quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Exercícios de revisão e gabarito



Exercícios de revisão para a prova bimestral

Divida os períodos em orações e as classifique corretamente:
1-Como a conheço bem,/ não fiz nada contra ela.
Or.sub.adv.causal /OP

2-Fazia tudo /que lhe viesse à cabeça/, já que ia morrer.
OP / or.sub.adjetiva restritiva /or.sub.adv.causal

3-Ele decorava tudo /como papagaio.
OP / or.sub.adv.comparativa

4- Por mais que eu cantasse,/ ela continuava triste e calada.
Or.sub.adv.concessiva / OP

5- A vista seria ótima, /se não fossem os prédios altos.
OP / or.sub.adv.condicional

6- As eleições serão em outubro,/ como avisamos.
OP / or.sub.adv.conformativa

7- Nadei /como um cão.
OP / or.sub.adv.comparativa

8-Embora comprasse as frutas, /não fez a salada da receita.
Or.sub.adv.concessiva / OP

9-Conforme afirmava, /era um bom jogador de futebol.
or.sub.adv.conformativa/ OP

10-Tanto fiz /que recobrei minha antiga condição de gerente.
OP / or.sub.adv.consecutiva

11-Caso queira ir ao cinema, /telefone-me.
or.sub.adv.condicional / OP

12-Ainda que comprovem a fraude, /não acredito no que dizem.
Or.sub.adv.concessiva / OP

13-Era uma voz tão grave/ que metia medo.
OP / or.sub.adv.consecutiva

14-A criança morre /para que o homem possa viver.
OP / or.sub.adv.final

15-Quanto mais pensava no salário, /mais triste ficava.
or.sub.adv.proporcional / OP

16-A idéia me veio/ quando cheguei aqui.
OP / or.sub.adv.temporal

17-Embora tudo tenha sido planejado/, a festa foi desorganizada.
Or.sub.adv.concessiva / OP

18-Sentei-me na primeira fila, /a fim de ver melhor o filme.
OP / or.sub.adv.final

19-Quanto menos trabalho,/ tanto menos vontade tenho de trabalhar.
or.sub.adv.proporcional / OP

20-Tudo correu /como estava previsto.
OP / or.sub.adv.conformativa

21-Ele tem estudado/ como condenado.
OP / or.sub.adv.comparativa

22-A cidade foi alagada /porque o rio transbordou.
OP / Or.sub.adv.causal

23-Deixe um recado /se você não me encontrar em casa.
OP / or.sub.adv.condicional

24-Eu me sinto seguro /quando vejo policiais nas ruas.
OP / or.sub.adv.temporal

25-A casa custava tanto /que ela desistiu da compra.
OP / or.sub.adv.consecutiva

26-Por mais que se esforçasse,/ não era um bom funcionário.
Or.sub.adv. concessiva / OP

Faça a correspondência
(1) Conformidade
(2) Proporção
(3) Tempo
(4) Condição
(5) Finalidade
(6) Causa
(7) Concessão
(8) Consequência
(9) Comparação

( 9 )Chorava como bebê desmamado.
( 4 )Vai sair, caso arrume o quarto
( 3 )Avise-me , quando chegar aqui.
( 5 )Estudava para passar de ano.
( 2)Ao passo que lia, aprendia mais.
( 8 )Choveu tanto que as ruas alagaram
( 3 )Quando cheguei, abri as janelas
( 7 )Ainda que trabalhasse bem, não recebia elogios do chefe.
( 6 )Como cantei muito, fiquei rouca.
( 1 )Como anunciaram, vai faltar água amanhã.
( 6 )Como não conhecesse ninguém, saiu logo da festa.
( 9 )"Eu deixo a vida como deixa o tédio
Do deserto o poento caminheiro (...)"
(Álvares de Azevedo)
( 9 )Ele escreve tão bem quanto lê.
( 6 )"Foram amigos até a morte, posto que Oliveira não freqüentasse a casa de Magalhães."
(Machado de Assis)
( 4 )Devolveremos seu dinheiro, se você não ficar satisfeito.
( 4 )Cumprirei minha promessa, a menos que fique doente.
( 4 )"Valeu a pena? Tudo vale a pena
Se a alma não é pequena."
(Fernando Pessoa)
( 1 )Como ele mesmo afirma, sua situação é difícil.
( 5 )A fim de que vençam a partida, todos devem jogar bem.
( 8 )Seu olhar era tão profundo que mal pude suportá-lo.
( 2 )Quanto mais eu leio, mais eu aprendo.
( 3 )”Enquanto os homens exercem seus
podres poderes, motos e fuscas
avançam os sinais vermelhos."
(Caetano Veloso)

II- Escreva ao lado de cada item a resposta correta sobre a Prosa e a Poesia de 30:
a) Três características do romance modernista de segunda fase:
Denúncia dos problemas sociais (miséria, seca, fome, etc.), observação com olhos críticos da realidade brasileira, nas relações entre o homem e a sociedade. Uso de uma linguagem mais brasileira, com um enfoque mais direto dos fatos marcados pelo Realismo – Naturalismo do século XIX.
O romance focou o regionalismo, principalmente o nordestino, onde problemas como a seca, a migração, os problemas do trabalhador rural, a miséria, a ignorância foram ressaltados.
Além do regionalismo, destacaram-se também outras temáticas, surgiu o romance urbano e psicológico, o romance poético-metafísico e a narrativa surrealista.
b) Três características da poesia de 30
A Poesia, a partir de 1930, apresenta crescente amadurecimento; abandona o espírito combativo e irreverente da década anterior e passa a caracterizar-se pelo espírito construtivo;
A Linguagem é mais comunicativa e pessoal, sem desprezo da liberdade formal dos primeiros tempos do modernismo;
A Temática é variada: temas sociais, religiosos, amorosos, espiritualistas caracterizam a poesia modernas da segunda fase.
c) Personagens principais da obra Vidas Secas e o tema abordado no romance. Fabiano,Sinhá Vitória ,o filho mais velho, o filho mias novo, a cachorra Baleia. Aborda a questão da seca influeciando na vida da família.
d) Nomes dos romancistas nordestinos da segunda fase modernista e uma obra de cada um
Raquel de Queirós- O Quinze
Graciliano Ramos- Vidas Secas
Jorge Amado- Tieta do Agreste
José Lins do Rego- Fogo Morto
e) Principal romancista da Região Sul e nome de uma de suas obras* Érico Veríssimo- O Tempo e o Vento
f) Nomes dos poetas da segunda fase modernista e uma obra de cada um deles
Carlos Drummond De Andrade- Alguma Poesia
Cecília Meireles- Romanceiro da Inconfidência
Vinícius de Moraes- Forma e exegese
Jorge de Lima- Tempo e eternidade
Murilo Mendes- A poesia em pânico
g) Títulos das fases de Carlos Drummond de Andrade e uma obra de cada fase do poeta
1)Alguma Poesia, em 1930. Esta primeira fase de sua obra é marcada por poemas irônicos, breves e coloquiais, como Quadrilha, Cota Zero, Cidadezinha Qualquer ou No meio do caminho, em que a vinculação ao primeiro momento do modernismo brasileiro é patente.
2)Já em um segundo momento, em que se sobressai o livro A Rosa do Povo (1945), sua obra volta-se para uma poesia mais reflexiva e participante, de teor social acentuado, em que o poeta se revela profundamente marcado tanto pela Segunda Guerra Mundial (1939-1945), quanto pela experiência da ditadura do Estado Novo (1937-1945) no Brasil
3) Já com 60 anos, Drummond deixa de inovar tanto, e sua poesia, influenciada por seu trabalho como cronista, vai adquirindo um caráter mais prosaico e, por vezes, até jornalístico, sem, no entanto, deixar de apresentar momentos em que o nível de inventividade alcança suas melhores composições iniciais. Sobressai-se, neste período, o livro Corpo (1984), em que Drummond, já com mais de 80 anos, pratica uma poesia sentimental sem as preocupações com as inovações formais que caracterizam o início de sua obra.

Nenhum comentário:

Atividade postada com novas alterações

Alunos, graças à observação de uma aluna, eu fiz a análise nas respostas  e a imediata retificação na atividade abaixo que foi alterada na q...