sexta-feira, 11 de março de 2011

Classes Gramaticais -2ª ano



Revisão

São 10(dez) as classes gramaticais: seis variáveis e quatro invariáveis.

Variáveis : artigo, adjetivo/locução adjetiva, substantivo,pronome, numeral e verbo

Invariáveis: advérbio/locução adverbial, interjeição, conjunção e preposição



Exercícios Dê a classe gramatical dos vocábulos destacados nas frases abaixo :


a) Após maior terremoto do Japão, tsunami devasta parte do nordeste do país; mortos podem passar de 300 (11/03/2011) Do UOL Notícias* Em São Paulo O terremoto de 8,8 pontos na Escala Richter que atingiu o Japão nesta sexta-feira (11), segundo a Agência de Gerenciamento de Desastres e Incêndio, é considerado um dos maiores da história do país. Pelo menos 337 pessoas morreram e 531 estão desaparecidas, segundo novo balanço a polícia. Segundo a agência de notícias Kyodo, o número de mortos pode chegar 1.000. O Ministério da Defesa do país informou que 1.800 casas foram destruídas na localidade de Fukushima, de acordo com a Kyodo.


b) O terremoto gerou um tsunami que invadiu cidades da costa leste do Japão com ondas de até 10 metros que arrastaram barcos de pesca e outras embarcações pelas cidades. Vários veículos e casas ficaram submersos.


c) Ondas gigantes viajaram pelo Pacífico a uma velocidade de cerca de 800 km/h, antes de atingir a costa do Japão. O epicentro do terremoto foi no oceano Pacífico, a 400 km de Tóquio, a uma profundidade de 32 km. Os primeiros tremores foram identificados às 14h46 (2h46, horário de Brasília).


d) As comunicações no Japão estão prejudicadas. Os celulares estão funcionando com limitações e a telefonia fixa, em Tóquio, com alguma irregularidade. O metrô da capital japonesa foi paralisado, os carros detidos nas estradas, os aeroportos foram fechados e os prédios foram evacuados entre sons das sirenes e chamadas à evacuação.

Nenhum comentário:

Atividade postada com novas alterações

Alunos, graças à observação de uma aluna, eu fiz a análise nas respostas  e a imediata retificação na atividade abaixo que foi alterada na q...