quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Exercícios-Revisão

1- Use as palavras abaixo, indicando as circunstâncias expressas pelas orações adverbiais:
condição -concessão- causa-finalidade-consequência-conformidade-tempo-proporção

a) Trabalhavam na fábrica, quando aconteceu o acidente.
b) Ainda que fizesse sol, levou guarda-chuva na sacola.
c) Tomei a medicação como orientava a receita médica.
d) Caso haja muitos candidatos para o concurso, abriremos mais vagas.
e) Aprendia mais, à proporção que estudava .
f) Sairemos desde que você se arrume logo.
g) Desde que você foi embora,ficamos tristes.
h) O meu receio de sair à noite era tanto que tinha pesadelo.
i) Para comprar um carro novo, eu teria que trabalhar muito.
j) Como organizei a festa ,tive gratuidade na entrada do salão.

2- Classifique as orações adverbiais destacadas nos períodos abaixo:
a) Como trabalhei muito, fiquei cansado à noite.
b) Como foi combinado, fizemos uma festa surpresa.
c) Como alunos educados eles se portavam.
d) Saí sem que me visse.

Nenhum comentário:

Atividade postada com novas alterações

Alunos, graças à observação de uma aluna, eu fiz a análise nas respostas  e a imediata retificação na atividade abaixo que foi alterada na q...