem a gramática?Justifique com
passagens do texto.
b.
b)
A certa altura da crônica , o narrador usa a expressão “dois ignorantes e dos
mutiladores do idioma”.Levando em conta a resposta do item anterior,explique se
esse posicionamento é parte do discurso do próprio narrador ou se ele parodia
(imita de forma cômica,irônica) o discurso dos dois gramáticos.
3. Boy( forma reduzida do inglês
office boy) é uma palavra que nomeia funcionários de escritórios que levam e
trazem documentos,vão a bancos,transmitem recados...
a.
Segundo
o relato do boy,os gramáticos falavam em “estrangero” e só um deles falava
“brasilero”.Como ele concluiu que um dos dois falava “as duas línguas”?
b.
O
fato de um dos gramáticos falar “estrangero” levou o rapaz a equivocar-se em
relação a quem “pôs a mãe no meio”? Justifique.
4. Em relação aos últimos parágrafos da crônica, responda:
a. Você acha que o boy sabe
gramática ou não?Justifique.
b. O que o cronista dá a entender
com a última frase do texto?
5. Relacione as características de Praxedes e Aristarco, quanto a :
a.
Profissão
b.
Local
de trabalho
c.
Função
de cada um
d.
Horário
de trabalho
6. O texto aborda a diferença
entre os modos de pensar e agir de cada personagem. Pode-se observar que são
totalmente opostos quanto às características. Como são descritos os dois personagens,
de acordo com essa observação?
7. Entende-se por variação
linguística os vários falares entre falantes de uma língua. Toda língua natural
tem suas variações. Em se tratando da língua portuguesa, pode-se citar como uma
das principais variações a diferença entre os falares do Brasil e de Portugal.
Pode-se
ver que a análise pode ser também ligada à diferença entre as gramáticas. Podemos
observar que há no texto, diferentes níveis de linguagem a depender das pessoas
presentes no texto: Praxedes, Aristarco e o boy.Descreva cada um desses níveis
de acordo com a respectiva personagem.
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