quinta-feira, 14 de junho de 2012

Gabarito de exercício de revisão

1-       Pelo fato de ser escrito em versos, o texto a apresenta linguagem formal. A afirmação está correta? Justifique.Não .O texto é construído numa linguagem informal,coloquial ,não-padrão.

2-       O texto possui função metalingüística?Justifique sua resposta.
        Não.A função metalingüística destaca o código,pois não é o código em destaque.

3-       Qual o assunto do texto?Apresente uma interpretação coerente com o título do texto.
      O eu lírico descreve suas atividades desde o momento em que acorda até  a hora em que volta do serviço.É uma rotina diária de humilhação e exploração.

4-       Pode-se afirmar que o texto possui linguagem literária?Justifique sua resposta.
      Sim.A linguagem literária é evidente porque há uma plurissignificação ,há presença de elementos intrínsecos ,característicos de qualquer obra de arte, linguagem subjetiva,indireta,figurada.

5-       Que funções da linguagem podem ser encontradas no texto?Justifique sua resposta.
       Função poética-a mensagem é posta em destaque e função emotiva, o emissor é posto em destaque já que o eu lírico demonstra seus sentimentos, frustrações e exploração quando apresenta seu universo de empregada doméstica.

6-       Há no texto alguma espécie de variação linguística?Justifique sua resposta.
      Sim .Variação sociocultural a partir da qual são apresentados termos e expressões de uma determinada classe social( “ficante”, “tá”,”pra”,”botando a roupa pra quarar”)

7-       Pode-se afirmar que há figuras de linguagem no texto?Justifique sua resposta.
       Sim.HIPÉRBOLE_”eu ia rir de me acabar”.exagero nos sentimentos.

8-       Quem envia a mensagem no texto é o narrador?Justifique sua resposta.
    É o eu lírico-empregada.

9-         estrangeirismos no texto? Justifique sua resposta. Em caso afirmativo, apresente exemplos retirados do texto.
Sim “socialite”

10-   Observe que os dois textos possuem o mesmo assunto, analisado de maneiras diferentes. Que relação se faz entre eles? No primeiro caso, o eu lírico mostra seu mundo de exploração na figura de uma empreguete. No segundo texto a desigualdade é mostrada de maneia impessoal, direta, objetiva.

11-   Pode-se dizer que no Texto 2 há conotação?Justifique sua resposta.
     Nao.O texto 2 é construído predominantemente com denotação, cuja linguagem é bem objetiva e sentidos diretos.

12-   Que função da linguagem pode ser destacada no Texto 2? Justifique sua resposta.
    Função referencial –baseada no referente ou assunto,

13-   Os níveis de linguagem dos dois textos são iguais?Justifique sua resposta.
      No texto 1 o nível é bem informal, variedade não padrão ,permitem-se desvios da gramática normativa. Np texto 2 a linguagem faz parte da variedade padrão da língua,aquela em que são aceitas apenas as regras da gramática normativa.

14-   Que definições de Desigualdade são apresentadas no Texto 2?A desigualdade social, na sociedade contemporânea, é um fenômeno que ocorre em quase todos os países do globo. desigualdade social também como uma espécie de “leque” de outros tipos de desigualdades geradas a partir da desigualdade econômica

15-   Onde o fenômeno da desigualdade acontece, segundo o texto?
    O fenõmeno ocorre em quase todos os países do globo.
16-   Que motivos são apresentados para que o fenômeno ocorra? Má distribuição de renda em uma população, onde se concentra a maioria dos recursos nas mãos de uma minoria abastada da sociedade .

17-   Em sua comunidade, frequentemente, você deve ter presenciado fatos que representem a desigualdade social, de sexo, racial ou  religiosa. Explique de que forma isso acontece em sua comunidade. RESPOSTA PESSOAL


Nenhum comentário:

Atividade postada com novas alterações

Alunos, graças à observação de uma aluna, eu fiz a análise nas respostas  e a imediata retificação na atividade abaixo que foi alterada na q...