segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Inclusão,uma lição de cidadania no CEM 01 de Sobradinho



Foi muito emocionante ver meus alunos ,turma 3ºC com seus colegas deficientes auditivos, executando ,na Linguagem Brasileira de Sinais(LIBRAS),a música Sol de Primavera de Beto Guedes.Lágrimas vieram-me aos olhos ,quando eu vi que do fruto da sensibilidade dos jovens daria para uni-los com os colegas surdos em um instante de congraçamento.Foi muito lindo, lindo demais vê-los ,apresentando um belo show.
A iniciativa surgiu do grupo e em reuniões e ensaios as ideias iam sendo amadurecidas com o resto da turma .Ainda tínhamos certo temor de que não aceitassem a tarefa, afinal, eles teriam de representar para as outras turmas.Então,ao contrário do que se pensava, aceitaram o desafio .Foram encomedadas camisetas e continuaram os ensaios.Os alunos apresentaram ,no auditório, após a palestra sobre Inclusão,em esquemas de horários agendados com os professores.
Encantei-me ao sentir que no Centro de Ensino Médio 01 de Sobradinho prevalece a lição de cidadania.Isso foi plantado por um grupo que ousa a cada tempo e que deseja ver os alunos deficientes com laços estreitados em toda a escola. Muitas mãos ajudaram nesse projeto.Sentimos interesse de todos para que o evento tivesse o sucesso merecido.A ornamentação foi toda feita no fim de semana,sábado e domingo, para que na segunda tudo já estivesse organizado para receber os alunos.
Enfim, a alegria que senti foi inconcebível.Nada como ver para crer.Disso eu tirei uma lição de aprendizagem que é a seguinte:

Nunca duvide das coisas que seus alunos possam executar;apenas dê-lhes as ferramentas ,eles vão lá e dão um banho de competência.


Nenhum comentário:

Atividade postada com novas alterações

Alunos, graças à observação de uma aluna, eu fiz a análise nas respostas  e a imediata retificação na atividade abaixo que foi alterada na q...