quinta-feira, 24 de março de 2011

Pré-Modernismo

Aqui estão várias questões referentes ao Pré -Modernismo.Estudem para a prova.
1- Faça uma análise do importante movimento messiânico ocorrido no Brasil no início da República e que se relaciona a uma obra do Pré-Modernismo. Explique a que se refere a obra e sua ligação com o povoado no interior da Bahia.
2- Quem escreveu “Os Sertões”?Como se divide a obra?Explique cada uma das partes.
3- Comente o desfecho do fato histórico a que a obra “Os Sertões” se refere?
4- Explique a seguinte afirmação: “O Pré-Modernismo foi uma fase de transição surgida no início do século XX.”
5- Cite e explique as duas novidades essenciais observadas nas obras pré-modernistas, as quais seriam reafirmadas pelos modernistas na década de 20.
6- Explique o papel das Vanguardas Europeias, relacionando-o ao desenvolvimento do Pré-Modernismo e servindo de base para a consolidação do Modernismo brasileiro.
7- Que autor pré-modernista se destacou nas obras de cunho regionalista?Cite uma obra regionalista desse período e faça uma análise da mesma.
8- Pode-se afirmar que o regionalismo tratado no Pré-Modernismo foi desenvolvido nos mesmos moldes do regionalismo romântico?Justifique sua resposta.
9- Houve um autor pré-modernista que defendia o modo de “escrever brasileiro” e que retratava a realidade dos subúrbios cariocas. Quem era esse autor? Em que consistia tal modo de escrever?
10- Que poeta se destacou no Pré-Modernismo?Comente o tipo de poética como a linguagem e os temas recorrentes explorados pelo autor.

Nenhum comentário:

Atividade postada com novas alterações

Alunos, graças à observação de uma aluna, eu fiz a análise nas respostas  e a imediata retificação na atividade abaixo que foi alterada na q...