As palavras relacionadas abaixo estão no texto.É apenas um exercício de revisão.
Vamos ver quem acerta todas?
Boa sorte!
Bons estudos!
PALAVRA
|
Separação
silábica
|
Classificação
quanto à acentuação tônica
|
Classificação
quanto ao número de sílabas
|
Classe gramatical
|
1biólogo
l.01
|
Bi-ó-lo-go
|
proparoxítona
|
polissílaba
|
Adjetivo
|
2física
l.02
|
||||
3quântica
l.02
|
||||
4células l.04
|
||||
5armazenar
l.05
|
||||
6influencia l.07
|
||||
7características l.07-08
|
||||
8fisiológicas l. 08
|
||||
9nossos
l.11
|
||||
10influencia
l.12
|
||||
11saúde
l.13
|
||||
12emocional l.14
|
||||
13mentais l.15-16
|
||||
14exemplo l.16
|
||||
15compaixão
l.21
|
||||
16inflamatórias l.21-22
|
||||
17realidade
l.24
|
||||
18ideias
l.25
|
||||
19impensáveis
l.26
|
||||
20série
l.28
|
||||
21possibilidades l.28
|
||||
22agentes
l.30
|
||||
23está l.33
|
||||
24alimentando l.33
|
||||
25raciocinar l.35
|
||||
26também l.36
|
||||
27nós l.39
|
||||
28situações l.42
|
||||
29energizam l.46
|
||||
30possíveis l.48
|
||||
31continue l.49
|
||||
32aí
l.51
|
||||
33coisas
l.52
|
||||
34olhamos l.52
|
||||
35continuarão l.52
|
Elaborei as questões, baseando-me no texto .
Vamos ver quem vai gabaritar?
Bons estudos!
Boa sorte!
Questões referentes
ao texto “ Hora da Limpeza”
I
Julgue os itens 01 a 18 sobre as ideias expostas no texto:
1- A
autora do texto concentrou seus estudos nos trabalhos de limpeza da mente
humana, promovendo uma série de palestras e nos mostrando que é viável morarmos
bem no centro de São Paulo, mesmo com toda a poluição urbana.( )
2- Estela
Renner apresenta, inicialmente, uma grande comparação entre viver em Atacama,
no Chile e em São Paulo. ( )
3- A
palavra ”lá” (l.07) é um elemento
anafórico da palavra “corpo”(l.06). ( )
4- A
expressão “território limpo”(l. 8-9) nos remete à ideia de um lugar bem
conservado e sem sujeira nas ruas. ( )
5- O
termo “politeísmo” possui, no texto, o significado de “várias aldeias” que
cultuam o sol, a chuva, a lua e o céu.. ( )
6- Para
a autora, viver em São Paulo é estar bem perto da natureza, principalmente nos
grandes parques que a cidade possui, mas é inegável a presença constante da
poluição do ar. ( )
7- A
camada cinza que envolve a cidade de São Paulo é presença constante em sua
paisagem a ponto de as pessoas já se acostumarem com isso. ( )
8- Também
é muito raro, na cidade paulista, os pais e responsáveis, atualmente, levarem
seus filhos aos centros de saúde para vaciná-los contra os agentes
transmissores da poluição porque se acostumaram com o clima, segundo o texto. (
)
9- De
acordo com a autora, dados científicos apontam para o aumento progressivo dos
grandes efeitos nocivos da poluição na cabeça da população infantil. ( )
10- Como
a fumaça do óleo diesel entra pelos pulmões, segundo os dados científicos,
impedem que os demais órgãos se desenvolvam adequadamente, causando sérias
doenças respiratórias. ( )
11- Para
a autora, as pesquisas indicam que não podemos ver as micropartículas na fumaça
de óleo diesel, entretanto as mesmas chegam ao sistema nervoso e causam danos irreversíveis.
( )
12- Nas
ideias expostas no texto, a elevação de risco fetal e o agravamento da
mortalidade infantil apresentam-se como consequências negativas da poluição em
São Paulo. ( )
13- A
Organização Mundial da Saúde (OMS) mostra-se bastante apreensiva quanto ao
aumento da mortalidade infantil na cidade de São Paulo, pelos dados
estatísticos, segundo o texto. ( )
14- Para
Estela, não há razões para maiores preocupações porque as gerações mais
modernas estão aprendendo a lidar com a poluição e por isso, não terão esses
efeitos nocivos no futuro. ( )
15- De
acordo com o que está no texto, para reduzir a poluição, é preciso garantir os
custos aplicados na saúde, a fim de diminuir os problemas nas crianças. ( )
16- Uma grande solução,segundo a autora, para se
garantir o futuro pleno no desenvolvimento infantil, combatendo a poluição
seria na transformação da tecnologia de veículos automotores. ( )
17- Muitos
países já utilizam em 80% uma nova tecnologia que permite a menor possível
exposição da emissão de gases nocivos, cerca de 5%, na atmosfera, a fim de
melhorar o bem-estar da população, de acordo com as ideias do texto. ( )
18- Na
pesquisa apresentada no texto, os automóveis, uma vez que são os responsáveis
por 80% da poluição nas cidades, representam, com isso, uma ameaça à saúde das crianças
porque têm uma tecnologia retrógrada em relação à frota em outros países. ( )
II Julgue os itens 19 a 32 com
relação aos aspectos linguísticos presentes no texto “Hora da Limpeza”:
19- Os
dois pontos utilizados na linha 03 são para apresentar um elemento catafórico
de “sensação que todos nós já experimentamos”. ( )
20- “À
noite” (l.05) é uma expressão invariável, isto é, uma locução adverbial que
indica circunstância de tempo. ( )
21- A
forma verbal “era” (l.04) está na terceira pessoa do singular do pretérito
imperfeito do modo indicativo. ( )
22- Os
vocábulos “ciência” (l.29), ”evidências” (l.30-31), ”infância” (l. 40-41) e
“científicas” (l.31) são acentuadas por serem paroxítonas terminadas em ditongo.
( )
23- Os
vocábulos “céu” (l.02), “é”(l.04)
“lá”(l.07) são monossílabos tônicos acentuados pela mesma razão.( )
24- São
substantivos comuns as palavras “bebês” (l.32), “poluição” (l.32)”exposição”(l.31) e “formação”(l.27) ( )
25- Os
vocábulos “Estar” (l.01), ”Vivendo”(l.13) e “legado”(l.39-40) são as formas
nominais do verbo classificadas, respectivamente, como: infinitivo,gerúndio e
particípio .( )
26- No
terceiro parágrafo, todos os verbos estão apresentados no presente do
indicativo. ( )
27- A
forma verbal “deveria”( l.50) está na terceira pessoa do singular do futuro do
pretérito do modo indicativo.( )
28- Em
“... aquela sensação que todos nós
já experimentamos...” (l.02-03) são pronomes classificados, respectivamente,
como: demonstrativo, relativo, indefinido e pessoal. ( )
29- São
considerados adjetivos os vocábulos “científicas”
(l.31), ”fetal” (l.33), ”infantil” (l.34), ”Mundial” (l.36).( )
30- Na
frase “À noite, minha sensação era de que as estrelas envolviam meu corpo.”(l.05-06) ,as palavras destacadas possuem ditongo
(união de vogais na mesma sílaba).( )
31- Os
vocábulos “politeísmo” (l.11) ”crianças”
(l.24), ”veículos” (l.45), “países”(l.47) e “Aliás”(l.50) possuem hiatos(encontro
de duas vogais que se separam na divisão de uma sílaba).( )
32- Em
“Achamos normal que, no inverno, mães, pais e crianças corram para os hospitais...” (l.18-20), a forma verbal
destacada está na terceira pessoa do plural do presente do modo subjuntivo.
( )
III
Assinale a alternativa correta nas questões de 01 a 06:
1- Assinale
a alternativa cujas palavras são acentuadas pelo mesmo motivo:
a) “já”
(l.03), ”mães” (l.20), ”nós” (l.28), ”dá” (l.38)
b) “território”
(l.08), ”evidências” (l.30-31), ”responsáveis” (l.48).
c)
“científicas” (l.31), “próximas” (l.40),
”ônibus”(l.45)
d) “bebês”
(l.32),”aliás,”(l.50),”poluição”(l.32))
e) Nenhuma
das respostas anteriores
2- Em
“...nós não as vemos ,mas,com
a ciência ,observamos os estragos que
fazem.”(l.28-30), os vocábulos destacados são,respectivamente,:
a) Pronome,
artigo, artigo
b) Artigo,artigo,artigo
c)
Artigo,pronome,preposição
d) Pronome,preposição,
artigo
e) Nenhuma
das respostas anteriores
3- Assinale
a alternativa cuja forma verbal esteja conjugada mo pretérito perfeito do modo
indicativo:
a) “somos”(l.04)
b) “envolviam”(l.06)
c)
“cultua”(l.12)
d) “valorizei”(
l.09)
e) Nenhuma
das respostas anteriores
4- Em
“ A cada ano, a poluição
do ar mata meio milhão de
crianças de até 5 anos no mundo,conforme
dados da Organização Mundial da Saúde(OMS).”(l.34-37),os vocábulos
destacados são ,respectivamente,:
a) Artigo,
pronome, substantivo, substantivo, conjunção
b) Preposição,
pronome,substantivo,substantivo,conjunção
c)
Artigo,adjetivo,substantivo,numeral,preposição
d) Pronome,pronome,adjetivo,numeral,conjunção
e) Nenhuma
das respostas anteriores
5- São
considerados pronomes demonstrativos os vocábulos corretamente destacados em:
a) “À
noite, minha sensação era de
que as estrelas envolviam meu
corpo.E eu sou parte desse imenso
universo”(l.05-07)
b) “Nos acostumamos ao cinza,não mais nos surpreendemos ao
enxergar uma camada espessa pairando sobre nós.”
(l.15-19)
c)
“Mas sabe esse aperto que dá ao ler tudo isso?”(l.38-39)
d) “Aliás ,deveria ser lei o direito
de cada cidadão poder ver estrelas no céu.”(l.50-51)
e) Nenhuma
das respostas anteriores
6- A
única frase onde não existe advérbio/locução adverbial é:
a) “Estar
em San Pedro do Atacama, no Chile, e olhar para o céu traz aquela sensação que
todos nós já experimentamos...”(l.01-03)
b) “A fumaça do diesel impede que os pulmões se desenvolvam,suas
micropartículas alcancem o sistema nervoso...” (l.25-28)
c)
“Vivendo em uma cidade como São Paulo,
nos acostumamos a estar longe da natureza e esquecemos da beleza do
céu..”(11-15)
d) “Ele
não precisa ser legado às próximas gerações.”(l.38-39)
e) Nenhuma
das respostas anteriores
Nenhum comentário:
Postar um comentário