segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

TRABALHO EM GRUPO-TEMAS

Queridos alunos,

A partir desta semana,farei o sorteio dos temas entre os grupos .Fiquem atentos ao dia de apresentação em sua sala, a fim de que não ocorram maiores problemas.
Aqui está o projeto do trabalho.Entregarei uma cópia a cada grupo e deixo uma aqui,no blog, caso queiram acessar.Qualquer dúvida, estarei à disposição de todos nas aulas e também por email.Estudem bastante o assunto para fazerem ótima apresentação e garantirem os pontos.
Deixei também algumas orientações de como se deve realizar um seminário, a fim de que se preparem com antecedência.
Se já foi feito o sorteio dos temas em sua turma,podem acessar o projeto aqui e comecem a trabalhar.
Ótimo trabalho!
 
Variedades Linguísticas
TEMAS
1.       Variação e norma; conceito e diferenças básicas
a)       Língua falada
b)       Língua escrita
2.       Variedades do Português:
a)       A relação entre o “certo” e o “errado”;
b)       Preconceito linguístico
3.        Variedades geográficas;
a)       Falares regionais / dialetos:
b)       Linguagem urbana/ rural. (o falar “caipira”)
c)       Variantes regionais   
4.       Variedades socioculturais;
a)       Jargão
b)       Gíria
5.       Variedades situacionais/ estilísticas
a)       Situações formais
b)       Situações informais
c)       Variações de estilo: formal e informal
6.       Empréstimos linguísticos
a)       Influência dos empréstimos em nossa língua
b)       Exemplos de palavras: Alemão, Árabe, Línguas africanas, Espanhol, Francês, Inglês, Italiano, Tupi: Nomes de animais, plantas, lugares.
c)       Diferenças entre galicismo, anglicismo e latinismo.
 
Objetivo Geral
O trabalho sobre Variedades Linguísticas tem como objetivo principal levar o aluno a entender os fatores que ocorrem em nossa língua portuguesa e aprofundem seus conhecimentos sobre a diversidade de  fenômenos linguísticos.
Objetivo específico
O trabalho permitirá aos alunos, por meio de pesquisa, a valorização da herança, isto é, todo o legado deixado por outras culturas para o enriquecimento de nossa língua.
 Metodologia do trabalho
O grupo pesquisará os conceitos pelos tópicos apresentados no esquema.Para cada conceito, deverá haver  três palavras que exemplifiquem o tema a ser abordado.
No fim de cada apresentação deverá ser entregue aos demais grupos um resumo sobre o trabalho apresentado.
Não será preciso entregar um trabalho escrito. Será válida apenas a exposição oral do conteúdo por grupo.
Antes de cada apresentação, será feito um sorteio de dois alunos para apresentarem, portanto todos devem se preparar muito bem, uma vez que a nota será para o grupo todo;
Os alunos que faltarem , apresentarão, depois, para a turma o tema de seu grupo.
Caso o(s) aluno(s) não participe(m) da pesquisa, confecção e/ou organização do trabalho,os outros componentes devem avisar com uma semana de antecedência à apresentação oral, para que sejam tomadas as medidas cabíveis.
Período : 18 a 22 de março ,nas aulas de Português
18/03- 1A, 1D,1E
19/03-1F,1C,1G
20/03-1B
Local: Centro de Ensino Médio de Sobradinho 01, sala 04.-Português
Valor: 1,5
 Avaliação do trabalho
O trabalho será avaliado pelos aspectos abaixo citados. É importante que todos estejam cientes dos itens avaliativos.
 Conteúdo: dois alunos do grupo deverão  apresentar o tema com segurança , desenvoltura e demonstrando integração entre os seus componentes;
Linguagem: usar linguagem formal e evitar uso de gírias e expressões que caberiam num contexto informal;
Criatividade: apresentar o trabalho de forma dinâmica para evitar a monotonia; o segredo de um bom trabalho é uma boa preparação de todos.
Recursos Materiais: tudo que for importante para a apresentação ser dinâmica e interessante para a turma.
Organização: é observada desde o lançamento do tema até a desmontagem do trabalho. INCLUI-SE NESSE ITEM A LIMPEZA DO AMBIENTE
Fontes de pesquisa: sites de busca na internet, dicionários, livros didáticos, gramáticas, enciclopédias, revistas, jornais, etc.
Acesso às fontes: salas de leitura, laboratório de informática, bibliotecas, etc.
 
DICAS ÚTEIS E NECESSÁRIAS

Como elaborar e apresentar seminários

Jorge Viana de Moraes*

É muito comum professores pedirem aos alunos apresentações de pesquisas realizadas sobre determinados temas em forma de seminários, individuais ou em grupo. Infelizmente, sem oferecer a mínima orientação de como realizá-los. Poucos são os professores que se dão o trabalho de explicar os passos que devem ser seguidos no desenvolvimento dessas atividades.

Todo professor (independente da disciplina) que solicitar seminários a seus alunos, deve (deveria!) orientá-los quanto à elaboração e apresentação do tema pesquisado, explicando passo por passo a realização da tarefa.
O que é um seminário?
O seminário é um método de estudo. De acordo com alguns autores, o objetivo último de um seminário é levar todos os participantes a uma reflexão aprofundada de determinado problema, a partir de textos e em equipe.
Sendo assim, todos os participantes têm de ter contato com o texto básico e saber substituir o colega encarregado de determinado tópico. Todos devem saber a mensagem central do texto. (Se for literário ou não, leitura integral). Igualmente, todos devem estar preparados para julgamento e crítica do texto, além de estar preparados para fazer perguntas sobre o texto para os ouvintes (instigando o raciocínio dos participantes).
Roteiro de um seminário

1.. Deve-se apresentar material impresso com o tema desenvolvido. No caso de textos literários, resumo da biografia do autor, do texto em questão e da ideia central do texto. Deve haver um trecho do texto, escolhido pelo grupo como central, sobre o qual se deve fazer uma leitura em voz alta.

2. Faça um roteiro do que será falado (incluindo os temas do texto). No caso de ser um texto literário: resumo sobre autor, estilo, obra e temática problematizada da obra em questão.

3. Faça um roteiro de leitura (escrito), com síntese dos momentos lógicos essenciais do texto.
4. Bibliografia: no caso da literatura, dicionários, obras clássicas de abordagem da história da literatura, etc.
 Apresentação
Após uma pequena introdução feita pelo professor, segue-se a apresentação, com o professor passando a palavra ao seminarista ou ao grupo de seminaristas, que devem ter conhecimento das partes previamente divididas entre si.

Deve-se ter posturas críticas e conclusões pessoais. Quanto mais pessoal for, maior a contribuição dada à sala. Em literatura, a interpretação é fundamental: "o salto para além do texto" (o que o texto quer dizer...).
Recursos audiovisuais
A linguagem predominante em um seminário é a verbal. Isso não significa que não se possa fazer uso de outros recursos, como os audiovisuais, por exemplo. Retroprojetor, filmes, slides, CDs e datashow podem (e devem!) ser usados numa apresentação, desde que não substituam a exposição oral. Lembre-se de que tais recursos são apenas apoios.
Postura do(s) apresentador (es)
O apresentador deve falar em pé, com o esquema nas mãos, olhando para o público como um todo, devendo permanecer sempre de frente para a plateia, mesmo quando usar a lousa, o retroprojetor ou o datashow.
A fala do apresentador deve ser modulada, ou seja, alta, clara, bem articulada e com entonação variada, para que a explicação não fique monótona.
Se consultar o roteiro, o apresentador deve fazê-lo sem baixar excessivamente a cabeça, para que a voz não se volte para o chão, prejudicando, assim, a audiência.
O apresentador deve se mostrar seguro do tema estudado. Além disso, estar atento ao tempo previsto para sua apresentação.
A oralidade
Embora a modalidade usada nos seminários seja, obviamente, a falada, recomenda-se que o apresentador evite certos usos da linguagem oral, tais como os marcadores conversacionais né, tá?, ahn..., pois, devido ao fato de o seminário ser uma atividade mais formal, tem-se a predominância da variedade padrão da língua, havendo, assim, certa proximidade com a escrita.
Últimas considerações
- Prepare tudo como se fosse assistir ao seu próprio seminário.
- Prepare tudo como se os ouvintes fossem alunos que nada sabem sobre o conteúdo.
- Não leia fichas apenas, mas apresente após decorar, treinar, ensaiar.
-Ignore o professor e fale para a plateia.
- Jamais apresente o seminário se não estiver a par de todos os tópicos, incluindo o vocabulário (no caso da literatura, sobretudo o vocabulário do texto).
- Dificuldades enfrentadas pelo grupo podem fazer parte das conclusões.

*Jorge Viana de Moraes é mestre em Letras pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo. É professor universitário em cursos de graduação e pós-graduação.
 
 

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