Queridos alunos:
Na próxima semana, a partir de quarta-feira, 06/06/2012 começa a provinha em minhas turmas.Verifiquem o dia em que será aplicada em cada turma. Também a partir do dia 13/06/2012 começarão as provas bimestrais.
Para isso, preparei algumas atividades de revisão para tais avaliações.
A atividade abaixo é de revisão dos conteúdos estudados.Aguardem que virão outras para que vocês estudem o bastante.Não deixem de fazer os exercícios do livro, corrigi-los nas aulas e tirarem suas dúvidas em sala de aula ou por meu email disponibilizado em sala.
LEMBREM-SE SEMPRE QUE O SEGREDO DO SUCESSO É A PREPARAÇÃO ANTECIPADA.
ATIVIDADE DE PORTUGUÊS- I BIMESTRE-Revisão para prova bimestral
I-Identifique as figuras de linguagem presentes nas frases abaixo:
1. Minha boca é um túmulo.
2. O meu coração está igual a um céu cinzento.
3. O céu está mostrando sua face mais bela.
4. Vários brasileiros vivem sem teto, ao relento. (teto substitui casa)
5. Ele foi repousar no céu, junto ao Pai. (repousar no céu = morrer)
6. Que alunos inteligentes, não sabem nem somar.
7. Nada com Deus é tudo. Tudo sem Deus é nada.
8. A Amazônia é o pulmão do mundo.
9. Bebi dois copos de leite (continente pelo conteúdo - leite)
10. “Você é luz
É raio estrela e luar
Manhã de sol
Meu iaiá, meu ioiô
Você é "sim"
E nunca meu "não"
Texto1
Vida de Empreguete
Empreguetes
I-Identifique as figuras de linguagem presentes nas frases abaixo:
1. Minha boca é um túmulo.
2. O meu coração está igual a um céu cinzento.
3. O céu está mostrando sua face mais bela.
4. Vários brasileiros vivem sem teto, ao relento. (teto substitui casa)
5. Ele foi repousar no céu, junto ao Pai. (repousar no céu = morrer)
6. Que alunos inteligentes, não sabem nem somar.
7. Nada com Deus é tudo. Tudo sem Deus é nada.
8. A Amazônia é o pulmão do mundo.
9. Bebi dois copos de leite (continente pelo conteúdo - leite)
10. “Você é luz
É raio estrela e luar
Manhã de sol
Meu iaiá, meu ioiô
Você é "sim"
E nunca meu "não"
Texto1
Vida de Empreguete
Empreguetes
Todo dia acordo cedo,
Moro longe do emprego
Quando volto do serviço quero o meu sofá
Tá sempre cheia a condução
Eu passo pano, encero chão
A outra vê defeito até onde não há
Queria ver madame aqui no meu lugar
Eu ia rir de me acabar
Só vendo a patroinha aqui no meu lugar
Botando a roupa pra quarar
Minha colega quis botar
Aplique no cabelo dela,
Gastou um extra que era da parcela
As filhas da patroa,
A nojenta e a entojada,
Só sabem explorar, não valem nada
Queria ver madame aqui no meu lugar
Eu ia rir de me acabar
Só vendo a cantora aqui no meu lugar
Tirando a mesa do jantar
Levo vida de empreguete, eu pego às sete
Fim de semana é salto alto e ver no que vai dar
Um dia compro apartamento e viro socialite
Toda boa, vou com meu ficante viajar
Levo vida de empreguete, eu pego às sete
Fim de semana é salto alto e ver no que vai dar
Um dia compro apartamento e viro socialite
Toda boa, vou com meu ficante viajar
Todo dia acordo cedo,
Moro longe do emprego
Quando volto do serviço quero o meu sofá
Tá sempre cheia a condução
Eu passo pano, encero chão
A outra vê defeito até onde não há
Queria ver madame aqui no meu lugar
Eu ia rir de me acabar
Queria ver madame aqui no meu lugar
Eu ia rir de me acabar
Levo vida de empreguete, eu pego às sete
Fim de semana é salto alto e ver no que vai dar
Um dia compro apartamento e viro socialite
Toda boa, vou com meu ficante viajar
Levo vida de empreguete, eu pego às sete
Fim de semana é salto alto e ver no que vai dar
Um dia compro apartamento e viro socialite
Toda boa, vou com meu ficante viajar
http://tvg.globo.com/novelas/cheias-de-charme/empreguetes/
Texto2
Desigualdade Social
A desigualdade social, na sociedade contemporânea, é um fenômeno que ocorre em quase todos os países do globo, guardadas suas proporções e dimensões, e é desencadeado, principalmente, entre outros motivos, pela má distribuição de renda em uma população, onde se concentra a maioria dos recursos nas mãos de uma minoria abastada da sociedade e, consequentemente, o melhor e maior acesso a subsídios econômicos, educacionais, de saúde e segurança, etc.
Porém, é necessário entender a desigualdade social também como uma espécie de “leque” de outros tipos de desigualdades geradas a partir da desigualdade econômica, como desigualdades raciais, pobreza, problemas com acesso à moradia, segurança pública, educação de má qualidade, desemprego entre outros.
(http://desigualdade-social.info/mos/view/Desigualdade_Social/)
As nove(9) primeiras questões são sobre o Texto1
1-Pelo fato de ser escrito em versos, o texto a apresenta linguagem formal. A afirmação está correta? Justifique.
2-O texto possui função metalinguística?Justifique sua resposta.
3-Qual o assunto do texto?Apresente uma interpretação coerente com o título do texto.
4-Pode-se afirmar que o texto possui linguagem literária?Justifique sua resposta.
5-Que funções da linguagem podem ser encontradas no texto?Justifique sua resposta.
6-Há no texto alguma espécie de variação linguística?Justifique sua resposta.
7-Pode-se afirmar que há figuras de linguagem no texto?Justifique sua resposta.
8-Quem envia a mensagem no texto é o narrador?Justifique sua resposta.
9-Há estrangeirismos no texto? Justifique sua resposta. Em caso afirmativo, apresente exemplos retirados do texto.
10-Observe que os dois textos possuem o mesmo assunto, analisado de maneiras diferentes. Que relação se faz entre eles?
11-Pode-se dizer que no Texto 2 há conotação?Justifique sua resposta.
12-Que função da linguagem pode ser destacada no Texto 2? Justifique sua resposta.
13-Os níveis de linguagem dos dois textos são iguais?Justifique sua resposta.
14-Que definições de Desigualdade são apresentadas no Texto 2?
15-Onde o fenômeno da desigualdade acontece, segundo o texto?
16-Que motivos são apresentados para que o fenômeno ocorra?
17-0Em sua comunidade, frequentemente, você deve ter presenciado fatos que representem a desigualdade social, de sexo, racial ou religiosa. Explique de que forma isso acontece em sua comunidade.
1-Pelo fato de ser escrito em versos, o texto a apresenta linguagem formal. A afirmação está correta? Justifique.
2-O texto possui função metalinguística?Justifique sua resposta.
3-Qual o assunto do texto?Apresente uma interpretação coerente com o título do texto.
4-Pode-se afirmar que o texto possui linguagem literária?Justifique sua resposta.
5-Que funções da linguagem podem ser encontradas no texto?Justifique sua resposta.
6-Há no texto alguma espécie de variação linguística?Justifique sua resposta.
7-Pode-se afirmar que há figuras de linguagem no texto?Justifique sua resposta.
8-Quem envia a mensagem no texto é o narrador?Justifique sua resposta.
9-Há estrangeirismos no texto? Justifique sua resposta. Em caso afirmativo, apresente exemplos retirados do texto.
10-Observe que os dois textos possuem o mesmo assunto, analisado de maneiras diferentes. Que relação se faz entre eles?
11-Pode-se dizer que no Texto 2 há conotação?Justifique sua resposta.
12-Que função da linguagem pode ser destacada no Texto 2? Justifique sua resposta.
13-Os níveis de linguagem dos dois textos são iguais?Justifique sua resposta.
14-Que definições de Desigualdade são apresentadas no Texto 2?
15-Onde o fenômeno da desigualdade acontece, segundo o texto?
16-Que motivos são apresentados para que o fenômeno ocorra?
17-0Em sua comunidade, frequentemente, você deve ter presenciado fatos que representem a desigualdade social, de sexo, racial ou religiosa. Explique de que forma isso acontece em sua comunidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário