domingo, 24 de março de 2013

Avaliação sobre o Trabalho de Variações Linguísticas

Queridos alunos:

A semana passada foi planejada para as apresentações .É preciso sempre avaliar nosso trabalho, a fim de que tenham mais segurança nas futuras apresentações.
 
De maneira geral todos os trabalhos obtiveram êxito porque nenhum grupo fugiu ao tema como ocorreu em outros anos.
 
Em primeiro lugar,devo louvar todos aqueles que contribuíram para as apresentações consideradas de alto nível.Como não poderia deixar de ser,brilharam nas apresentações,quando sorteados ou se não o foram, brilharam para que seus colegas obtivessem segurança na apresentação.Houve trabalhos que precisam sempre ser elogiados porque se dedicaram ao máximo para o sucesso.PARABÉNS.
 
Por outro lado,entretanto houve certos aspectos que notei nas apresentações e que precisam ser melhor observados
 
1- Pouco tempo de apresentação- a maioria dos alunos sorteados não usou o tempo de 4 minutos.Houve grupos que se apresentaram em 2 minutos. Como fica o conteúdo explorado em tão pouco espaço de tempo? SUGESTÃO- ensaiar e se preparar muito material e outras atividades que podem ser usadas pelo grupo, fazer uma apresentação inicial do trabalho, mostrando os passos a serem seguidos até o término do trabalho
2- Falta de leitura integral do projeto de apresentação- é preciso que o grupo se reúna e discuta TODOS os aspectos do projeto.Deve-se atentar para ,principalmente, os critérios avaliativos.Assim o trabalho não corre risco de ficar faltando partes ,como detalhes importantes que o grupo não providenciou.Por exemplo,alguns  não entregaram  o resumo do trabalho aos demais grupos- uma exigência do projeto.
3-Comunicação com a plateia na hora da apresentação-houve alunos que faziam gracejos para os outros colegas,como forma de serem carismáticos .A postura de um palestrante é trazer segurança e seriedade à plateia.Não se pode deixar "contaminar" pela reação da plateia:entrar em confronto ou reagir contra os outros alunos em caso de desavenças ou provocar "gracinhas" para todos rirem e provocar um riso geral.
4- Falhas no material - formatar o material de apresentação -cartazes,slides, trabalho escrito.Alguns trabalhos possuíam falhas ortográficas,letras muito pequenas,imagens muito pequenas.SUGESTÃO- preparar o material e ensaiar a apresentação.Se optarem pelos slides,a fonte deve ser grande para facilitar a visualização da plateia; o texto deve estar com margem,principalmente se for copiado e colado de outras fontes.Depois de pronto o material,este deve passar pela correção do GRUPO TODO,a  fim de que não seja apresentado com problemas ou outras falhas. Pergunte ao professor sobre a possibilidade de utilização de material descartável na confecção de cartazes.
5-Falta de organização- Como disse a todos,nas aulas, o fundamental é uma organização do grupo:agendar horários disponíveis de reunião,discussão do trabalho,preparação de material e recolhimento do material ao termino do trabalho.Assim que deve ser observada desde o lançamento do trabalho até a sua desmontagem.
6-Falta de esquema do trabalho- notei que alguns grupos estavam perdidos na hora da apresentação.Não sabiam como iniciar.Apegaram-se ao papel e não desenvolveram bem um raciocínio ou estratégia de apresentação.A primeira parte do trabalho deve ser a apresentação do grupo e os passos a serem seguidos.Isso ajuda ao(s) apresentador(es) ,ganhando tempo,ajuda a plateia a vislumbrar o trabalho em sua integralidade e orienta melhor professor e plateia.Pode ser colocado no quadro,pode ser mostrado em slide ou apenas lido com uma ficha pautada.
7- Apego ao papel/caderno- observei que alunos foram lá na frente com pedaçõs de papel ou até cadernos na hora da apresentação.Se escrevessem aos menos o esquema de apresentação no quadro, poderiam ficar mais à vontade ao passar o conteúdo.O apego ao papel já denota que há inseguraça do apresentador.Para isso, deve-se estudar bem o trabalho,ensaiar e ensaiar e ensaiar,seguida de simulações do trabalho, contando tempo de apresentação e tudo.SUGESTÃO- EVITAR PAPEL NA EXPLICAÇÃO.No máximo utilize fichas que possam ser manuseadas ,caso o apresentador se sinta perdido ou mesmo esqueça algo.Mas se a pessoa estudou bem, discutiu com seu grupo, vai ter um bom desempenho.O segredo é treinar muito,sempre e estudar em várias fontes de pesquisa.
8-Dispensa do material de apoio-observei que alguns grupos,apesar de fazerem os slides ou cartazes ,não souberam explorar o material.Pediam que passassem o slide rapidamente ou nem se referiam ao cartaz exposto.Se houve um cuidado, uma opção de apresentar com material de apoio,deve-se usar do tempo.Isso que para alguns grupos ocasionou a insuficiência do tempo.

Com as orientações acima,creio que as futuras apresentaçõs  poderão ser bem melhores.Sempre informo a todos que, se necessitarem de consultoria, estou a  dispor para orientar meus trabalhos ou de outras disciplinas.Um recado importante- não deixem nada para cima da hora porque não haverá boa qualidade no trabalho e podem tirar notas baixas.
 

Nenhum comentário:

Atividade postada com novas alterações

Alunos, graças à observação de uma aluna, eu fiz a análise nas respostas  e a imediata retificação na atividade abaixo que foi alterada na q...