quinta-feira, 7 de junho de 2012

INFORMATIVO ENEM 2012


Informativo – ENEM/2012

As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2012 terão início na próxima segunda-feira (28/5), às 10h, e vão até 15 de junho. No ano passado, houve quase 5,4 milhões de inscritos e as provas foram aplicadas em 150 mil salas de aula. As provas serão aplicadas em 3 e 4 de novembro, a partir das 13h. A taxa de inscrição é de R$ 35 e pode ser paga até 20 de junho.
Faça a inscrição no http://sistemasenem2.inep.gov.br/inscricao/.

Alunos de escolas públicas cadastradas no Censo Escolar da Educação Básica tem isenção. Também estão isentos do pagamento candidatos que declararem baixa renda.

Passo a passo

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou um portal com o passo a passo da inscrição no Enem 2012 para esclarecer todas as dúvidas dos candidatos. O portal explicativo traz dicas sobre as datas e horários das provas, instruções detalhadas e com imagens de como se inscrever e como responder ao questionário sócio-econômico. O site informa ainda como acompanhar a inscrição e verificar se tudo foi feito da maneira certa.

Há também uma página com as 42 dúvidas mais frequentes já respondidas. Para conferir os oito passos básicos da inscrição no Enem http://www.enem.inep.gov.br/

A nota do Enem pode ser utilizada para ingresso em universidades públicas, por meio do Sistema de Seleção Unificado (Sisu). Servirá, ainda, para que o estudante seja atendido pelo Programa Universidade para Todos (Prouni), tenha acesso a financiamento do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), e atenda aos critérios de seleção do programa Ciência Sem Fronteiras.

O Enem também pode servir como certificação de conclusão do ensino médio para os maiores de 18 anos que ainda não terminaram a escolarização básica. Para isso, é preciso verificar a lista de instituições certificadoras que aderiram ao processo. Ela está disponível no edital do exame, publicada nesta sexta-feira (25/5) no Diário Oficial da União (DOU).

Mudanças


Na quinta-feira (24/5), o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, anunciou novas regras de correção da redação do Enem, que começam a valer na seleção deste ano. Nas provas anteriores, dois corretores avaliavam a redação, que só passava pela correção de um terceiro profissional quando a discrepância entre as duas primeiras notas passava de 300 pontos. Agora, quando essa discrepância passar de 200 pontos, a redação já passará pela avaliação de um terceiro corretor.


A regra também passa a valer para discrepâncias superiores a 80 pontos em uma ou mais competências exigidas na redação. Se a discrepância nas notas permanecer mesmo após a terceira avaliação, será convocada uma banca, formada por três especialistas, que fará a correção final. “É um sistema mais complexo, mas muito mais seguro e rigoroso", disse o
ministro. Com alteração, o número de avaliadores aumentará de 3 mil em 2011, para 4,2 mil em 2012.

Também sofreu alteração a nota de corte para alunos que farão o Enem com o objetivo de obter certificação para o ensino médio. Agora é preciso tirar 450 pontos em cada área do conhecimento, 50 pontos a mais do que em 2011. A nota mínima na redação permanece a mesma, 500 pontos. Em julho, será distribuído um guia sobre a redação para candidatos e corretores.

Calendário do Enem 2012

Inscrições: das 10h de 28 de maio até as 23h59 de 15 de junho (Horário oficial de Brasília)
Prazo final para pagamento da inscrição: 20 de junho de 12
Provas: 3 e 4 de novembro, a partir das 13h


Divulgação dos gabaritos das provas objetivas: 7 de novembro, no site
www.inep.gov.br/enem

Divulgação dos resultados individuais: 28 de dezembro, no endereço
sistemasenem2.inep.gov.br/resultadosenem (O resultado individual ficará disponível para consulta eletrônica por dois anos, contados a partir da divulgação)

Provas
Serão quatro provas objetivas, cada uma com 45 questões de múltipla escolha.

Sábado (3/11)
 Horário: das 13h às 17h30

Conteúdo:
- Ciências humanas e suas tecnologias (História, geografia, filosofia e sociologia)
- Ciências da natureza e suas tecnologias (Química, física e biologia)


Domingo (4/11)
Horário: das 13h às 18h30

Conteúdo:
- Linguagens, códigos e suas tecnologias e redação (Língua portuguesa,literatura, língua estrangeira - inglês ou espanhol -, artes, educação física e tecnologias da informação e comunicação

- Matemática e suas tecnologias


Nenhum comentário:

Atividade postada com novas alterações

Alunos, graças à observação de uma aluna, eu fiz a análise nas respostas  e a imediata retificação na atividade abaixo que foi alterada na q...